Page 74 - Revista EAA - Edição 61
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TECNOLOGIA





           mais técnicas para reduzir o consumo de combustível. Tensões mais altas asse-
           guram dispor de energia suficiente para mais funções, mesmo que o motor seja
           constantemente religado no tráfego das horas de pico.
             “A introdução do barramento de 48 V para a difusão do micro-híbrido está
           permitindo mais opções para novas funções elétricas como assistência de dire-
           ção, aquecimento da cabine e sistemas de arrefecimento elétricos,” disse Gaetano
           Pignataro, Diretor de Marketing Técnico da Divisão de Energia de Transistor da
           STMicroelectronics. “O barramento de 48 volts, agora, é estratégico e não apenas
           relacionado a meros acréscimos de carga como era há alguns anos.”
             Apesar da adoção da tecnologia desliga-liga ajudar a aumentar a partici-
           pação dos sistemas 48 V, nem todas as empresas americanas estão seguindo
           a tendência. Algumas planejam usar sistemas de 12 volts, pois notam que os
           fabricantes europeus têm obtido bons resultados com a combinação de 12 V e   Dispositivos elétricos podem
           desliga-liga. “Dependendo da fabricante com quem se converse, algumas estão   ser combinados em módulos
           bem céticas e outras demonstram interesse dizendo não haver opção”, asseverou   para reduzir tamanho e
           Ron Timmermans, diretor de Marketing de Produto IVN e Segmento CAN   simplificar a fabricação
           da NXP Semiconductors.

           Políticas isolacionistas
           Quando fabricantes adicionam sistemas de 48 V, eles devem cuidar para que   “Já estamos trabalhando em uma
           picos de tensão não danifiquem os eletrônicos que funcionam com 12 volts. Para   plataforma de 100 V. Não é uma ta-
           estes, o pico perigoso é 40 V, que sobe para 75 V com baterias de 48 V, forçando   refa fácil, especialmente quando se
           os fabricantes de chips a reprojetar alguns dispositivos de força.  está falando em atender aos requisi-
             “MOSFETs e outros dispositi-                                      tos automobilísticos.”
           vos de força para tensões danosas de                                   Tipicamente, cabos de rede serão
           40 V estão bem seguros; mas, agora,                                 a ligação que abrirá o canal para essas
           os novos dispositivos têm de ir bem   Sistemas desliga-liga ajudam os   tensões de pico. Isso coloca algum do
           além desse nível“, disse Qin, da IR.   fabricantes a reduzir emissões  ônus do isolamento para os fornece-
                                                                               dores de chips de rede. Muitos deles
                                                                               já se prepararam para a mudança para
                                                                               tensões mais altas. “Há algumas ECUs
                                                                               funcionando no lado da alta tensão e
                                                                               algumas no de baixa, mas elas ainda
                                                                               precisam  se  comunicar,”  disse  Tim-
                                                                               mermans da NXP. Se houver uma fa-
                                                                               lha ou perda de aterramento, as ECUs
                                                                               ligadas à mesma CAN podem enfren-
                                                                               tar mudanças de tensão significativas
                                                                               no barramento CAN.  “Integramos
                                                                               isolamento nos transceptores CAN
                                                                               para evitar esse tipo de falha causado
                                                                               pela alta tensão.”
                                                                                  Picos de alta tensão não são as
                                                                               únicas preocupações dos projetistas.
                                                                               Quando os motores são desligados,
                                                                               a tensões podem cair para abaixo dos
                                                                               níveis aceitáveis. Motoristas não acei-
                                                                               tarão certas interrupções quando os

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