Page 32 - Revista EAA - Edição 91
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COMBUSTÍVEIS DO FUTURO





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          Em busca                                                  s ferrovias brasileiras operam quase que na sua

          da solução                                         Apresenciar a operação delas nota-se que são equi-
                                                                    totalidade com locomotivas diesel-elétricas, e ao
          sustentável                                        padas com um motor a combustão, mas nem todos sabem
                                                             que esse motor é acoplado a um gerador, e é ele quem
                                                             fornece energia aos motores elétricos responsáveis pela
          A utilização de combustíveis                       tração. O transporte de carga demanda alta potência, e
          alternativos nas ferrovias                         cada locomotiva pode gerar até a 6 mil HP. Traduzindo
          não pode ficar de fora do debate.                  em consumo, os números podem superar 780 litros por
          É necessário acompanhar as principais              hora, fazendo com que o combustível seja uma das princi-
          tendências em estudo para reduzir sua              pais linhas de custo das ferrovias, que, motivadas pela re-
          dependência dos combustíveis fósseis               dução de consumo ou pelo desenvolvimento sustentável,
                                                             têm intensificado  a busca por combustíveis alternativos
          Felipe Bottosso*                                   que reduzam a dependência do combustível fóssil.
                                                                A eletrificação certamente é um caminho, pois forne-
                                                             ce energia diretamente de uma fonte externa aos motores
                                                             elétricos, eliminando a necessidade do motor diesel. Ape-
                                                             sar de viável, não é uma alternativa simples, e passa por
                                                             um processo de geração sustentável e instalação de linhas
                                                             de distribuição em toda a extensão da ferrovia. O advento
                                                             das baterias pode ser um importante aliado, permitindo a
                                                             criação de um sistema híbrido, em que elas entram para
                                                             otimizar o compromisso entre o quanto investir em in-
                                                             fraestrutura, visto que podem ser instaladas diretamente
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