Page 12 - Revista EAA - Edição 101
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BIOCOMBUSTÍVEIS
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Etanol é substancialmente mais barato que o próprio etanol, e os
danos ao motor não se manifestam imediatamente, o que
tem contribuído para sua utilização frequente em processos
de adulteração, visando apenas o lucro por parte dos pro-
prietários de postos ou distribuidoras.
De acordo com as normas, o teor máximo permitido
de metanol no etanol é de 0,5% do volume. Porém é mui-
to alarmante quando observamos no gráfico abaixo que há
amostras coletadas no campo em que o teor de metanol
chega a atingir 100%, resultando na venda de etanol (E100)
enquanto, na verdade, o consumidor está adquirindo ape-
nas metanol.
Em resumo, muitas das características que se encon-
tram fora das especificações no gráfico acima são atribuídas
principalmente à mistura não autorizada de água no eta-
nol. Conforme estabelecido pela ANP (Resolução Nº 19
de 2015), o teor máximo de massa de água permitido no
etanol, proveniente do processo de fabricação, é de 7,5%.
Outra característica que tem demonstrado alto índice
de não conformidade no mercado recentemente é o teor
de metanol. Esse composto, além de ser altamente corrosi-
vo para os componentes do sistema de injeção, representa
um sério risco para a saúde humana, podendo causar ce-
gueira e câncer. Atualmente, está em curso um estudo para Fonte: ANP. Programa de Monitoramento da Qualidade
abordar esse problema, porém é evidente que o metanol dos Combustíveis (PMQC)
12 janeiro/fevereiro/março