Page 76 - Revista EAA - Edição 61
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REGIONAIS
SEÇÃO PARANÁ E SANTA CATARINA
11º Fórum SAE BRASIL de
Tecnologia de Motores Diesel
A TECNOLOGIA FOI ALVO DE DISCUSSÃO E ANÁLISE DURANTE O
11º FÓRUM DIESEL. SUA INTRODUÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS
QUE CERCAM SEU FUTURO FORAM DETALHADOS NO EVENTO
De forma inédita e inovadora, e em co do motor Diesel de 42% para 46%.
uma demonstração de acerto da inicia- O Fórum demonstrou em seu quar-
tiva, clientes subiram ao plenário e apre- to painel que não basta saber fazer. É
sentaram suas experiências do decorrer necessário pensar como fazer. Também
dos dois anos e meio de utilização de com certa dose de ineditismo o Senai
motores diesel Proconve P7 / Euro 5 discorreu sobre o que nossos profissio-
no Brasil. O debate se baseou em uma nais precisam aprender, o que precisam
pesquisa envolvendo 113 empresas as- deixar de lado e o que precisam aplicar da de forma a indicar os rumos para a
sociadas à NTC & Logística; a experi- para obter desenvolvimento rápido e efi- engenharia do futuro.
ência de um sindicato patronal do Rio caz em curto espaço de tempo. Mostrou No fechamento do Fórum, foram
de Janeiro, a Fetranspor, assim como o que a forma de encarar o negócio pode e conhecidos os resultados das ações
depoimento de uma empresa com mais precisa ser mudada. Não há espaço para ocorridas no último ano do movimen-
de 800 ônibus urbanos, sinalizando um a inércia criativa: ou projetamos rapida- to “Aprove Diesel”. O motor Diesel
provável futuro do desenvolvimento dos mente ou estamos fora do jogo. para carros de passeio ganhou par-
motores Diesel no Brasil. Os sistemas de tratamento de ga- ceiros e simpatizantes no Congresso
A contextualização do presente e ses, demonstrados no quarto painel, são Nacional, já que deputados defendem
do futuro, tanto sob a perspectiva eco- igualmente revolucionários. A tendên- a causa. É a eficiência energética do
nômica quanto estratégica, envolvendo cia de aumento de eficiência na quei- motor Diesel se fazendo perceber.
uma análise de mercado e de oportuni- ma de combustível – minimizando as Com certeza, o 11º Fórum Diesel
dades do Inovar-Auto, foi tema do se- emissões de material particulado tanto contribuiu de forma significativa para
gundo painel. O resultado demonstrou dentro como fora do motor e delegando a engenharia da mobilidade nacional –
que o crescimento sustentável da indús- ao sistema de escape a função de reduzir e, certamente, influenciará tendências
tria precisa estar lastreado em planeja- os óxidos de nitrogênio – foi apresenta- internacionais também. n
mento sólido e de longo prazo – algo
não muito comum na volatilidade le- Formato
gislativa brasileira –, fator determinante inovador
para alcançar eficiência na engenharia mostrou o
da mobilidade. acerto da
O desenvolvimento de motores e inciativa:
o aumento da sua eficiência energética clientes
foram discutidos no terceiro painel. A apresentaram
redução do atrito interno, assim como suas FOTOS AMANDA QUEIROZ E GABRIEL ALVES
a diminuição de perdas aerodinâmicas experiências
e mecânicas, permite configurações
que elevam o rendimento energéti-
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