Page 35 - Revista EAA - Edição 102
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O Brasil tem
                                                                                       particularidades que se
                                                                                       destacam na transição
                                                                                       para a economia
                                                                                       de baixo carbono.
                                                                                       Temos uma vocação
                                                                                       natural para a logística
                                                                                       marítima, com seu
                                                                                       extenso litoral e rios
                                                                                       e lagos navegáveis,
                                                                                       além de sermos um
                                                                                       grande produtor de
                                                                                       biocombustíveis














           bustível no Brasil, com produção atual estimada em 55% da   dade do produto, tornando-o adequado às mais modernas
           capacidade instalada, indica a possibilidade de absorção de   tecnologias de motores.
           novos volumes nos próximos anos.                      No Brasil, há oferta pontual do produto a partir da Pe-
             De acordo com a fabricante de motores Caterpillar, os   trobras (refinaria de Araucária), misturado diretamente ao
           motores principais das embarcações da frota da WS podem   diesel fóssil nas proporções de 5% e 10%. A empresa já anun-
           receber misturas com até 30% de biodiesel, sem necessidade   ciou que estenderá a produção de HVO para as unidades de
           de adaptações significativas. Esta perspectiva permitiria uma   Paulínia (SP), Duque de Caxias (RJ) e Mauá (SP), além da
           redução importante nas emissões, com abrangência para   construção de uma unidade dedicada de produção de HVO
           praticamente todos os portos onde a WS opera. Pode ser   em Cubatão (SP), totalizando a oferta de mais de 10 bilhões
           utilizada tanto em embarcações existentes quanto nas no-  de litros/ano até 2027. Há ainda o anúncio de outros fabri-
           vas construções. A mistura de diesel e biodiesel é uma alter-  cantes, como a Refinaria de Mataripe (BA), prevendo a pro-
           nativa economicamente viável, adaptável e disponível. Sua   dução de 1 bilhão de litros/ano. 
           aplicação em larga escala depende de alterações nas políticas   Os desafios apresentados pelas mudanças climáticas ao
           públicas atuais, tendo em vista que a mistura não abrange os   setor marítimo são complexos e multifacetados, exigindo
           combustíveis marítimos.                             uma abordagem integrada que combine inovação tecno-
                                                               lógica, colaboração entre setores e apoio regulatório. No
           Biodiesel HVO                                       entanto, as oportunidades são igualmente substanciais. Ao
           A exemplo do biodiesel Fame, o óleo vegetal hidrotratado   adotar novas tecnologias, melhorar a eficiência operacional
           (HVO, na sigla em inglês) também é produzido a partir   e trabalhar em conjunto com diversos stakeholders, o setor
           de biomassa, mas em um processo diferente, conferindo ao   marítimo pode não apenas reduzir seu impacto ambiental,
           combustível características que permitem ser classificado   mas também liderar a transição para uma economia global
           como drop-in (que pode ser utilizado em qualquer proporção   mais sustentável. A evolução do setor marítimo em respos-
           de mistura com diesel fóssil, ou até mesmo puro, sem neces-  ta às mudanças climáticas será um teste vital de resiliência
           sidade de adaptações). O HVO é o tipo de diesel verde ou   e inovação, com implicações profundas para o futuro do
           diesel renovável mais produzido no mundo, sendo o terceiro   comércio global e do meio ambiente. n
           mais consumido (atrás do etanol e do biodiesel) e aquele cuja
           produção mais cresce no mundo (incluindo o etanol e o bio-
           diesel nessa comparação). Esse crescimento é explicado pelo   *João David Santos é engenheiro mecânico e mestre em Saúde e
           menor custo do produto em relação às demais rotas, pelo   Segurança Ocupacionais, gerente de sustentabilidade e executivo
           maior desenvolvimento tecnológico e pela excelente quali-  responsável pela agenda climática na Wilson Sons.

           abril/maio/junho                                                                                 35
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