Page 10 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO
Isso trouxe à baila dúvidas adicionais: desde logo, tos, observados no último ano, que devem ser analisados
sobre as condições e normas adequadas para tráfego de como potenciais tendências para o cenário marítimo e por-
navios, cada vez maiores, em canais antigos e, por vezes tuário do futuro próximo: i) aumento dos trajetos percorri-
com via singela, e, mais amplamente, sobre benefícios dos por navios de petróleo e grãos; ii) conectividade abaixo
e riscos do modelo just-in-time, adotado largamente no dos níveis pré-Covid-19 para transporte de contêineres,
mundo globalizado. em vários países (especialmente pequenos e isolados); iii)
Dúvidas não apenas sobre as cadeias de suprimento de- navios envelhecidos e uma frota em crescimento lento; iv)
pendentes do Suez, mas também daquelas que fazem uso fretes de contêineres retornando a níveis pré-pandêmicos
dos demais gargalos do tráfego marítimo internacional, (apesar de que voltaram a crescer nesse início de 2024);
com destaque para os três principais: i) Estreito de Malaca v) cenário volátil para os fretes de granel sólido; vi) for-
(passagem marítima natural, 930 km, mais de 100 mil na- te renascimento dos fretes de petroleiros; vii) melhora do
vios/ano, 40% do comércio mundial); ii) Estreito de Ormuz desempenho operacional portuário, após piora durante da
(natural, 167 km, Golfo Pérsico-Golfo de Omã, um terço pandemia; viii) perturbações pandêmicas impactando ne-
do gás natural e um quarto do petróleo mundial – 21 mil gativamente os congestionamentos, volumes portuários e
barris/dia, 20% do transporte marítimo mundial); e iii) Ca- receitas; ix) facilitações no comércio marítimo aumentando
nal do Panamá (aberto em 1914, 80 km entre os oceanos o desempenho portuário e a conectividade com o hinter-
Atlântico e Pacífico, 14 mil trânsitos anuais, 1,25 bilhão de land; x) novas normas e regulações para facilitar a aceitação
toneladas em 2020, 6% do comércio mundial). e uso de Bill of Landing (BL) eletrônico.
Ao longo da pandemia, outros aspectos foram obser-
Cenários vados e se tornaram objeto de publicações da UNCTAD
Na sinopse do mais recente Review of Maritime Transport e de outras fontes. Por exemplo, grandes redes mundiais
(RMT) (2023), a UNCTAD destaca dez principais aspec- e corporações, procurando minimizar danos, contrataram
10 abril/maio/junho