Page 11 - Revista EAA - Edição 102
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navios inteiros para garantir capacidades e previsibilidade   Entender esse processo é fundamental para compreen-
           para suas demandas. Aceleração do processo de digitali-  der claramente os novos contextos, vetores e suas demandas
           zação e da chamada economia 4.0, envolvendo adoção de   e influenciar reformas. São questões relevantes para o de-
           novas plataformas. Rotas anteriormente pouco usadas pas-  senvolvimento portuário, de forma geral e, no caso brasi-
           saram a ser exploradas (mais, ainda, em função da guerra   leiro, para se empreender as reformas necessárias para que
           na Ucrânia), e arranjos logísticos inovadores foram expe-  nossos portos estejam à altura dos novos desafios, visando a
           rimentados. Todas as iniciativas sempre visando melhorar   uma mais competitiva inserção do Brasil no mercado inter-
           as  condições  de  negociação,  ampliar  a  previsibilidade  de   nacional. E, claro, para serem instrumentos, competentes,
           prazos, estabelecer referenciais de preços mais estáveis e   para um ansiado novo ciclo de desenvolvimento econômico
           aumentar a competitividade.                         e social nas próximas décadas. n
             Nos anos 1980/90, os novos padrões de globalização
           teriam tido forte influência sobre as reformas e modelos   * Frederico Bussinger é consultor, engenheiro e economista, pós-
           portuários (inclusive brasileiro), evidenciando que portos e   graduado em Engenharia, Administração de Empresas, Direito da
           suas governanças são influenciados pelo contexto geopolí-  Concorrência e Mediação e Arbitragem. Atuou como diretor do Metrô/
           tico, social e, principalmente, econômico/comercial.   SP, do Departamento Hidroviário (SP) e da Codesp (Porto de Santos),
             Ao que tudo indica, tantas e tão profundas transfor-  presidente da CPTM, da SPTrans, das Docas de São Sebastião, do
           mações, observadas nos primeiros anos da atual década, e   Confea, do Consad da CET/SP, da RFFSA, da CNTU e do Comitê
           um cenário de economias mais diversificadas e resilientes,   de Estadualizações da CBTU, coordenador do GT de Transportes da
           já estão impactando as estruturas produtivas e cadeias de   Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC-SP), membro do
           suprimentos: um “novo normal”, como alguns as caracteri-  Consad/Emplasa e da Comissão Diretora do Programa Nacional de
           zam, afetando a própria globalização tal qual a conhecemos   Desestatização – PND, secretário municipal de Transportes (São Paulo,
           nas quatro últimas décadas.                         SP) e secretário executivo do Ministério dos Transportes.

           abril/maio/junho                                                                                 11
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