Page 11 - Revista EAA - Edição 102
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navios inteiros para garantir capacidades e previsibilidade Entender esse processo é fundamental para compreen-
para suas demandas. Aceleração do processo de digitali- der claramente os novos contextos, vetores e suas demandas
zação e da chamada economia 4.0, envolvendo adoção de e influenciar reformas. São questões relevantes para o de-
novas plataformas. Rotas anteriormente pouco usadas pas- senvolvimento portuário, de forma geral e, no caso brasi-
saram a ser exploradas (mais, ainda, em função da guerra leiro, para se empreender as reformas necessárias para que
na Ucrânia), e arranjos logísticos inovadores foram expe- nossos portos estejam à altura dos novos desafios, visando a
rimentados. Todas as iniciativas sempre visando melhorar uma mais competitiva inserção do Brasil no mercado inter-
as condições de negociação, ampliar a previsibilidade de nacional. E, claro, para serem instrumentos, competentes,
prazos, estabelecer referenciais de preços mais estáveis e para um ansiado novo ciclo de desenvolvimento econômico
aumentar a competitividade. e social nas próximas décadas. n
Nos anos 1980/90, os novos padrões de globalização
teriam tido forte influência sobre as reformas e modelos * Frederico Bussinger é consultor, engenheiro e economista, pós-
portuários (inclusive brasileiro), evidenciando que portos e graduado em Engenharia, Administração de Empresas, Direito da
suas governanças são influenciados pelo contexto geopolí- Concorrência e Mediação e Arbitragem. Atuou como diretor do Metrô/
tico, social e, principalmente, econômico/comercial. SP, do Departamento Hidroviário (SP) e da Codesp (Porto de Santos),
Ao que tudo indica, tantas e tão profundas transfor- presidente da CPTM, da SPTrans, das Docas de São Sebastião, do
mações, observadas nos primeiros anos da atual década, e Confea, do Consad da CET/SP, da RFFSA, da CNTU e do Comitê
um cenário de economias mais diversificadas e resilientes, de Estadualizações da CBTU, coordenador do GT de Transportes da
já estão impactando as estruturas produtivas e cadeias de Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP), membro do
suprimentos: um “novo normal”, como alguns as caracteri- Consad/Emplasa e da Comissão Diretora do Programa Nacional de
zam, afetando a própria globalização tal qual a conhecemos Desestatização – PND, secretário municipal de Transportes (São Paulo,
nas quatro últimas décadas. SP) e secretário executivo do Ministério dos Transportes.
abril/maio/junho 11