Page 13 - Revista EAA - Edição 101
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Gasolina                                            Diesel comercial
























             Como podem ver, na gasolina o maior índice de não   O principal fator de não conformidade do diesel comer-
           conformidade está relacionado com o teor de etanol con-  cial é o teor de biodiesel. Hoje, abril de 2024, o teor manda-
           tido na mistura.                                    tório de biodiesel no diesel comercial é de 14%, conhecido
             De acordo com a portaria MAPA n. 75 de março de   como B14, tanto para o diesel S10 quanto para o diesel S500.
           2015, o percentual de etanol que é misturado na gasolina   A não conformidade pode se dar pela adição de biodiesel
           tipo A é:                                           acima ou abaixo do teor estabelecido, que pode variar 0,5%
                                                               em relação aos 14%. Muito provavelmente as não conformi-
                                                               dades estão relacionadas a um teor abaixo do especificado,
           PORTARIA              27% PARA GASOLINA COMUM
           MAPA Nº 75    05/03/15   25% PARA GASOLINA PREMIUM  uma vez que o biodiesel tem custo mais alto do que o diesel,
                                                               situação inversa da gasolina em relação ao etanol.
                                                                 Outra propriedade que causa não conformidades é o
             Porém, como também podemos ver no gráfico de dis-  ponto de fulgor, que, se avaliado em conjunto com as pro-
           tribuição abaixo, o teor de etanol muitas vezes supera em   priedades de destilação de 10% e 50%, levam à suspeita
           muito os 27% ou 25% permitidos por norma:           de uma possível adição de compostos mais leves ao diesel,
                                                               como um solvente ou querosene. A consequência é a redu-
                                                               ção da lubricidade do diesel, causando desgaste nos compo-
                                                               nentes do sistema de injeção.
                                                                 O aspecto pode ser influenciado por vários fatores, como
                                                               a turbidez, causada principalmente pela presença de partícu-
                                                               las ou ainda de água em suspensão devido à maior capacida-
                                                               de de atração de água pelo biodiesel. A não conformidade do
                                                               aspecto pode gerar entupimento prematuro do filtro e corro-
                                                               são ou oxidação de componentes do sistema de combustível.
                                                                 Há ainda propriedades importantes que não são ana-
                                                               lisadas dentro do PMQC, como a estabilidade à oxida-
                                                               ção Rancimat (ISO EN 15751), que mede a resistência à
                                                               degradação do biodiesel. O não atendimento a essa pro-
           Fonte: ANP. Programa de Monitoramento da Qualidade    priedade pode gerar depósitos no sistema de combustível,
           dos Combustíveis (PMQC)                             entupindo filtros e travando componentes do sistema de
                                                               injeção. Muitas reclamações de usuários sobre falhas estão
             O motivo maior deste tipo de adulteração é devido ao   associadas a essa propriedade, que é influenciada por vários
           etanol já ser utilizado oficialmente em misturas com gasoli-  fatores, como qualidade do biodiesel, contato deste com
           na e devido o custo deste ser bem inferior do que a própria   oxigênio e cobre, longos períodos de estocagem ou de para-
           gasolina, então o mesmo é adicionado de forma indiscrimi-  da do veículo e pela não adoção de boas práticas na cadeia
           nada e descontrolada.                               de distribuição e venda do diesel comercial.

           janeiro/fevereiro/março                                                                          13
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