Page 18 - Revista EAA - Edição 63
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MEIO AMBIENTE





           Ao nível do MAR-1






           ALÉM DOS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS, PRIMEIRO ESTÁGIO DO
           PROCONVE NO SEGMENTO FORADEESTRADA ELEVA A
           EFICIÊNCIA DOS MOTORES E ALINHA O BRASIL À ESTRATÉGIA
           TECNOLÓGICA DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS, AUMENTANDO

           A  OMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL           FÁBIO OMETTO


           Desde 1º de janeiro está em vigor no país a primeira fase do Programa de   A potência máxima é aferida con-
           Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas   forme a norma ISO 14396:2002, en-
           e Rodoviárias, o Proconve/Mar-1. Pelo cronograma, a legislação começa a valer   quanto a medição das emissões gaso-
           este ano para as máquinas rodoviárias, com motores de potência igual ou maior   sas segue a NBR ISO 8178, da ABNT.
           a 37 kW (50 cv), e, a partir de janeiro de 2017, para todas as faixas de potência.   Os limites definidos pelo MAR-1
           Entre as máquinas agrícolas, com potência igual ou superior a 75 kW (101 cv),   correspondem aos padrões de contro-
           a norma entra em vigor também em 2017, e, finalmente, em 2019, para todos os   le EPA Tier III e Euro Stage IIIA,
           motores com potência de 19 a 75 kW (25 a 101 cv).                   anteriores aos que estão em vigência
             De acordo com a Resolução Conama Nº 433/2011, que estabeleceu o MAR-1,   nos Estados Unidos e na Europa,
           as máquinas agrícolas e rodoviárias automotrizes novas, nacionais e importadas,   respectivamente. Entretanto, mesmo
           deverão atender aos seguintes limites máximos de emissões de poluentes:   com essa defasagem em relação aos
                                                                               países desenvolvidos, o MAR-1 sig-
               Potência P kW (cv)   CO (g/kW•h)  HC + NOx (g/kW•h)  MP (g/kW•h)  nifica um instrumento definitivo para
              130 (176) ≤ P ≤ 560 (761)  3,5           4,0           0,2       as estratégias de controle de emissões
              75 (101) ≤ P < 130 (176)  5,0            4,0           0,3       no Brasil. “Não havia legislação espe-
               37 (50) ≤ P < 75 (101)  5,0             4,7           0,4       cífica para máquinas agrícolas e rodo-
               19 (25) ≤ P < 37 (50)   5,5             7,5           0,6       viárias, agora nós temos. Então, com
                                                                               esta primeira fase demos um grande
                                                                               passo, um passo enorme”, afirmou
                                                                               Everton Lopes da Silva, responsável
                                                                               pela Engenharia de Testes da Mahle
                                                                               Metal Leve, fornecedora global de
                                                                               componentes para motores.
                                                                                  Ao mesmo tempo, o mercado na-
                                                                               cional passa a utilizar o parâmetro de
                                                             MWM otimizou a    controle de emissões seguido pelos pa-
                                                             combustão dos     íses mais avançados, elevando-o a um
                                                             seus motores      patamar global. “A principal vantagem
                                                             por meio da       nisso é que, olhando para a indústria
                                                             recalibração da   automobilística brasileira, o MAR-1 a
                                                             eletrônica e da   coloca em consonância com estratégia
                                                             injeção de diesel,   tecnológica internacional e isso au-
                                                             e com cabeçotes   menta a competitividade da indústria
                                                             de 4 válv. por    local”, avaliou.
                                                             cilindro, entre      Os limites de emissões de ruídos  FOTOS DIVULGAÇÃO
                                                             as soluções       do MAR-1 também foram classifi-


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