Page 59 - Revista EAA - Edição 60
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– tanto estática quanto dinâmica –
           e ao mesmo tempo mantendo uma
           boa relação entre peso (o novo Leon
           é 90 kg mais leve que o antigo) e ri-
           gidez”, explanou Rabe. “A dinâmica
           de condução é fortemente influen-
           ciada pelo projeto da estrutura do
           veículo; nessa área, os pontos de apli-
           cação de energia são identificados de
           modo a aumentar a rigidez local e,
           por conseguinte, o comportamento
           do carro”.
             Aços de ultrarresistência estam-
           pados a quente, com uma resiliência
           de mais de 1.000 MPa, são cruciais   A arquitetura MQB do
           em algumas áreas da carroceria do   Grupo VW é usada pela Seat
           Leon (inclusive nas colunas dian-
           teiras e centrais, e no túnel central)   tanto em software, ela permite calibrações regionais ou específicas da marca
           para poupar peso e também para    a baixo custo em plataformas compartilhadas. O mesmo vale para o Controle
           obter boa classificação de segurança   Ativo de Convergência (Active Toe Control, ATC), desenvolvido para que
           EuroNCAP para o carro.            uma suspensão traseira de baixo custo proporcione os mesmos benefícios de
                                             sistemas multibraço”.
           Mais potência, mais eficiência       Ao controlar a convergência do alinhamento das rodas traseiras, o ATC
           dinâmica                          permite que diferentes modelos derivados da mesma plataforma sejam acer-
           Rabe quer que futuros Seats conti-  tados com características de comportamento individuais simplesmente mu-
           nuem a atender os critérios essen-  dando as calibrações de controle, permitindo otimização para diferentes mer-
           ciais de maior eficiência em termos   cados sem necessidade de trocar o hardware.
           de consumo de combustível e de
           menos  emissões.  “Mas eles  assim   Motores de roda individuais
           mesmo precisam ficar mais poten-  O advento de veículos elétricos (e híbridos), que tipicamente trazem aumen-
           tes e melhores em comportamento,   to de massa e inércia resultando na redução da agilidade e da estabilidade
           e isso pode ser conseguido por meio   transientes, abre vários novos caminhos em desenvolvimento de carroceria e
           de construções ainda mais leves”.  chassi para melhorar o comportamento, inclusive o uso de motores nas rodas,
             “Potente” e “dinâmico” são adjeti-  gerando oportunidade de controlar ativamente a distribuição de torque em
           vos opostos aplicados ao novo Leon   um eixo, possibilitando um momento de guinada que pode, com efeito, pro-
           Cupra, de alto desempenho, que uti-  duzir um esterçamento do veículo independente do comando do motorista.
           liza vetorização por torque para aju-  De acordo com o gerente de Dinâmica de Veículo CAE da companhia,
           dar a obter seus 280 cv de maneira   Steve Williams, a Lotus desenvolveu tal sistema para seu demonstrador de
           controlável e segura na superfície da   tecnologia 414E. “Com motores individuais nas rodas, a predominância da
           estrada (ou pista).               vetorização por torque é muito maior que a de um diferencial ativo ou da
             Essa é uma tecnologia que Rol-  intervenção do freio em uma só roda”, expôs Williams.
           lett, da Prodrive, vê como uma ca-   O 414E provê até 920 N•m de torque de tração ou de frenagem em cada
           racterística de capacidade de chassi   roda traseira independentemente. “Isto traz o benefício de maior agilidade
           que se torna cada vez maior. “Ela nos   combinada com mais estabilidade por meio do amortecimento do compor-
           ajuda  a  alinhar a  sensação  de  diri-  tamento oscilatório de guinada que resultaria da melhoria por meios passi-
           gir o carro com a expectativa que o   vos”, explicou.
           cliente tem em relação à marca”, ex-  É mesmo um novo jogo de bola para a percepção da dinâmica pelo
           plicou. “Pelo fato de podermos fazer   cliente./AEI                                               n

                                                                                                           59
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