Page 33 - Revista EAA - Edição 91
P. 33
ao material rodante, mesclando linhas de transmissão com que juntos sejam queimados nos cilindros do motor, essa
trechos operados somente com a energia armazenada. solução, apesar de não zerar as emissões como as células,
A hibridização da locomotiva com um sistema ba- pode trazer reduções significativas que superam 50% no
teria-diesel também é viável e, apesar de não eliminar a curto prazo. Os atuais motores podem ser adaptados para
dependência do combustível, restringe o seu uso aos permitir a injeção de hidrogênio no sistema de admissão,
trechos onde a capacidade da bateria é exaurida, com a o que pode ser uma boa solução de transição enquanto as
vantagem de não demandar intervenções significativas na células a combustível são aprimoradas para atingirem a
infraestrutura. Os sistemas com baterias têm o benefício viabilidade de aplicação em escala.
de reaproveitar a energia da frenagem, se autorrecarre- Estas são apenas algumas das iniciativas, e não há dú-
gando através da regeneração dos motores elétricos, exis- vidas de que este é um tema que tende a ganhar ainda
tindo ainda a possibilidade da adição de pontos externos mais força com a crescente demanda por um desenvolvi-
de recarregamento que aproveitam as situações em que a mento sustentável segundo as práticas ESG. O transporte
locomotiva está parada, para melhorar ainda mais a taxa ferroviário, quando comparado a outros modais, tem uma
de substituição do combustível por uma fonte renovável. das menores relações de consumo de combustível por to-
Estudos avaliam a utilização de células a combustível nelada transportada. De qualquer forma, no contexto em
de hidrogênio com resultados que indicam bom potencial. que grandes corporações e governos adotam metas agres-
Elas geram eletricidade através de reação química, simi- sivas de descarbonização, a utilização de combustíveis al-
lar às baterias, porém não precisam de recarregamento, ternativos nas ferrovias não pode ficar de fora do debate,
mantendo a geração contínua desde que alimentadas com e precisa caminhar junto às principais tendências em es-
combustível, similar a um motor de combustão, porém tudo para contribuir com esse compromisso.n
com uma maior eficiência. Dentre as vantagens está a
reação do hidrogênio, que resulta em eletricidade e água
num processo isento de emissões. Em outra linha de *Felipe Bottosso é gerente sênior
teste, o hidrogênio vem sendo misturado ao diesel para de engenharia da Wabtec Corporation
julho/agosto/setembro 33