Page 58 - Revista EAA - Edição 60
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TECNOLOGIA
Na Lotus, Matthew Becker exalta os benefícios do Controle Ativo
de Ruído como complemento dos requisitos de comportamento
“Com uma ferramenta matemática como um simulador pode-se apenas O vice-presidente de P&D da
desenvolver sistemas de chassi, como calibrações de mola e amortecedor, sem Seat, Dr. Mathias Rabe, diz que
passar disso; calibrações finais sempre são concluídas de modo subjetivo”, ex- a arquitetura MQB permite à
plicou Ziebart. “O Mike é uma pessoa extremamente valiosa na nossa com- fabricante espanhola desenvolver
panhia, uma vez que ele tem a sensibilidade de como nossos modelos têm de seu próprio DNA
responder, e isso não é apenas sobre pontos que podem ser medidos, mas até
como o motorista se posiciona em seu banco (ele gosta de ficar o mais baixo
possível). Isso é extremamente importante!”. Aumentar a rigidez torcional é o
A formação da característica básica do veículo pela equipe de chassi da JLR objetivo de todos os fabricantes. Na
– o “sentir” o carro – é complementada por sofisticado controle da carroceria JLR, o novo F-Type cupê é o melhor,
que não tira o deleite do motorista, segundo Ziebart. “Muitos dos sistemas são com 33.000 N•m/º.
desligáveis e aceitos igualmente pelos condutores mais ou menos experientes.. “Acho que atingimos nível tão
Mas a oportunidade para preferências específicas encontra-se lá”, informou. elevado nesse ponto, que mais do que
isso dificilmente será notado mesmo
O Seat Leon Cupra incorpora pelo motorista mais experiente”, dis-
a arquitetura MQB se Ziebart.
O Seat Leon foi um dos primei-
ros carros do Grupo Volkswagen fa-
bricado sobre o chassi MQB (outros
são o Golf e o Audi A3), e Rabe en-
fatiza também a importância da rigi-
dez torcional para ajudar a produzir
em alto volume um prático hatchback
com as características e a esportivi-
dade que a marca projeta.
“Identificação inicial de roteiros
de carga via simulação na fase de
conceituação levaram, entre outras
coisas, à definição do conceito de
anel de torção na traseira do veícu-
lo, aumentando a rigidez torcional
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