Page 62 - Revista EAA - Edição 60
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ESTUDANTIL (CAPA)
Somos penta no
Baja SAE EUA
EM COMPETIÇÃO QUE anos de 2004, 2007 e
REUNIU 90 PARTICIPANTES, 2008 os louros da vitória O carro da FEI,
EM PITTSBURG, NO ESTADO da categoria foram obti- campeão do Baja Kansas
DO KANSAS, A EQUIPE FEI dos por equipes da FEI.
BAJA CONQUISTOU A QUINTA Nesta edição, para galgar o degrau BRASIL. Nele, os estudantes se or-
VITÓRIA DA MODALIDADE mais alto do pódio, a FEI Baja preci- ganizam em equipes sob a supervisão
PARA O BRASIL sou vencer as provas de Design e se de um professor e desenvolvem os
classificar em terceiro nas provas de veículos com os quais irão competir
Formada por estudantes do Centro Custos e Apresentação de Marketing representando sua instituição de en-
Universitário da FEI, a equipe FEI (a Poli Audax foi a 1ª colocada nesta sino. São provas de engenharia cria-
Baja foi a vencedora da SAE Baja última). Esses resultados somente vie- das para desafiar os jovens a praticar
Kansas, nos Estados Unidos. Na ram comprovar o elevado nível técnico conhecimento técnico com criativi-
mesma competição, a Poli Audax, da e de envolvimento das equipes brasi- dade, além de fazer com que tomem
Escola Politécnica da Universidade leiras no Projeto Baja SAE. contato com a gestão de projeto em
de São Paulo (Poli USP), ficou com Para garantir o direito de participar todos os seus aspectos, inclusive o fi-
a 7ª colocação, e a Mangue Baja, da da Baja SAE Kansas, em Pittsburg, as nanceiro. Trata-se de uma experiên-
Universidade Federal de Pernambuco equipes brasileiras foram destaque no cia extracurricular que faz diferença
(UFPE), conquistou o 9º lugar. pódio da 20ª Competição Baja SAE na formação do engenheiro.
Com a presença de 90 equipes de BRASIL-PETROBRAS, realizada Os Baja SAE são protótipos de
diversos países, a SAE Baja Kansas foi em Piracicaba, São Paulo, em março estrutura tubular em aço, monopostos
realizada na Pittsburg State University, deste ano. Assim como as demais 67 para uso off-road, com quatro ou mais
e esta é a quinta vez que o Brasil con- equipes inscritas na prova brasileira, os rodas, motor-padrão de 10 hp (10,1
quista as competições americanas da participantes tiveram que construir in- cv) e capacidade para abrigar um pi-
FOTOS RONALDO BIANCHINI leiras se sagraram vencedoras da mo- instituições de ensino. kg de peso. Os sistemas de suspen-
loto de até 1,90 m de altura e 113,4
SAE International. As equipes brasi-
teiramente seus carros dentro das suas
O Baja SAE foi o primeiro pro-
são, transmissão, freios e até mesmo
dalidade pela primeira vez em 1998,
com a Car Kará, da Universidade Fe-
o chassi são desenvolvidos pelos pró-
grama estudantil de apoio ao ensino
deral do Rio Grande do Norte e nos
n
prios estudantes de engenharia.
da engenharia organizado pela SAE
Da esquerda para direita, a Mangue Baja da
UFPE, 9ª colocada; a Poli Audax, classificada
em 7º; e a FEI, vencedora da prova
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