Page 52 - Revista EAA - Edição 102
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PORTOS DO FUTURO
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cuária e seu escoamento pelo território nacional para atender Norte. Essa iniciativa contribui para a redução significativa
ao mercado interno e à exportação. Mais de 500 mil mapas de custos logísticos atrelados ao preço final do produto.
interativos podem ser gerados por meio da ferramenta, reve- Mas, antes de chegar aos portos, a produção passa por
lando onde está concentrada a produção, quais os principais diversos modais, ainda sempre privilegiando-se o modal de
portos utilizados para exportação, os caminhos percorridos transporte rodoviário, com todos os problemas que acarreta,
para chegar a eles, a estrutura de armazenagem disponível. como já sabido. Nesse ponto entra uma questão a ser forte-
Ao lado do investimento em inovação nos portos, im- mente considerada: o compromisso com a sustentabilidade
põe-se a expansão do número de terminais para atender ao e a proteção socioambiental que o intensivo esforço de au-
mercado interno e à exportação. Tal movimento tem sido mento da capacidade de escoamento precisa incorporar. A
relevante nas últimas décadas. O Brasil tem, hoje, 175 ins- consolidação de corredores de exportação, sobretudo repre-
talações portuárias de carga, incluindo portos e terminais sentados pela BR-163 e pela ferrovia Ferrogrão, levanta se-
marítimos e instalações aquaviárias. O fato novo no cenário veros reparos quanto às salvaguardas necessárias para a pro-
foi a consolidação de um conjunto de portos e terminais es- teção ambiental, das populações indígenas e da população
tabelecidos acima do paralelo 16° Sul, os quais formam o que local. A polêmica inicia-se na reconfiguração dos limites do
se chama hoje de Arco Norte, composto pelos terminais de Parque Nacional do Jamanxim (PA), com a destinação da
embarque localizados nas regiões Norte e Nordeste do país. área suprimida pelo projeto Ferrogrão, assunto que está sob
A principal função desse conjunto de portos e terminais análise no Supremo Tribunal Federal (STF).
é aproximar as áreas produtoras dos portos exportadores. Em Assim também, a BR-163, rodovia que corta o Brasil
março de 2024, pode-se verificar que 31,6% das exportações longitudinalmente com mais de 3 mil quilômetros, conhe-
de milho e soja foram feitas por meio dos portos do Arco cida como “Rodovia do Agro”, por ser corredor logístico de
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