Page 11 - Revista EAA - Edição 101
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Se estimarmos o consumo de pelo menos dois tanques ção dos tanques de estocagem, troca de filtros, drenagem da
por mês por veículo (quantidade arbitrária), o total men- água de fundo do tanque, monitoramento da qualidade do
sal seria de R$540,00, equivalente a aproximadamente combustível vendido.
67% do valor de uma cesta básica. Consequentemente, o uso a longo prazo (ou mesmo
Esse montante representa uma proporção significativa a curto prazo) desses combustíveis adulterados e de baixa
do orçamento para a maioria dos brasileiros. Não é sur- qualidade normalmente resulta em uma degradação acele-
preendente, portanto, que muitos optem pela compra do rada ou até mesmo na falha prematura dos componentes do
combustível mais acessível disponível no mercado. Uma motor que entram em contato direto com o combustível,
pesquisa realizada pelo Ministério de Minas e Energia como a bomba de combustível do tanque, as galerias e os
corrobora essa tendência, demonstrando que a maioria injetores de baixa pressão em motores de injeção indireta
das pessoas considera o preço como fator preponderante (PFi), bem como a bomba e os injetores de alta pressão em
na escolha do combustível. O gráfico a seguir apresenta motores de injeção direta (GDi). Já do lado dos motores
um resumo para ilustrar: diesel, os problemas podem ser desde o entupimento pre-
maturo dos filtros de combustível até o desgaste e corrosão
Principal critério de decisão do sistema de injeção.
na escolha do combustível Isso acaba resultando em custos de manutenção muito
mais elevados em comparação com os gastos associados à
execução do plano normal de revisões de um veículo. Em
resumo, o ditado “o barato sai caro” é muito apropriado
nessa situação, pois qualquer economia feita ao optar por
combustível barato inevitavelmente se traduzirá em custos
mais elevados de manutenção.
Adulteração de combustível
A adulteração de combustíveis tem sido uma preocupação
constante no mercado brasileiro, com métodos variados
que se alteram ao longo do tempo e diferem de região para
região, bem como de combustível para combustível.
Com base nos dados fornecidos pela Agência Nacional
do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Pai-
nel Dinâmico – Programa de Monitoramento da Qualida-
Fonte: Brasil. Ministério de Minas e Energia. Pesquisa “Avaliação de do Combustível de Campo, podemos observar o índice
do comportamento dos usuários” de veículos flex fuel no de conformidade da qualidade de cada tipo de combustível
consumo de combustíveis no Brasil considerando o período de 1º de janeiro de 2023 a 11 de
abril de 2024:
Economia momentânea
com potencial gasto com
manutenções futuras do veículo
É amplamente conhecido entre os usuários de veículos
automotores que a qualidade do combustível está intima-
mente ligada ao desempenho do veículo. Em muitos casos,
combustíveis excessivamente baratos em comparação com O combustível que teve o maior índice de conformidade
a média do mercado podem indicar problemas de quali- foi a gasolina, com 98,3% das amostras com status “confor-
dade. Em outras palavras, preços muito baixos podem ser me” (1,3% não conforme). Em contrapartida, o pior desem-
um sinal de combustíveis adulterados, que não atendem às penho foi do diesel, com 94,9% de amostras conforme (5,1%
normas técnicas, ou ainda combustível oriundo de postos não conforme).
sem as melhores práticas geradoras de custos adicionais, Vamos agora analisar no mesmo período quais são as
mas que garantem a qualidade do combustível recebido. principais características que mais frequentemente apre-
Por melhores práticas entenda-se, por exemplo, a manuten- sentaram resultados fora do especificado para:
janeiro/fevereiro/março 11