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REGIONAIS





           SEÇÃO PARANÁ E SANTA CATARINA

           11º Fórum SAE BRASIL de


           Tecnologia de Motores Diesel




           A TECNOLOGIA FOI ALVO DE DISCUSSÃO E ANÁLISE DURANTE O
           11º FÓRUM DIESEL. SUA INTRODUÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS
           QUE CERCAM SEU FUTURO FORAM DETALHADOS NO EVENTO



           De  forma  inédita  e  inovadora,  e  em   co do motor Diesel de 42% para 46%.
           uma demonstração de acerto da inicia-  O Fórum demonstrou em seu quar-
           tiva, clientes subiram ao plenário e apre-  to painel que não basta saber fazer. É
           sentaram suas experiências do decorrer   necessário pensar como fazer. Também
           dos dois anos e meio de utilização de   com certa dose de ineditismo o Senai
           motores diesel Proconve P7 / Euro 5   discorreu sobre o que nossos profissio-
           no Brasil. O debate se baseou em uma   nais precisam aprender, o que precisam
           pesquisa envolvendo 113 empresas as-  deixar de lado e o que precisam aplicar   da de forma a indicar os rumos para a
           sociadas à NTC & Logística; a experi-  para obter desenvolvimento rápido e efi-  engenharia do futuro.
           ência de um sindicato patronal do Rio   caz em curto espaço de tempo. Mostrou   No fechamento do Fórum, foram
           de Janeiro, a Fetranspor, assim como o   que a forma de encarar o negócio pode e   conhecidos os resultados das ações
           depoimento de uma empresa com mais   precisa ser mudada. Não há espaço para   ocorridas no último ano do movimen-
           de 800 ônibus urbanos, sinalizando um   a inércia criativa: ou projetamos rapida-  to  “Aprove Diesel”. O motor Diesel
           provável futuro do desenvolvimento dos   mente ou estamos fora do jogo.  para carros de passeio ganhou par-
           motores Diesel no Brasil.            Os sistemas de tratamento de ga-  ceiros e simpatizantes no Congresso
             A contextualização do presente e   ses, demonstrados no quarto painel, são   Nacional, já que deputados defendem
           do futuro, tanto sob a perspectiva eco-  igualmente revolucionários. A tendên-  a causa. É a eficiência energética do
           nômica quanto estratégica, envolvendo   cia de aumento de eficiência na quei-  motor Diesel se fazendo perceber.
           uma análise de mercado e de oportuni-  ma de combustível – minimizando as   Com certeza, o 11º Fórum Diesel
           dades do Inovar-Auto, foi tema do se-  emissões de material particulado tanto   contribuiu de forma significativa para
           gundo painel. O resultado demonstrou   dentro como fora do motor e delegando   a engenharia da mobilidade nacional –
           que o crescimento sustentável da indús-  ao sistema de escape a função de reduzir   e, certamente, influenciará tendências
           tria precisa estar lastreado em planeja-  os óxidos de nitrogênio – foi apresenta-  internacionais também.   n
           mento sólido e de longo prazo – algo
           não muito comum na volatilidade le-  Formato
           gislativa brasileira –, fator determinante  inovador
           para alcançar eficiência na engenharia  mostrou o
           da mobilidade.                    acerto da
             O desenvolvimento de motores e  inciativa:
           o aumento da sua eficiência energética  clientes
           foram discutidos no terceiro painel. A  apresentaram
           redução do atrito interno, assim como  suas                                                          FOTOS AMANDA QUEIROZ E GABRIEL ALVES
           a diminuição de perdas aerodinâmicas  experiências
           e mecânicas, permite configurações
           que elevam o rendimento energéti-

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