Page 14 - Revista EAA - Edição 58
P. 14
combustível
Diesel: precisão no consumo
A precisÃo nA determinAÇÃo do consumo nos motores ra as metas de emissões de CO pro-
2
diesel é importAnte pArA o desenvolvimento de novos jetadas até 2022em diferentes regiões
componentes e pArA determinAr áreAs que AindA do mundo.
podem ser melhorAdAs. everton lopes da silva, leonardo coelho É importante ressaltar que
bergantim, Juliano pallaoro de souza e carlos roberto camargo* as possibilidades de redução do
consumo de combustível estão
vinculadas ao veículo como um
Cada vez mais, o automóvel vem sendo o meio de transporte mais utilizado no todo, sendo o motor apenas um dos
mundo, e o grande problema é que a maioria desses veículos é movida por moto- itens que podem ser otimizados. No
res de combustão interna que queimam combustíveis de origem fóssil. Emitindo entanto, à medida que eles vão se
gases como o dióxido de carbono (CO ), por exemplo, geram o efeito estufa que
2 tornando mais eficientes, as novas
eleva as temperaturas médias da Terra e alterações climáticas, resultando em modificações introduzidas podem
grande impacto ambiental. representar uma contribuição muito
A eficiência dos combustíveis e a sua relação com as emissões de CO , pequena, o suficiente para que sejam
2
tem sido assunto frequente nos debates entre indústria automobilística, gover- confundidas com erros típicos de me-
nos e órgãos ambientais. Segundo estimativas da IEA (International Energy dição de consumo de combustível.
(1)
Agency) , as emissões globais de CO provenientes da frota de veículos poderão De acordo com Schantl , para
(3)
2
dobrar entre os anos 2000 e 2050. que seja possível desenvolver tecnolo-
Para a composição desse cenário, se considerou que a quantidade de qui- gias para redução de consumo, é ne-
(2)
lômetros percorridos por veículos duplicará até 2050 , e que haverá somente cessário uma repetibilidade de ±1 g/
uma modesta melhoria na eficiência do consumo de combustível. No entanto, kW·h na medição. Ainda assim, essa
estima-se que até essa data-limite possa vir a existir uma redução da ordem de repetição de medições pode ser in-
até 50% dos índices do consumo da frota circulante por conta de uma acentuada fluenciada por fatores como: configu-
diminuição de consumo de combustível. ração, instalação, operação e precisão
Todos trabalham no sentido de atender às políticas governamentais de estí- dos equipamentos de medição, tempe-
mulo à redução das emissões de CO , e penalizações poderão ser aplicadas aos
2 ratura do ar, pressão atmosférica, po-
fabricantes que não cumprirem com as metas estabelecidas. A Figura 1 compa- der calorífico do combustível, estabili-
dade da temperatura do combustível e
do óleo lubrificante, tempo de estabi-
lização antes da medição, precisão na
determinação do torque e na rotação
do motor, bem como estabilização de
parâmetros do motor que influenciam
na combustão.
Para que todas essas variantes
tenham o mínimo de influência na
obtenção dos resultados de consu-
Figura 1. Comparativo de
emissões de Co para veículos
2
de passageiro em diferentes Fotos DivulGAÇão
regiões do mundo
14