Page 14 - Revista EAA - Edição 101
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BIOCOMBUSTÍVEIS
Assento de
um injetor de
combustível
de alta-
pressão, que
tem como
uma das
funções,
vedar a
passagem de
combustível
quando o
injetor está
na condição
“fechado”
Problemas gerados pela
adulteração do combustível Bomba de combustível de alta pressão:
para a saúde do powertrain Na imagem a seguir podemos ver o que restou de uma esfe-
ra metálica que faz parte da válvula de alívio de pressão da
Independentemente do tipo de combustível utilizado, seja bomba. Esse problema é normalmente iniciado também por
etanol, gasolina ou diesel comercial, desde que esteja em cavitação por erosão ocasionado por teor de metanol eleva-
conformidade com as rigorosas normas acordadas entre a in- do ou teor de água acima do especificado. Esse problema
dústria automotiva e os órgãos reguladores, não há impacto acaba desencadeando a destruição da superfície da espera e
prejudicial discernível no sistema de propulsão do veículo, fazendo com que ocorra a falha prematura da bomba.
mesmo quando apenas um deles é utilizado de forma exclu-
siva e contínua. Isso ressalta a importância da qualidade e da
Esfera metálica
padronização dos combustíveis, garantindo a integridade e a
que faz parte
eficiência do powertrain, enquanto sustenta a confiabilidade da válvula
e o desempenho do veículo ao longo do tempo. de alívio de
Seguem alguns exemplos de problemas em componen- pressão
tes do powertrain causados por combustível de baixa quali- da bomba
dade e/ou adulterados:
Injetores de alta pressão dos motores ciclo Otto:
Na imagem podemos ver o assento de um injetor de com- Bomba de combustível de baixa pressão (bomba do tanque)
bustível de alta pressão, que tem como uma de suas funções Quando a bomba de combustível é exposta à adulteração do
vedar a passagem de combustível quando o injetor está na combustível, como etanol com alta concentração de água, os
condição “fechado”. No detalhe, temos um microcanal aber- danos potenciais são significativos e multifacetados. Além do
to no assento do injetor devido a um problema de cavitação desgaste prematuro, tal exposição pode desencadear proces-
por erosão, causado por combustível etanol não conforme. sos corrosivos, afetando todo o sistema de alimentação do
Esse problema causa uma série de problemas para o veículo. Esse fenômeno não apenas compromete a operacio-
motor, podendo inclusive gerar o chamado calço hidráulico nalidade da bomba, mas também pode contaminar outros
entre pistão e cabeçote, danificando de forma muito agres- componentes do sistema devido à corrosão resultante, po-
siva os componentes do motor. tencialmente exigindo substituições e reparos adicionais.
14 janeiro/fevereiro/março

