Page 15 - Revista EAA - Edição 63
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Alexandre e         gerenciamento eletrônico, mas usan-
                                                           Ana Carolina        do conversor de torque para a ligação
                                                           de Sá Campos        motor-transmissão em vez da embre-
                                                           (Sadec Team),       agem automática do começo), os re-
                                                           vencedores do       sultados de consumo no Fit atual são
                                                           Valeo Innovation    significativos. Ainda mais em tempos
                                                           Challenge (Desafio   de Inovar-Auto, programa governa-
                                                           Valeo de Inovação)  mental que propõe metas de redução
                                                                               de combustível em troca de redução
           as relações de transmissão. Alexandre   4• Este novo modelo supera as limi-  de impostos.
           preferiu uma versão hidráulica, partin-  tações de atrito que hoje freiam o   No Fit com CVT os dados de
           do do conceito de bomba/motor.      desenvolvimento dos CVTs.       consumo de combustível são melho-
             Aí começa a nossa dedução. O    5•  Poderia ser usado em uma gama   res que no modelo com câmbio ma-
           motor do veículo giraria um motor   muito maior de veículos e motores.  nual de cinco marchas. Na estrada, a
           ou bomba hidráulica (que pode ser   6• Aproveita melhor o rendimento do   média de consumo do Fit divulgada
           de palhetas, aletas ou até pistões), que   motor, reduzindo consumo de com-  pela Honda, com câmbio manual, é de
           impulsiona o fluido, que vai movi-  bustível e emissões.            9,49/13,55 km/litro (etanol e gasoli-
           mentar um eixo secundário que leva                                  na). Equipado com CVT, o mesmo Fit
           o movimento para as rodas.  Tudo   Automático com                   faz 9,90/14,14 km/litro, uma melhora
           isso com gerenciamento eletrônico   infinitas marchas                significativa de consumo.
           para coordenar motor, transmissão e   O câmbio CVT começou comercial-
           a exigência de potência e torque em   mente com os carros da Daf holande-  Desafio da inovação
           cada momento. Tanto que Alexandre   sa em 1958 e recebeu o nome de Va-  O concurso da  Valeo é feito anual-
           confessa que, para o gerenciamento   riomatic. Desde então, fez aparições   mente e as inscrições vão de meados
           eletrônico “tive de fazer estudos adi-  em várias marcas de automóveis, po-  de outubro até início de fevereiro.
           cionais durante a competição”.    rém se consolidou nos scooters, com   O  Valeo Innovation Challenge para
             Mais detalhes técnicos? Alexandre   o tradicional sistema de duas polias   2015 encerrou suas inscrições no dia 2
           promete mostrar o projeto – e um pro-  variáveis, interligadas por uma correia   de fevereiro.
           tótipo funcional – depois do processo   de borracha.                   Alexandre Bemquerer, depois de
           de patente terminar, o que deve demo-  Mais recentemente, principalmen-  passar na primeira fase da competi-
           rar ainda alguns meses.           te os fabricantes japoneses se voltaram   ção com 969 times, concorreu com 20
             Mas Alexandre enumera as muitas   para o CVT, visando um câmbio auto-  equipes de 13 países. Os selecionados
           vantagens do seu projeto, sobre o qual   mático de preço mais acessível e tam-  já receberam 5.000 euros para a cons-
           a Valeo declara que “a ideia é tão ino-  bém economia de combustível e con-  trução de um protótipo de sua inven-
           vadora que força experts a reconsiderar   forto para dirigir. Também Fiat, Ford   ção. Dessas 20 equipes, saíram sete ti-
           o que já sabem”:                  e GM tiveram suas versões com este   mes que foram para semi afinal, vindos
           1• Este CVT, com controle total-  sistema de câmbio, sempre em carros   do Canadá, Estados Unidos, Austrália
             mente eletrônico, terá custo mui-  pequenos e mais leves.         e Índia. Alexandre e Ana Carolina
             to menor, “comparável ao de um     A Honda no Brasil, por exemplo,   eram os únicos brasileiros. Como bô-
             câmbio manual”.                 usou o CVT no primeiros Fit em    nus, a grande final do Desafio Valeo
           2• É muito mais compacto e leve, com   2004, voltou em 2009 ao seu exclusivo   foi disputada em Paris, uma viagem
             desempenho esperado muito acima   câmbio automático, o Hondamatic,   que também é um prêmio extra.
             dos modelos existentes.         de sua propriedade e que não utiliza   Além de aguardar ansioso pela pa-
           3• Poderá operar com qualquer tipo   o tradicional trem epicicloidal, e, na   tente do seu CVT, Alexandre também
             de motor e, no caso de motores de   ultima versão do Fit, lançado no final   espera que sua invenção se torne rapi-
             combustão interna, também oti-  de 2014, reassumiu o CVT já com um   damente um produto comercial: “Não
             miza o funcionamento do próprio   modelo aperfeiçoado. Mesmo ainda   adianta ter algo bom e não colocar no
             motor.                          sendo um CVT convencional (com    mercado”, conclui.            ■


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