Page 15 - Revista EAA - Edição 58
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mo dos motores diesel em banco de
provas (dinamômetros), é preciso que
se defi nam as condições que infl uen-
ciam na medição e que necessitam
de controle ou atenção especial para
redução da dispersão, bem como de-
fi nir a sequência de execução do teste
e os critérios de aceitação do resultado
obtido. Ou seja, a chave para o desen-
volvimento de componentes capazes
de reduzir o consumo de combustível
passa por uma meticulosa metodolo-
gia de trabalho.
Materiais
A acuracidade e a baixa dispersão nas Figura 2. Banco de
medições, o que gerou resultados es- provas de motores
táveis e repetitivos, foram o principal do Centro de tecnologia
fator de sucesso desse protocolo, pois da mAhle metal leve
permitiu detectar pequenas contribui-
ções que se originaram de novos com- equipamento, é possível a medição de forma contínua até a taxa de 10 Hz,
ponentes. Os testes realizados para o obtendo, assim, grande população amostral que permitirá uma análise mais
desenvolvimento desse protocolo, as- detalhada da dispersão da medição.
sim como as avaliações que estão des- u Sistema de análise da combustão: medição de pressão de cilindro por meio de
critas nesse trabalho, foram realizados sensores piezoelétricos.
no laboratório de motores do Centro O sistema de análise da combustão tem como principal função a avaliação
de Tecnologia da MAHLE Metal da queima do combustível e geração do trabalho, permitindo a identifi cação de
Leve S. A., em Jundiaí, SP. qualquer anormalidade que possa infl uenciar no resultado e na repetibilidade da
O banco de provas utilizado para medição. Os demais sistemas utilizados estão integrados ao banco de provas de
os experimentos possui sistemas auto- motores e são convencionais para esse tipo de aplicação.
matizados de controle dos regimes do Durante a execução dos testes, os parâmetros mais importantes a serem moni-
motor e aquisição de dados, proporcio- torados e controlados com baixa dispersão foram: temperatura e pressão do ar de
nando um processo com pouca infl u- admissão do motor; temperatura e pressão do ar após o cooler (arrefecedor); tempe-
ência da intervenção humana. Todas ratura do líquido de arrefecimento; temperatura e pressão do óleo lubrifi cante; tem-
as condições de contorno para o fun- peratura do combustível; início das injeções; pressão de injeção; posição do pedal de
cionamento do motor, tais como con- acelerador; tensão de alimentação da ECU; pressão do turboalimentador; posição
trole das temperaturas de trabalho dos do atuador do turbo; correções pela ECU e restrição de escapamento.
fl uidos de arrefecimento e lubrifi cação,
foram orientadas de acordo com as fai- Métodos
xas normais de trabalho do motor. Para avaliação do consumo de combustível, optou-se pelo mapeamento do mo-
Para que se pudesse alcançar bai- tor, conforme as suas faixas de trabalho; portanto, o levantamento foi executado
xos índices de dispersão, além dos segundo os pontos apontados na Figura 3.
cuidados inerentes a esse tipo de ava- De acordo com os parâmetros estabelecidos, o mapeamento é realizado par-
liação, foram necessários os seguintes tindo-se da rotação mais alta, à plena carga, e, na sequência, segue na mesma
equipamentos: rotação reduzindo gradualmente a carga. Então, muda-se para rotação seguinte
u Medição de Combustível: medi- e prossegue-se na mesma sequência.
dor de fl uxo de combustível do tipo Antes de cada medição, o motor é estabilizado até que a incerteza da medição
Coriolis. Com a utilização desse de consumo de combustível seja inferior a 0,2%, considerando o desvio padrão
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