Page 74 - Revista EAA - Edição 61
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TECNOLOGIA
mais técnicas para reduzir o consumo de combustível. Tensões mais altas asse-
guram dispor de energia suficiente para mais funções, mesmo que o motor seja
constantemente religado no tráfego das horas de pico.
“A introdução do barramento de 48 V para a difusão do micro-híbrido está
permitindo mais opções para novas funções elétricas como assistência de dire-
ção, aquecimento da cabine e sistemas de arrefecimento elétricos,” disse Gaetano
Pignataro, Diretor de Marketing Técnico da Divisão de Energia de Transistor da
STMicroelectronics. “O barramento de 48 volts, agora, é estratégico e não apenas
relacionado a meros acréscimos de carga como era há alguns anos.”
Apesar da adoção da tecnologia desliga-liga ajudar a aumentar a partici-
pação dos sistemas 48 V, nem todas as empresas americanas estão seguindo
a tendência. Algumas planejam usar sistemas de 12 volts, pois notam que os
fabricantes europeus têm obtido bons resultados com a combinação de 12 V e Dispositivos elétricos podem
desliga-liga. “Dependendo da fabricante com quem se converse, algumas estão ser combinados em módulos
bem céticas e outras demonstram interesse dizendo não haver opção”, asseverou para reduzir tamanho e
Ron Timmermans, diretor de Marketing de Produto IVN e Segmento CAN simplificar a fabricação
da NXP Semiconductors.
Políticas isolacionistas
Quando fabricantes adicionam sistemas de 48 V, eles devem cuidar para que “Já estamos trabalhando em uma
picos de tensão não danifiquem os eletrônicos que funcionam com 12 volts. Para plataforma de 100 V. Não é uma ta-
estes, o pico perigoso é 40 V, que sobe para 75 V com baterias de 48 V, forçando refa fácil, especialmente quando se
os fabricantes de chips a reprojetar alguns dispositivos de força. está falando em atender aos requisi-
“MOSFETs e outros dispositi- tos automobilísticos.”
vos de força para tensões danosas de Tipicamente, cabos de rede serão
40 V estão bem seguros; mas, agora, a ligação que abrirá o canal para essas
os novos dispositivos têm de ir bem Sistemas desliga-liga ajudam os tensões de pico. Isso coloca algum do
além desse nível“, disse Qin, da IR. fabricantes a reduzir emissões ônus do isolamento para os fornece-
dores de chips de rede. Muitos deles
já se prepararam para a mudança para
tensões mais altas. “Há algumas ECUs
funcionando no lado da alta tensão e
algumas no de baixa, mas elas ainda
precisam se comunicar,” disse Tim-
mermans da NXP. Se houver uma fa-
lha ou perda de aterramento, as ECUs
ligadas à mesma CAN podem enfren-
tar mudanças de tensão significativas
no barramento CAN. “Integramos
isolamento nos transceptores CAN
para evitar esse tipo de falha causado
pela alta tensão.”
Picos de alta tensão não são as
únicas preocupações dos projetistas.
Quando os motores são desligados,
a tensões podem cair para abaixo dos
níveis aceitáveis. Motoristas não acei-
tarão certas interrupções quando os
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