Page 32 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
ISTOCKPHOTOS
Em busca s ferrovias brasileiras operam quase que na sua
da solução Apresenciar a operação delas nota-se que são equi-
totalidade com locomotivas diesel-elétricas, e ao
sustentável padas com um motor a combustão, mas nem todos sabem
que esse motor é acoplado a um gerador, e é ele quem
fornece energia aos motores elétricos responsáveis pela
A utilização de combustíveis tração. O transporte de carga demanda alta potência, e
alternativos nas ferrovias cada locomotiva pode gerar até a 6 mil HP. Traduzindo
não pode ficar de fora do debate. em consumo, os números podem superar 780 litros por
É necessário acompanhar as principais hora, fazendo com que o combustível seja uma das princi-
tendências em estudo para reduzir sua pais linhas de custo das ferrovias, que, motivadas pela re-
dependência dos combustíveis fósseis dução de consumo ou pelo desenvolvimento sustentável,
têm intensificado a busca por combustíveis alternativos
Felipe Bottosso* que reduzam a dependência do combustível fóssil.
A eletrificação certamente é um caminho, pois forne-
ce energia diretamente de uma fonte externa aos motores
elétricos, eliminando a necessidade do motor diesel. Ape-
sar de viável, não é uma alternativa simples, e passa por
um processo de geração sustentável e instalação de linhas
de distribuição em toda a extensão da ferrovia. O advento
das baterias pode ser um importante aliado, permitindo a
criação de um sistema híbrido, em que elas entram para
otimizar o compromisso entre o quanto investir em in-
fraestrutura, visto que podem ser instaladas diretamente
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