Page 33 - Revista EAA - Edição 91
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ao material rodante, mesclando linhas de transmissão com   que juntos sejam queimados nos cilindros do motor, essa
           trechos operados somente com a energia armazenada.   solução, apesar de não zerar as emissões como as células,
             A  hibridização  da locomotiva com um sistema ba-  pode trazer reduções significativas que superam 50% no
           teria-diesel também é viável e, apesar de não eliminar a   curto prazo. Os atuais motores podem ser adaptados para
           dependência  do  combustível,  restringe  o  seu  uso  aos   permitir a injeção de hidrogênio no sistema de admissão,
           trechos onde a capacidade da bateria é exaurida, com a   o que pode ser uma boa solução de transição enquanto as
           vantagem de não demandar intervenções significativas na   células a combustível são aprimoradas para atingirem a
           infraestrutura. Os sistemas com baterias têm o benefício   viabilidade de aplicação em escala.
           de reaproveitar a energia da  frenagem,  se autorrecarre-  Estas são apenas algumas das iniciativas, e não há dú-
           gando através da regeneração dos motores elétricos, exis-  vidas de que este é um tema que tende a ganhar ainda
           tindo ainda a possibilidade da adição de pontos externos   mais força com a crescente demanda por um desenvolvi-
           de recarregamento que aproveitam as situações em que a   mento sustentável segundo as práticas ESG. O transporte
           locomotiva está parada, para melhorar ainda mais a taxa   ferroviário, quando comparado a outros modais, tem uma
           de substituição do combustível por uma fonte renovável.  das menores relações de consumo de combustível por to-
             Estudos avaliam a utilização de células a combustível   nelada transportada. De qualquer forma, no contexto em
           de hidrogênio com resultados que indicam bom potencial.   que grandes corporações e governos adotam metas agres-
           Elas geram eletricidade através de reação química, simi-  sivas de descarbonização, a utilização de combustíveis al-
           lar às baterias, porém não precisam de  recarregamento,   ternativos nas ferrovias não pode ficar de fora do debate,
           mantendo a geração contínua desde que alimentadas com   e precisa caminhar junto às principais tendências em es-
           combustível, similar a um motor de combustão, porém   tudo para contribuir com esse compromisso.n
           com uma maior eficiência. Dentre as vantagens está a
           reação do hidrogênio, que resulta em eletricidade e água
           num processo isento de emissões. Em outra linha de                             *Felipe Bottosso é gerente sênior
           teste, o hidrogênio vem sendo misturado ao diesel para                     de engenharia da Wabtec Corporation

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