Page 59 - Revista EAA - Edição 60
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– tanto estática quanto dinâmica –
e ao mesmo tempo mantendo uma
boa relação entre peso (o novo Leon
é 90 kg mais leve que o antigo) e ri-
gidez”, explanou Rabe. “A dinâmica
de condução é fortemente influen-
ciada pelo projeto da estrutura do
veículo; nessa área, os pontos de apli-
cação de energia são identificados de
modo a aumentar a rigidez local e,
por conseguinte, o comportamento
do carro”.
Aços de ultrarresistência estam-
pados a quente, com uma resiliência
de mais de 1.000 MPa, são cruciais A arquitetura MQB do
em algumas áreas da carroceria do Grupo VW é usada pela Seat
Leon (inclusive nas colunas dian-
teiras e centrais, e no túnel central) tanto em software, ela permite calibrações regionais ou específicas da marca
para poupar peso e também para a baixo custo em plataformas compartilhadas. O mesmo vale para o Controle
obter boa classificação de segurança Ativo de Convergência (Active Toe Control, ATC), desenvolvido para que
EuroNCAP para o carro. uma suspensão traseira de baixo custo proporcione os mesmos benefícios de
sistemas multibraço”.
Mais potência, mais eficiência Ao controlar a convergência do alinhamento das rodas traseiras, o ATC
dinâmica permite que diferentes modelos derivados da mesma plataforma sejam acer-
Rabe quer que futuros Seats conti- tados com características de comportamento individuais simplesmente mu-
nuem a atender os critérios essen- dando as calibrações de controle, permitindo otimização para diferentes mer-
ciais de maior eficiência em termos cados sem necessidade de trocar o hardware.
de consumo de combustível e de
menos emissões. “Mas eles assim Motores de roda individuais
mesmo precisam ficar mais poten- O advento de veículos elétricos (e híbridos), que tipicamente trazem aumen-
tes e melhores em comportamento, to de massa e inércia resultando na redução da agilidade e da estabilidade
e isso pode ser conseguido por meio transientes, abre vários novos caminhos em desenvolvimento de carroceria e
de construções ainda mais leves”. chassi para melhorar o comportamento, inclusive o uso de motores nas rodas,
“Potente” e “dinâmico” são adjeti- gerando oportunidade de controlar ativamente a distribuição de torque em
vos opostos aplicados ao novo Leon um eixo, possibilitando um momento de guinada que pode, com efeito, pro-
Cupra, de alto desempenho, que uti- duzir um esterçamento do veículo independente do comando do motorista.
liza vetorização por torque para aju- De acordo com o gerente de Dinâmica de Veículo CAE da companhia,
dar a obter seus 280 cv de maneira Steve Williams, a Lotus desenvolveu tal sistema para seu demonstrador de
controlável e segura na superfície da tecnologia 414E. “Com motores individuais nas rodas, a predominância da
estrada (ou pista). vetorização por torque é muito maior que a de um diferencial ativo ou da
Essa é uma tecnologia que Rol- intervenção do freio em uma só roda”, expôs Williams.
lett, da Prodrive, vê como uma ca- O 414E provê até 920 N•m de torque de tração ou de frenagem em cada
racterística de capacidade de chassi roda traseira independentemente. “Isto traz o benefício de maior agilidade
que se torna cada vez maior. “Ela nos combinada com mais estabilidade por meio do amortecimento do compor-
ajuda a alinhar a sensação de diri- tamento oscilatório de guinada que resultaria da melhoria por meios passi-
gir o carro com a expectativa que o vos”, explicou.
cliente tem em relação à marca”, ex- É mesmo um novo jogo de bola para a percepção da dinâmica pelo
plicou. “Pelo fato de podermos fazer cliente./AEI n
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