Page 13 - Revista EAA - Edição 101
P. 13
Gasolina Diesel comercial
Como podem ver, na gasolina o maior índice de não O principal fator de não conformidade do diesel comer-
conformidade está relacionado com o teor de etanol con- cial é o teor de biodiesel. Hoje, abril de 2024, o teor manda-
tido na mistura. tório de biodiesel no diesel comercial é de 14%, conhecido
De acordo com a portaria MAPA n. 75 de março de como B14, tanto para o diesel S10 quanto para o diesel S500.
2015, o percentual de etanol que é misturado na gasolina A não conformidade pode se dar pela adição de biodiesel
tipo A é: acima ou abaixo do teor estabelecido, que pode variar 0,5%
em relação aos 14%. Muito provavelmente as não conformi-
dades estão relacionadas a um teor abaixo do especificado,
PORTARIA 27% PARA GASOLINA COMUM
MAPA Nº 75 05/03/15 25% PARA GASOLINA PREMIUM uma vez que o biodiesel tem custo mais alto do que o diesel,
situação inversa da gasolina em relação ao etanol.
Outra propriedade que causa não conformidades é o
Porém, como também podemos ver no gráfico de dis- ponto de fulgor, que, se avaliado em conjunto com as pro-
tribuição abaixo, o teor de etanol muitas vezes supera em priedades de destilação de 10% e 50%, levam à suspeita
muito os 27% ou 25% permitidos por norma: de uma possível adição de compostos mais leves ao diesel,
como um solvente ou querosene. A consequência é a redu-
ção da lubricidade do diesel, causando desgaste nos compo-
nentes do sistema de injeção.
O aspecto pode ser influenciado por vários fatores, como
a turbidez, causada principalmente pela presença de partícu-
las ou ainda de água em suspensão devido à maior capacida-
de de atração de água pelo biodiesel. A não conformidade do
aspecto pode gerar entupimento prematuro do filtro e corro-
são ou oxidação de componentes do sistema de combustível.
Há ainda propriedades importantes que não são ana-
lisadas dentro do PMQC, como a estabilidade à oxida-
ção Rancimat (ISO EN 15751), que mede a resistência à
degradação do biodiesel. O não atendimento a essa pro-
Fonte: ANP. Programa de Monitoramento da Qualidade priedade pode gerar depósitos no sistema de combustível,
dos Combustíveis (PMQC) entupindo filtros e travando componentes do sistema de
injeção. Muitas reclamações de usuários sobre falhas estão
O motivo maior deste tipo de adulteração é devido ao associadas a essa propriedade, que é influenciada por vários
etanol já ser utilizado oficialmente em misturas com gasoli- fatores, como qualidade do biodiesel, contato deste com
na e devido o custo deste ser bem inferior do que a própria oxigênio e cobre, longos períodos de estocagem ou de para-
gasolina, então o mesmo é adicionado de forma indiscrimi- da do veículo e pela não adoção de boas práticas na cadeia
nada e descontrolada. de distribuição e venda do diesel comercial.
janeiro/fevereiro/março 13