Page 52 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO





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          cuária e seu escoamento pelo território nacional para atender   Norte. Essa iniciativa contribui para a redução significativa
          ao mercado interno e à exportação. Mais de 500 mil mapas   de custos logísticos atrelados ao preço final do produto.
          interativos podem ser gerados por meio da ferramenta, reve-  Mas, antes de chegar aos portos, a produção passa por
          lando onde está concentrada a produção, quais os principais   diversos modais, ainda sempre privilegiando-se o modal de
          portos utilizados para exportação, os caminhos percorridos   transporte rodoviário, com todos os problemas que acarreta,
          para chegar a eles, a estrutura de armazenagem disponível.  como já sabido. Nesse ponto entra uma questão a ser forte-
            Ao lado do investimento em inovação nos portos, im-  mente considerada: o compromisso com a sustentabilidade
          põe-se a expansão do número de terminais para atender ao   e a proteção socioambiental que o intensivo esforço de au-
          mercado interno e à exportação. Tal movimento tem sido   mento da capacidade de escoamento precisa incorporar. A
          relevante nas últimas décadas. O Brasil tem, hoje, 175 ins-  consolidação de corredores de exportação, sobretudo repre-
          talações portuárias de carga, incluindo portos e terminais   sentados pela BR-163 e pela ferrovia Ferrogrão, levanta se-
          marítimos e instalações aquaviárias. O fato novo no cenário   veros reparos quanto às salvaguardas necessárias para a pro-
          foi a consolidação de um conjunto de portos e terminais es-  teção ambiental, das populações indígenas e da população
          tabelecidos acima do paralelo 16° Sul, os quais formam o que   local. A polêmica inicia-se na reconfiguração dos limites do
          se chama hoje de Arco Norte, composto pelos terminais de   Parque Nacional do Jamanxim (PA), com a destinação da
          embarque localizados nas regiões Norte e Nordeste do país.  área suprimida pelo projeto Ferrogrão, assunto que está sob
            A principal função desse conjunto de portos e terminais   análise no Supremo Tribunal Federal (STF).
          é aproximar as áreas produtoras dos portos exportadores. Em   Assim também, a BR-163, rodovia que corta o Brasil
          março de 2024, pode-se verificar que 31,6% das exportações   longitudinalmente com mais de 3 mil quilômetros, conhe-
          de milho e soja foram feitas por meio dos portos do Arco   cida como “Rodovia do Agro”, por ser corredor logístico de
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