Page 58 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA




























           Na Lotus, Matthew Becker exalta os benefícios do Controle Ativo
           de Ruído como complemento dos requisitos de comportamento

             “Com uma ferramenta matemática como um simulador pode-se apenas  O vice-presidente de P&D da
           desenvolver sistemas de chassi, como calibrações de mola e amortecedor, sem  Seat, Dr. Mathias Rabe, diz que
           passar disso; calibrações finais sempre são concluídas de modo subjetivo”, ex-  a arquitetura MQB permite à
           plicou Ziebart. “O Mike é uma pessoa extremamente valiosa na nossa com-  fabricante espanhola desenvolver
           panhia, uma vez que ele tem a sensibilidade de como nossos modelos têm de  seu próprio DNA
           responder, e isso não é apenas sobre pontos que podem ser medidos, mas até
           como o motorista se posiciona em seu banco (ele gosta de ficar o mais baixo
           possível). Isso é extremamente importante!”.                           Aumentar a rigidez torcional é o
             A formação da característica básica do veículo pela equipe de chassi da JLR   objetivo de todos os fabricantes. Na
           – o “sentir” o carro – é complementada por sofisticado controle da carroceria   JLR, o novo F-Type cupê é o melhor,
           que não tira o deleite do motorista, segundo Ziebart. “Muitos dos sistemas são   com 33.000 N•m/º.
           desligáveis e aceitos igualmente pelos condutores mais ou menos experientes..   “Acho que atingimos nível tão
           Mas a oportunidade para preferências específicas encontra-se lá”, informou.  elevado nesse ponto, que mais do que
                                                                               isso dificilmente será notado mesmo
           O Seat Leon Cupra incorpora                                         pelo motorista mais experiente”, dis-
           a arquitetura MQB                                                   se Ziebart.
                                                                                  O Seat Leon foi um dos primei-
                                                                               ros carros do Grupo Volkswagen fa-
                                                                               bricado sobre o chassi MQB (outros
                                                                               são o Golf e o Audi A3), e Rabe en-
                                                                               fatiza também a importância da rigi-
                                                                               dez torcional para ajudar a produzir
                                                                               em alto volume um prático hatchback
                                                                               com as características e a esportivi-
                                                                               dade que a marca projeta.
                                                                                  “Identificação inicial de roteiros
                                                                               de carga via simulação na fase de
                                                                               conceituação levaram, entre outras
                                                                               coisas, à definição do conceito de
                                                                               anel de torção na traseira do veícu-
                                                                               lo, aumentando a rigidez torcional

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