Page 12 - Revista EAA - Edição 101
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BIOCOMBUSTÍVEIS



























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            Etanol                                           é substancialmente mais barato que o próprio etanol, e os

                                                             danos ao motor não se manifestam imediatamente, o que
                                                             tem contribuído para sua utilização frequente em processos
                                                             de adulteração, visando apenas o lucro por parte dos pro-
                                                             prietários de postos ou distribuidoras.
                                                                De acordo com as normas, o teor máximo permitido
                                                             de metanol no etanol é de 0,5% do volume. Porém é mui-
                                                             to alarmante quando observamos no gráfico abaixo que há
                                                             amostras coletadas no campo em que o teor de metanol
                                                             chega a atingir 100%, resultando na venda de etanol (E100)
                                                             enquanto, na verdade, o consumidor está adquirindo ape-
                                                             nas metanol.
            Em resumo, muitas das características que se encon-
          tram fora das especificações no gráfico acima são atribuídas
          principalmente à mistura não autorizada de água no eta-
          nol. Conforme estabelecido pela ANP (Resolução Nº 19
          de 2015), o teor máximo de massa de água permitido no
          etanol, proveniente do processo de fabricação, é de 7,5%.
            Outra característica que tem demonstrado alto índice
          de não conformidade no mercado recentemente é o teor
          de metanol. Esse composto, além de ser altamente corrosi-
          vo para os componentes do sistema de injeção, representa
          um sério risco para a saúde humana, podendo causar ce-
          gueira e câncer. Atualmente, está em curso um estudo para   Fonte: ANP. Programa de Monitoramento da Qualidade
          abordar esse problema, porém é evidente que o metanol   dos Combustíveis (PMQC)
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