Page 35 - Revista EAA - Edição 90
P. 35
SAE CINE
Dados de pesquisas
revelam que o mercado
audiovisual pode vir
a ser a indústria do futuro
Se a SAE Impossível pensar a mobilidade sem criatividade: o audiovisual é um dos meios de transporte dos sonhos
fosse um filme cada minuto, mais de 400 horas de conteúdo são as- filmes blockbusters, com grandes estúdios produzindo obras cação, no entretenimento, no turismo e, claro, na mobilidade.
sistidas na Netflix em todo o mundo; na mesma fra- com a mesma qualidade e seriedade, e embasados em me- A brincadeira é pensar: “E se a SAE BRASIL fosse
- o audiovisual A ção de tempo, o YouTube recebe 500 novas horas de todologias agrupadas, usadas, por exemplo, pela Embraer e um filme?”. Seria no mínimo uma trilogia cheia de ficção
e o futuro da vídeos em sua plataforma. Os dados levantados pela pesqui- nos projetos de suas aeronaves. científica e emoção. Cada filme, dez anos de história. Uma
É fato! É a engenharia sempre resolvendo problemas,
sa Data Never Sleeps, de 2020, mostram alguns dos motivos
grande produção composta pela melhor equipe técnica de
mobilidade que fazem do mercado audiovisual uma indústria do futu- até mesmo no universo dos filmes e séries. A fusão entre engenheiros, designers, futuristas, cineastas, mulheres em-
poderadas e colaboradores ímpares. Um filme com conhe-
um engenheiro e um cineasta só pode nos levar a resulta-
ro. Esta é a era do audiovisual, que demanda cada vez mais
profissionais criativos e capacitados para produzir de forma dos fantásticos. A essência do cinema é a engenharia! 2001 cimento exponencial, repleto de movimento e criatividade.
Empresas em todo o mundo passaram interdisciplinar em meio a tantas inovações tecnológicas. Uma odisseia no espaço, Inception, E.T., Star Wars, Interestelar Um storytelling forte e motivacional, com heroínas e heróis
a adotar formas cada vez mais criativas Outra coisa é o consumo digital, cuja tendência é que e De volta para o futuro são alguns exemplos do quanto o capazes de nos embarcar em um conto de fadas realista
de se comunicar por meio das mídias. É cada vez mais as pessoas não tenham medo de ousar e que audiovisual e a engenharia da mobilidade se completam. e atual. Aquele filme em que você nem consegue piscar,
impensável idealizar o futuro, mesmo na fazer filmes com o celular se torne uma prática comum, Impossível imaginar a mobilidade do futuro sem viajar em porque ele é como um show do Pink Floyd, um espetáculo
mobilidade, sem formas mais interativas fator que abre margem para uma forma democrática e aces- formas criativas de experiência para o usuário. Afinal, o audio- surpreendente. E a cada acontecimento, um conhecimento
com o usuário sível de atuar no mercado audiovisual. Contudo, para pro- visual é um dos melhores meios de transporte até os sonhos. inédito que o público passa a adquirir.
duzir esse tipo de conteúdo, é preciso aprender mais sobre Empresas em todo o mundo estão adotando maneiras Sem dúvida, o audiovisual é um transporte para o futu-
Sylvia Arone* técnicas cinematográficas, como enquadramento, edição, criativas de se comunicar através das mídias. E o que seria ro, e a SAE um transporte para o futuro da mobilidade. n
roteiro, entre tantas outras. do isolamento social sem reuniões on-line, home office e en-
Quanto mais avançamos para o futuro, mais as produ- sino a distância?
ções cinematográficas vão além do “uma ideia na cabeça e Logo, o audiovisual passa a ser tratado como necessário *Sylvia Arone é empreendedora, cineasta e cofundadora
uma câmera na mão”. A prova disso está nos resultados dos para a evolução das coisas. Na medicina, no espaço, na edu- da CDI Cité de L’Image e Mentora da Cine SAE.
34 abril/maio/junho abril/maio/junho 35