Page 14 - Revista EAA - Edição 58
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combustível




           Diesel: precisão no consumo







           A precisÃo nA determinAÇÃo do consumo nos motores                   ra as metas de emissões de CO pro-
                                                                                                          2
           diesel é importAnte pArA o desenvolvimento de novos                 jetadas até 2022em diferentes regiões

           componentes e pArA determinAr áreAs que AindA                       do mundo.
           podem ser melhorAdAs.     everton lopes da silva, leonardo coelho      É importante ressaltar que
           bergantim,  Juliano pallaoro de souza e carlos roberto camargo*     as possibilidades de redução do
                                                                               consumo de combustível estão
                                                                               vinculadas ao veículo como um
           Cada vez mais, o automóvel vem sendo o meio de transporte mais utilizado no   todo, sendo o motor apenas um dos
           mundo, e o grande problema é que a maioria desses veículos é movida por moto-  itens que podem ser otimizados. No
           res de combustão interna que queimam combustíveis de origem fóssil. Emitindo   entanto, à medida que eles vão se
           gases como o dióxido de carbono (CO ), por exemplo, geram o efeito estufa que
                                          2                                    tornando mais eficientes, as novas
           eleva as temperaturas médias da Terra e alterações climáticas, resultando em   modificações introduzidas podem
           grande impacto ambiental.                                           representar uma contribuição muito
             A eficiência dos combustíveis e a sua relação com as emissões de CO ,   pequena, o suficiente para que sejam
                                                                           2
           tem sido assunto frequente nos debates entre indústria automobilística, gover-  confundidas com erros típicos de me-
           nos e órgãos ambientais. Segundo estimativas da IEA (International Energy   dição de consumo de combustível.
                  (1)
           Agency)  , as emissões globais de CO  provenientes da frota de veículos poderão   De acordo com Schantl  , para
                                                                                                        (3)
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           dobrar entre os anos 2000 e 2050.                                   que seja possível desenvolver tecnolo-
             Para a composição desse cenário, se considerou que a quantidade de qui-  gias para redução de consumo, é ne-
                                                       (2)
           lômetros percorridos por veículos duplicará até 2050  , e que haverá somente   cessário uma repetibilidade de ±1 g/
           uma modesta melhoria na eficiência do consumo de combustível. No entanto,   kW·h na medição. Ainda assim, essa
           estima-se que até essa data-limite possa vir a existir uma redução da ordem de   repetição de medições pode ser in-
           até 50% dos índices do consumo da frota circulante por conta de uma acentuada   fluenciada por fatores como: configu-
           diminuição de consumo de combustível.                               ração, instalação, operação e precisão
             Todos trabalham no sentido de atender às políticas governamentais de estí-  dos equipamentos de medição, tempe-
           mulo à redução das emissões de CO , e penalizações poderão ser aplicadas aos
                                         2                                     ratura do ar, pressão atmosférica, po-
           fabricantes que não cumprirem com as metas estabelecidas. A Figura 1 compa-  der calorífico do combustível, estabili-
                                                                               dade da temperatura do combustível e
                                                                               do óleo lubrificante, tempo de estabi-
                                                                               lização antes da medição, precisão na
                                                                               determinação do torque e na rotação
                                                                               do motor, bem como estabilização de
                                                                               parâmetros do motor que influenciam
                                                                               na combustão.
                                                                                  Para que todas essas variantes
                                                                               tenham  o mínimo  de influência  na
                                                                               obtenção dos resultados de consu-


                                                                               Figura 1. Comparativo de
                                                                               emissões de Co  para veículos
                                                                                              2
                                                                               de passageiro em diferentes      Fotos DivulGAÇão
                                                                               regiões do mundo


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