Page 13 - Revista EAA - Edição 102
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ISTOCKPHOTOS  Com a chegada dos meganavios de contêineres a automação
                                                      dos terminais portuários passou a ser um pré-requisito para uma
                                                      operação eficiente e de alta produtividade



           2. Automação                                        cargas unitizadas em geral e contêineres, tem um pro-
           de Processos Operacionais                           cesso contínuo de modernização de seus sistemas de
           A automação de processos operacionais em portos     acionamento, supervisão e controle e automação. Mas
           inclui o uso de guindastes automáticos sem operador   com entrada em serviços dos meganavios de contêine-
           humano (no início da adoção desta tecnologia nos ter-  res com capacidade superior à 24.000 TEUs (Unidade
           minais de contêineres, há trinta anos atrás, os operado-  Equivalente de Vinte Pés), colocando essa quantidade
           res ficavam em uma sala de controle e atuavam na fase   de contêineres em fila, o seu comprimento alcançaria
           confirmação de içamento e posicionamento ou retirada   140 quilômetros, o estado da arte da automação dos
           do contêiner no veículo de transporte, era um opera-  terminais portuários que recebem essas embarcações
           dor por equipamento, com a evolução tecnológica, um   passou a ser um pré-requisito para uma operação efi-
           operador passou a supervisionar vários equipamentos   ciente e de alta produtividade para reduzir o tempo de
           simultaneamente e atuava quando o sistema de auto-  estadia do navio durante a sua escala no porto.
           mação não conseguia finalizar a operação, atualmente
           nos novos terminais que estão entrando em operação,  3. Digitalização
           toda a operação é automatizada e não há necessidade  de Documentos

           de supervisão humana), veículos guiados automatica-  A digitalização de documentos portuários facilita o
           mente (AGVs) e sistemas de carga e descarga automa-  processamento de cargas e a comunicação entre dife-
           tizados nos pátios e armazéns. Esta automação reduz   rentes stakeholders, reduzindo a burocracia e aumen-
           o tempo de inatividade e aumenta a precisão e veloci-  tando a transparência. Soluções com base  na tecnolo-
           dade nas operações logísticas. Os equipamentos para a   gia blockchain estão sendo implantadas  para garantir
           movimentação de granéis sólidos, líquidos, carga geral,   a integridade e a segurança dos documentos digitais.

           abril/maio/junho                                                                                 13
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