Page 14 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia





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             Ea211, a nova família de motores VW                               refinar os parâmetros do desenho do

              Acompanhando a matriz na Alemanha, a Volkswagen do Brasil lançou a nova   sistema de combustão. A modelagem
             família de motores EA211 de três e quatro cilindros. O primeiro, EA211 R3, foi lançado   ajudou a determinar o ângulo de seis
             em modelo já existente, o Fox, em junho do ano passado, em sua versão BlueMotion   graus para o injetor, bem como a con-
             1,0. Oito meses depois, em fevereiro deste ano, o novo motor foi aplicado justamente   formação da câmara e do recesso da
             no modelo para o qual foi previsto no país de origem, o up!. Mais dois meses, abril de   cabeça do pistão, cuja forma ajuda o
             2014, chegava o EA211 R4, de quatro cilindros e 1,6-litro, para propulsionar a picape   direcionamento do borrifo de com-
             Saveiro Cross e o Gol Rallye.
              Entre os principais avanços, além da redução de atrito e peso, este incluindo o   bustível para uma queima mais com-
             bloco do motor de alumínio, o coletor de escapamento integrado ao cabeçote e o   pleta. A análise tridimensional tam-
             sistema de arrefecimento com circuitos separados para bloco e cabeçote.  bém ajudou a determinar a forma ideal
              A arquitetura de duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro em   e comprimento dos dutos de admissão
             ambos os motores traz singular concepção de as duas árvores de comando serem   e escapamento no cabeçote, cujo de-
             alojadas no que seria, normalmente, a tampa de válvulas, em vez de no cabeçote   senho  feito para produzir turbilho-
             propriamente dito. As válvulas são acionadas por alavancas-dedo roletadas com
             compensação hidráulica de folga. Além disso, as duas árvores são montadas in   namento promove uma mistura mais
             loco, ou seja, os ressaltos vão sendo acrescentados às respectivas árvores à medida   homogênea na câmara.
             que eles são introduzidas nessa “tampa de válvulas” e são fixados por interferência
             térmica, ressaltos aquecidos e árvores, que são ocas, resfriadas em nitrogênio   Turbocompressor
             líquido, tudo sob rigoroso controle por computador. O conjunto assim montado é   Aproveitando as características do
             indissociável, não poderá jamais ser desmontado e eventual reparo nos comandos   projeto de integração do cabeçote
             de válvulas se restringirão à troca do conjunto, uma operação extremamente rápida.
              O acionamento dos comandos de válvulas tanto no R3 quanto no R4 (“R” de   com o coletor de escapamento, o tur-
             Reihe, linha em alemão, que no caso significa ‘em linha’) é por correia dentada, que   bocompressor foi instalado mais pró-
             segundo o fabricante proporciona menos atrito do que corrente. Medida foi tomada   ximo do motor, o que proporciona
             para máxima durabilidade da correia, com polias dos comandos triovais no R3 e oval   respostas mais rápidas às acelerações
             na polia do virabrequim, no R4, nos dois casos para atenuar os pulsos sobre a correia.   e reduz sensivelmente a hesitação
             Com isso, o intervalo de troca da correia dentada é a cada 120.000 km ou 4 anos e   (lag) inerente a alguns sistemas de
             meio, prevalecendo o que vencer primeiro.                         turboalimentação.
              Como os dois EA211 são flex, as versões brasileiras têm 1 ponto a mais na taxa
             de compressão em relação aos originais, sendo de 11,5:1. Ambos possuem lanças   Basicamente o sistema usa um tur-
                                         de aquecimento do etanol para as partidas   bocompressor (arrefecido a água) de
                                           abaixo de 18 ºC quando abastecido só   baixa inércia projetado para fornecer
                                              com o combustível alternativo.   grande potência em baixas rotações e
                                                  Outras diferenças entre eles   respostas imediatas do acelerador. É
                                                   é gerenciamento do motor,   de estágio e voluta únicos, com inter-
                                                     Bosch ME 17.5.25 no R3 e
                                                     Continental Simos 15, no   -resfriador e válvula de alívio acionada
                                                     R4, bem como o campo de   por pressão. O diâmetro da turbina é
                                                     variação contínua da fase de   de apenas 35 mm, combinação que
                                                     admissão, 40º no R3 e 50º,   faz com que o motor entregue 90% do
                                                     no R4, além de somente este   torque máximo a apenas 1.500 rpm no
                                                    ter trocador de calor óleo-  caso da versão de 1,4 litro.
                                                    água fixado ao bloco e chapa
                                                   separadora anti-agitação do    O turbo alimenta o motor por meio
                                                   lubrificante entre bloco e cárter.  dos dutos de admissão de alto turbi-
                                                    O R3 1,0 desenvolve 76/82 cv   lhonamento, que facilita ter a combus-
                                                 (gasolina/etanol) a 6.250 rpm e   tão adiantada, queima rápida e boa es-
                                                 9,7/10,4 kgf•m de 3.000 a 3.800   tabilidade de combustão. Isso significa
                                                rpm, e o R4 1,6, 110/120 cv (idem)   que há menor necessidade de atraso da
                                                a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgf•m a   centelha em pressão máxima de supe-
                                                    4.000 rpm.
                                                                   Bob Sharp   ralimentação para evitar a detonação, o
                                                                               que poderia reduzir o desempenho.  n

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