Page 15 - Revista EAA - Edição 58
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mo dos motores diesel em banco de
           provas (dinamômetros), é preciso que
           se defi nam as condições que infl uen-
           ciam na medição e que necessitam
           de controle ou atenção especial para
           redução da dispersão, bem como de-
           fi nir a sequência de execução do teste
           e os critérios de aceitação do resultado
           obtido. Ou seja, a chave para o desen-
           volvimento de componentes capazes
           de reduzir o consumo de combustível
           passa por uma meticulosa metodolo-
           gia de trabalho.

           Materiais
           A acuracidade e a baixa dispersão nas                                             Figura 2. Banco de
           medições, o que gerou resultados es-                                              provas de motores
           táveis e repetitivos, foram o principal                                      do Centro de tecnologia
           fator de sucesso desse protocolo, pois                                         da mAhle metal leve
           permitiu detectar pequenas contribui-
           ções que se originaram de novos com-  equipamento, é possível a medição de forma contínua até a taxa de 10 Hz,
           ponentes. Os testes realizados para o   obtendo, assim, grande população amostral que permitirá uma análise mais
           desenvolvimento desse protocolo, as-  detalhada da dispersão da medição.
           sim como as avaliações que estão des-  u  Sistema de análise da combustão: medição de pressão de cilindro por meio de
           critas nesse trabalho, foram realizados   sensores piezoelétricos.
           no laboratório de motores do Centro   O sistema de análise da combustão tem como principal função a avaliação
           de  Tecnologia  da  MAHLE  Metal   da queima do combustível e geração do trabalho, permitindo a identifi cação de
           Leve S. A., em Jundiaí, SP.       qualquer anormalidade que possa infl uenciar no resultado e na repetibilidade da
             O banco de provas utilizado para   medição. Os demais sistemas utilizados estão integrados ao banco de provas de
           os experimentos possui sistemas auto-  motores e são convencionais para esse tipo de aplicação.
           matizados de controle dos regimes do   Durante a execução dos testes, os parâmetros mais importantes a serem moni-
           motor e aquisição de dados, proporcio-  torados e controlados com baixa dispersão foram: temperatura e pressão do ar de
           nando um processo com pouca infl u-  admissão do motor; temperatura e pressão do ar após o cooler (arrefecedor); tempe-
           ência da intervenção humana. Todas   ratura do líquido de arrefecimento; temperatura e pressão do óleo lubrifi cante; tem-
           as condições de contorno para o fun-  peratura do combustível; início das injeções; pressão de injeção; posição do pedal de
           cionamento do motor, tais como con-  acelerador; tensão de alimentação da ECU; pressão do turboalimentador; posição
           trole das temperaturas de trabalho dos   do atuador do turbo; correções pela ECU e restrição de escapamento.
           fl uidos de arrefecimento e lubrifi cação,
           foram orientadas de acordo com as fai-  Métodos
           xas normais de trabalho do motor.  Para avaliação do consumo de combustível, optou-se pelo mapeamento do mo-
             Para que se pudesse alcançar bai-  tor, conforme as suas faixas de trabalho; portanto, o levantamento foi executado
           xos índices de dispersão, além dos   segundo os pontos apontados na Figura 3.
           cuidados inerentes a esse tipo de ava-  De acordo com os parâmetros estabelecidos, o mapeamento é realizado par-
           liação, foram necessários os seguintes   tindo-se da rotação mais alta, à plena carga, e, na sequência, segue na mesma
           equipamentos:                     rotação reduzindo gradualmente a carga. Então, muda-se para rotação seguinte
           u  Medição  de Combustível:  medi-  e prossegue-se na mesma sequência.
             dor de fl uxo de combustível do tipo   Antes de cada medição, o motor é estabilizado até que a incerteza da medição
             Coriolis. Com a utilização desse   de consumo de combustível seja inferior a 0,2%, considerando o desvio padrão

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