Page 48 - Revista EAA - Edição 102
P. 48

PORTOS DO FUTURO





























      FOTOS: ISTOCKPHOTOS











            A iminente entrada do Brasil para a Organização para a   Caso o indigitado cenário venha a se materializar, não
          Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fará   há dúvida de que teremos gargalos significativos no setor
          com que o país efetivamente aumente suas trocas com o mer-  portuário nacional, mesmo que tomemos medidas imedia-
          cado internacional, sobretudo em produtos com maior valor   tas no sentido de promover as ações necessárias, sendo que
          agregado, o que demandará ainda mais os portos brasileiros.  o primeiro passo seria reconhecer a preocupante situação
            A atual política pública para o setor de cabotagem, tam-  que atualmente nos encontramos.
          bém conhecida como “BR do Mar”, tende a incrementar a    A retomada das concessões portuárias é de fundamen-
          movimentação de cargas pelo modal aquaviário, o que deman-  tal importância – ainda que sob outro formato, como vem
          dará as estruturas duplamente, já que os portos de origem e   sendo estudado em relação aos canais de acesso – para que
          destino das mercadorias encontram-se em território nacional.  tenhamos profundidades nominais garantidas de forma pe-
            A geração de eletricidade envolvendo uma matriz mais   rene nos portos organizados estratégicos. É imperioso, ain-
          limpa, como é o caso do hidrogênio verde a partir de energia   da, que se implemente um disciplinado cronograma para
          fotovoltaica, eólica ou térmica a gás, demandará infraestrutura   que sejam previstos modernos sistemas de controle de aces-
          portuária em larga escala, competindo com instalações portuá-  so aquaviário nos portos estratégicos, os chamados Vessel
          rias em sentido estrito por espaços em áreas secas e molhadas.  Traffic Management Information System – Sistema de Infor-
            A retomada do processo de industrialização do país, que   mação de Gestão de Tráfego de Embarcações (VTMIS).
          passa inclusive por incentivos à indústria de construção e   A ocupação de áreas e instalações portuárias, parale-
          reparação naval e conteúdo local nos projetos de exploração   lamente, deve ser revista para além das licitações dos ar-
          de óleo e gás, tende a aumentar os níveis de ocupação dos   rendamentos em curso, estabelecendo-se um modelo mais
          estaleiros brasileiros, alguns deles atualmente atuando na   célere que permita, a partir do Plano de Desenvolvimento
          movimentação de cargas.                            e Zoneamento (PDZ) do porto, a disponibilização de áreas
            E mais, espera-se que o Brasil passe a reportar um maior   ociosas aos interessados, contemplando uma metodologia
          crescimento econômico, eis que o Produto Interno Bruto (PIB)   de precificação da outorga mais expedita.
          tem andado de lado ao longo dos últimos anos, o que promo-  No mesmo sentido, novos investimentos no âmbito dos
          verá um expressivo incremento de cargas nos portos brasileiros,   contratos de arrendamento vigentes devem ser apreciados em
          lembrando que, a cada 1% de crescimento do PIB, o setor aqua-  curto espaço de tempo, privilegiando-se os fins pretendidos
          viário movimenta em média 2,5% a mais de mercadorias.  (provisão de infraestrutura portuária) e não os meios (Estudo
          48                                                                                     abril/maio/junho
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53