Page 72 - Revista EAA - Edição 61
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TECNOLOGIA
Dando força a tensões
elétricas mais altas
SISTEMAS DE 48 VOLTS DEVERÃO
ENERGIZAR UMA NOVA GERAÇÃO DE
FUNÇÕES, INCLUSIVE A TECNOLOGIA
DESLIGA-LIGA TERRY COSTLOW
Redes ligam sistemas de
12 V e 48 V, de modo que
fornecedores – como a NXP
Semiconductors – estão
adicionando isolamento para
proteger os eletrônicos
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “POWERING A DRIVE TO HIGHER VOLTAGES”,
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING INTERNATIONAL
ONLINE, VOL. 1, N° 1, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2014, TEXTO DE TERRY COSTLOW E
TRADUÇÃO DE BOB SHARP
A tentativa de converter os automóveis para sistemas que funcionassem com ximos anos, acompanhando uma forte
maiores tensões elétricas sofreu um revés nos anos 1990. Entrtanto, vários fatores tendência na Europa. Comparada aos
levaram muitos estrategistas técnicos a, mais uma vez, promover os benefícios híbridos, a tecnologia tem custo relati-
de tensões elétricas mais altas. Desta vez, a 48 V será uma arquitetura auxiliar de vamente baixo e resulta em economia
corrente, não a única, pois a maioria dos componentes eletrônicos continuará a de combustível significativa, portanto,
se valer da enorme infraestrutura de 12 volts. O desliga-liga está forçando essa é fácil de justificar.
tendência, embora muitas outras funções estejam criando a necessidade de ten- “Um micro-híbrido pode dar melhor
sões mais altas. retorno econômico do que um híbrido
“Hoje, os sistemas 48 V estão oferecendo aos fabricantes uma oportunidade porque ele evita altas tensões e todo o
para aplicar funções difíceis de realizar com as baterias de 12 volts,” disse Jose- custo associado,” disse Craig Rigby, vice-
ph Notaro, vice-presidente de Vendas e Aplicações Automobilísticas Globais da -presidente de Gerenciamento de Pro-
Fairchild Semiconductor GmbH. “Eles permitem o uso da inércia de movimento duto e Estratégia da Johnson Controls
do veículo – desativando alguns cilindros quando em velocidade de cruzeiro – e Power Solutions. “A tecnologia de mi-
possibilitam que vários de itens de comodidade (como o ar-condicionado) pos- cro-híbrido 48 V aumentará o custo, mas
sam funcionar durante a operação desliga-liga.” em centenas de dólares em vez de milha-
Muitos observadores relacionam o surgimento dos sistemas elétricos 48 V à res para um híbrido.” FOTOS SAE INTERNATIONAL
tecnologia desliga-liga, às vezes considerada o âmago da tecnologia micro-hí- Assim como abriram o caminho
brida. Espera-se que o desliga-liga seja cada vez mais aceito nos EUA nos pró- da tecnologia desliga-liga, os euro-
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