Page 15 - Revista EAA - Edição 63
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Alexandre e gerenciamento eletrônico, mas usan-
Ana Carolina do conversor de torque para a ligação
de Sá Campos motor-transmissão em vez da embre-
(Sadec Team), agem automática do começo), os re-
vencedores do sultados de consumo no Fit atual são
Valeo Innovation significativos. Ainda mais em tempos
Challenge (Desafio de Inovar-Auto, programa governa-
Valeo de Inovação) mental que propõe metas de redução
de combustível em troca de redução
as relações de transmissão. Alexandre 4• Este novo modelo supera as limi- de impostos.
preferiu uma versão hidráulica, partin- tações de atrito que hoje freiam o No Fit com CVT os dados de
do do conceito de bomba/motor. desenvolvimento dos CVTs. consumo de combustível são melho-
Aí começa a nossa dedução. O 5• Poderia ser usado em uma gama res que no modelo com câmbio ma-
motor do veículo giraria um motor muito maior de veículos e motores. nual de cinco marchas. Na estrada, a
ou bomba hidráulica (que pode ser 6• Aproveita melhor o rendimento do média de consumo do Fit divulgada
de palhetas, aletas ou até pistões), que motor, reduzindo consumo de com- pela Honda, com câmbio manual, é de
impulsiona o fluido, que vai movi- bustível e emissões. 9,49/13,55 km/litro (etanol e gasoli-
mentar um eixo secundário que leva na). Equipado com CVT, o mesmo Fit
o movimento para as rodas. Tudo Automático com faz 9,90/14,14 km/litro, uma melhora
isso com gerenciamento eletrônico infinitas marchas significativa de consumo.
para coordenar motor, transmissão e O câmbio CVT começou comercial-
a exigência de potência e torque em mente com os carros da Daf holande- Desafio da inovação
cada momento. Tanto que Alexandre sa em 1958 e recebeu o nome de Va- O concurso da Valeo é feito anual-
confessa que, para o gerenciamento riomatic. Desde então, fez aparições mente e as inscrições vão de meados
eletrônico “tive de fazer estudos adi- em várias marcas de automóveis, po- de outubro até início de fevereiro.
cionais durante a competição”. rém se consolidou nos scooters, com O Valeo Innovation Challenge para
Mais detalhes técnicos? Alexandre o tradicional sistema de duas polias 2015 encerrou suas inscrições no dia 2
promete mostrar o projeto – e um pro- variáveis, interligadas por uma correia de fevereiro.
tótipo funcional – depois do processo de borracha. Alexandre Bemquerer, depois de
de patente terminar, o que deve demo- Mais recentemente, principalmen- passar na primeira fase da competi-
rar ainda alguns meses. te os fabricantes japoneses se voltaram ção com 969 times, concorreu com 20
Mas Alexandre enumera as muitas para o CVT, visando um câmbio auto- equipes de 13 países. Os selecionados
vantagens do seu projeto, sobre o qual mático de preço mais acessível e tam- já receberam 5.000 euros para a cons-
a Valeo declara que “a ideia é tão ino- bém economia de combustível e con- trução de um protótipo de sua inven-
vadora que força experts a reconsiderar forto para dirigir. Também Fiat, Ford ção. Dessas 20 equipes, saíram sete ti-
o que já sabem”: e GM tiveram suas versões com este mes que foram para semi afinal, vindos
1• Este CVT, com controle total- sistema de câmbio, sempre em carros do Canadá, Estados Unidos, Austrália
mente eletrônico, terá custo mui- pequenos e mais leves. e Índia. Alexandre e Ana Carolina
to menor, “comparável ao de um A Honda no Brasil, por exemplo, eram os únicos brasileiros. Como bô-
câmbio manual”. usou o CVT no primeiros Fit em nus, a grande final do Desafio Valeo
2• É muito mais compacto e leve, com 2004, voltou em 2009 ao seu exclusivo foi disputada em Paris, uma viagem
desempenho esperado muito acima câmbio automático, o Hondamatic, que também é um prêmio extra.
dos modelos existentes. de sua propriedade e que não utiliza Além de aguardar ansioso pela pa-
3• Poderá operar com qualquer tipo o tradicional trem epicicloidal, e, na tente do seu CVT, Alexandre também
de motor e, no caso de motores de ultima versão do Fit, lançado no final espera que sua invenção se torne rapi-
combustão interna, também oti- de 2014, reassumiu o CVT já com um damente um produto comercial: “Não
miza o funcionamento do próprio modelo aperfeiçoado. Mesmo ainda adianta ter algo bom e não colocar no
motor. sendo um CVT convencional (com mercado”, conclui. ■
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