Page 36 - Revista EAA - Edição 102
P. 36
PORTOS DO FUTURO
ISTOCKPHOTOS
ISTOCKPHOTOS Um mar de
oportunidades
A cadeia de valor marítima, portuária e
hidroviária como estratégia competitiva
para o Brasil
Anna Valle*
ssim como as grandes navegações descobriram a dos países da OCDE. O custo médio de desembaraço no
América e o Brasil, revelando novos horizontes e Brasil é de US$ 862, comparado à média de US$ 136 da
Aoportunidades, a cadeia de valor marítima, por- OCDE. Essas ineficiências impactam diretamente a com-
tuária e hidroviária brasileira tem diante de si um vasto petitividade do país, refletida na 60ª posição do Brasil no
oceano de possibilidades. Impulsionada pelas transforma- ranking de competitividade econômica global.
ções tecnológicas, essa cadeia pode ser renovada através No entanto, esses desafios são também oportunidades
de inovação e tecnologia, convertendo desafios em opor- para transformação através da inteligência logística e da
tunidades para o Brasil. inovação, com tecnologias avançadas, processos bem defi-
A logística, em essência, é a gestão eficiente de fluxos e nidos e pessoas. A implementação de sistemas de gestão
tempos. Melhorar esses dois aspectos pode revolucionar a integrados e colaborativos, adicionados de tecnologias
cadeia de valor, permitindo que produtos sejam movimen- como a inteligência artificial, por exemplo, pode prever e
tados de forma rápida e com menor custo, impactando di- gerenciar picos de demanda, otimizando desde o tráfego
retamente a competitividade das empresas e do país. de embarcações e reduzindo significativamente o tempo de
Para isso, a integração e a colaboração entre todos os espera até a gestão integrada dos players para redução de
atores da cadeia logística são fundamentais. Transportado- estoques e melhor dimensionamento de linhas e células de
ras, operadores portuários, órgãos reguladores e empresas produção nas indústrias. Além disso, a automação dos pro-
usuárias dos serviços logísticos devem trabalhar juntos para cessos aduaneiros e operações repetitivas podem acelerar o
otimizar processos e melhorar a eficiência. Um ambiente desembaraço, reduzindo erros e custos operacionais.
colaborativo facilita a troca de informações, a previsibilida- Os elevados custos operacionais e logísticos no Brasil
de das operações e a coordenação eficaz, reduzindo desper- abrem um campo fértil para a aplicação de tecnologias que
dícios e aumentando a eficiência. tragam eficiência e sustentabilidade. O monitoramento em
Comparado à média da OCDE e dos EUA, o desempe- tempo real, por exemplo, permite acompanhar condições
nho dos portos brasileiros apresenta disparidades significa- de carga e movimentação de embarcações em tempo real,
tivas. Segundo a UNCTAD de 2021, o Brasil tem um tem- facilitando a gestão proativa e a redução de atrasos e custos.
po médio de espera de 5,5 dias para atracação, enquanto Ou seja, o desempenho dos portos brasileiros, compara-
nos EUA o tempo é de apenas dois dias. De acordo com o do aos padrões internacionais, revela um enorme potencial
Banco Mundial em 2020, o Brasil leva em média 49 horas de melhoria. Investir em infraestrutura tecnológica e ino-
para desembaraço aduaneiro, contra 12,7 horas na média vação pode transformar os portos brasileiros.
36 abril/maio/junho