Page 36 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
A mobilidade nquanto o Brasil detém 44% da geração de energia de
sustentável e Erefere ao consumo de combustíveis renováveis no setor
fonte renovável, a média global é de 14%. No que se
a necessária de transportes, atualmente, temos 20%, e a meta é atingir
30% em 2030, de acordo com as premissas da nossa Política
integração Nacional de Biocombustíveis – o RenovaBio.
Essa grande vantagem competitiva, no cenário atual, de re-
das políticas dução de emissões de gases do efeito estufa no setor de trans-
portes, precisa ser explorada, e podemos ser exportadores de
públicas modelo de sustentabilidade na mobilidade. Nesse cenário, ga-
nha relevância a forma como é medida a redução de emissões.
Faz-se necessário considerar, também, a etapa de geração de
A bioenergia desempenha papel energia e não somente a eficiência do tanque à roda. O concei-
fundamental na descarbonização dos to de análise de ciclo de vida completo (do poço à roda) precisa
diferentes modos de transporte. A estar presente em todas as políticas públicas.
implementação dessa estratégia auxiliará o Ao se adotar a medição completa, considerando-se tam-
Brasil na continuidade da liderança global bém a etapa de geração de energia, os biocombustíveis se
na transição energética mostram extremamente competitivos com resultados até
melhores do que veículos puramente elétricos, a depender
Pietro Mendes* da matriz de geração de energia do país.
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