Page 18 - Revista EAA - Edição 63
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MEIO AMBIENTE
Ao nível do MAR-1
ALÉM DOS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS, PRIMEIRO ESTÁGIO DO
PROCONVE NO SEGMENTO FORADEESTRADA ELEVA A
EFICIÊNCIA DOS MOTORES E ALINHA O BRASIL À ESTRATÉGIA
TECNOLÓGICA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, AUMENTANDO
A OMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL FÁBIO OMETTO
Desde 1º de janeiro está em vigor no país a primeira fase do Programa de A potência máxima é aferida con-
Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas forme a norma ISO 14396:2002, en-
e Rodoviárias, o Proconve/Mar-1. Pelo cronograma, a legislação começa a valer quanto a medição das emissões gaso-
este ano para as máquinas rodoviárias, com motores de potência igual ou maior sas segue a NBR ISO 8178, da ABNT.
a 37 kW (50 cv), e, a partir de janeiro de 2017, para todas as faixas de potência. Os limites definidos pelo MAR-1
Entre as máquinas agrícolas, com potência igual ou superior a 75 kW (101 cv), correspondem aos padrões de contro-
a norma entra em vigor também em 2017, e, finalmente, em 2019, para todos os le EPA Tier III e Euro Stage IIIA,
motores com potência de 19 a 75 kW (25 a 101 cv). anteriores aos que estão em vigência
De acordo com a Resolução Conama Nº 433/2011, que estabeleceu o MAR-1, nos Estados Unidos e na Europa,
as máquinas agrícolas e rodoviárias automotrizes novas, nacionais e importadas, respectivamente. Entretanto, mesmo
deverão atender aos seguintes limites máximos de emissões de poluentes: com essa defasagem em relação aos
países desenvolvidos, o MAR-1 sig-
Potência P kW (cv) CO (g/kW•h) HC + NOx (g/kW•h) MP (g/kW•h) nifica um instrumento definitivo para
130 (176) ≤ P ≤ 560 (761) 3,5 4,0 0,2 as estratégias de controle de emissões
75 (101) ≤ P < 130 (176) 5,0 4,0 0,3 no Brasil. “Não havia legislação espe-
37 (50) ≤ P < 75 (101) 5,0 4,7 0,4 cífica para máquinas agrícolas e rodo-
19 (25) ≤ P < 37 (50) 5,5 7,5 0,6 viárias, agora nós temos. Então, com
esta primeira fase demos um grande
passo, um passo enorme”, afirmou
Everton Lopes da Silva, responsável
pela Engenharia de Testes da Mahle
Metal Leve, fornecedora global de
componentes para motores.
Ao mesmo tempo, o mercado na-
cional passa a utilizar o parâmetro de
MWM otimizou a controle de emissões seguido pelos pa-
combustão dos íses mais avançados, elevando-o a um
seus motores patamar global. “A principal vantagem
por meio da nisso é que, olhando para a indústria
recalibração da automobilística brasileira, o MAR-1 a
eletrônica e da coloca em consonância com estratégia
injeção de diesel, tecnológica internacional e isso au-
e com cabeçotes menta a competitividade da indústria
de 4 válv. por local”, avaliou.
cilindro, entre Os limites de emissões de ruídos FOTOS DIVULGAÇÃO
as soluções do MAR-1 também foram classifi-
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