Page 14 - Revista EAA - Edição 59
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TEcnologia
unidimensional e tridimensional para
Ea211, a nova família de motores VW refinar os parâmetros do desenho do
Acompanhando a matriz na Alemanha, a Volkswagen do Brasil lançou a nova sistema de combustão. A modelagem
família de motores EA211 de três e quatro cilindros. O primeiro, EA211 R3, foi lançado ajudou a determinar o ângulo de seis
em modelo já existente, o Fox, em junho do ano passado, em sua versão BlueMotion graus para o injetor, bem como a con-
1,0. Oito meses depois, em fevereiro deste ano, o novo motor foi aplicado justamente formação da câmara e do recesso da
no modelo para o qual foi previsto no país de origem, o up!. Mais dois meses, abril de cabeça do pistão, cuja forma ajuda o
2014, chegava o EA211 R4, de quatro cilindros e 1,6-litro, para propulsionar a picape direcionamento do borrifo de com-
Saveiro Cross e o Gol Rallye.
Entre os principais avanços, além da redução de atrito e peso, este incluindo o bustível para uma queima mais com-
bloco do motor de alumínio, o coletor de escapamento integrado ao cabeçote e o pleta. A análise tridimensional tam-
sistema de arrefecimento com circuitos separados para bloco e cabeçote. bém ajudou a determinar a forma ideal
A arquitetura de duplo comando de válvulas e quatro válvulas por cilindro em e comprimento dos dutos de admissão
ambos os motores traz singular concepção de as duas árvores de comando serem e escapamento no cabeçote, cujo de-
alojadas no que seria, normalmente, a tampa de válvulas, em vez de no cabeçote senho feito para produzir turbilho-
propriamente dito. As válvulas são acionadas por alavancas-dedo roletadas com
compensação hidráulica de folga. Além disso, as duas árvores são montadas in namento promove uma mistura mais
loco, ou seja, os ressaltos vão sendo acrescentados às respectivas árvores à medida homogênea na câmara.
que eles são introduzidas nessa “tampa de válvulas” e são fixados por interferência
térmica, ressaltos aquecidos e árvores, que são ocas, resfriadas em nitrogênio Turbocompressor
líquido, tudo sob rigoroso controle por computador. O conjunto assim montado é Aproveitando as características do
indissociável, não poderá jamais ser desmontado e eventual reparo nos comandos projeto de integração do cabeçote
de válvulas se restringirão à troca do conjunto, uma operação extremamente rápida.
O acionamento dos comandos de válvulas tanto no R3 quanto no R4 (“R” de com o coletor de escapamento, o tur-
Reihe, linha em alemão, que no caso significa ‘em linha’) é por correia dentada, que bocompressor foi instalado mais pró-
segundo o fabricante proporciona menos atrito do que corrente. Medida foi tomada ximo do motor, o que proporciona
para máxima durabilidade da correia, com polias dos comandos triovais no R3 e oval respostas mais rápidas às acelerações
na polia do virabrequim, no R4, nos dois casos para atenuar os pulsos sobre a correia. e reduz sensivelmente a hesitação
Com isso, o intervalo de troca da correia dentada é a cada 120.000 km ou 4 anos e (lag) inerente a alguns sistemas de
meio, prevalecendo o que vencer primeiro. turboalimentação.
Como os dois EA211 são flex, as versões brasileiras têm 1 ponto a mais na taxa
de compressão em relação aos originais, sendo de 11,5:1. Ambos possuem lanças Basicamente o sistema usa um tur-
de aquecimento do etanol para as partidas bocompressor (arrefecido a água) de
abaixo de 18 ºC quando abastecido só baixa inércia projetado para fornecer
com o combustível alternativo. grande potência em baixas rotações e
Outras diferenças entre eles respostas imediatas do acelerador. É
é gerenciamento do motor, de estágio e voluta únicos, com inter-
Bosch ME 17.5.25 no R3 e
Continental Simos 15, no -resfriador e válvula de alívio acionada
R4, bem como o campo de por pressão. O diâmetro da turbina é
variação contínua da fase de de apenas 35 mm, combinação que
admissão, 40º no R3 e 50º, faz com que o motor entregue 90% do
no R4, além de somente este torque máximo a apenas 1.500 rpm no
ter trocador de calor óleo- caso da versão de 1,4 litro.
água fixado ao bloco e chapa
separadora anti-agitação do O turbo alimenta o motor por meio
lubrificante entre bloco e cárter. dos dutos de admissão de alto turbi-
O R3 1,0 desenvolve 76/82 cv lhonamento, que facilita ter a combus-
(gasolina/etanol) a 6.250 rpm e tão adiantada, queima rápida e boa es-
9,7/10,4 kgf•m de 3.000 a 3.800 tabilidade de combustão. Isso significa
rpm, e o R4 1,6, 110/120 cv (idem) que há menor necessidade de atraso da
a 5.750 rpm e 15,8/16,8 kgf•m a centelha em pressão máxima de supe-
4.000 rpm.
Bob Sharp ralimentação para evitar a detonação, o
que poderia reduzir o desempenho. n
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