Page 19 - Revista EAA - Edição 63
P. 19

cados conforme o equipamento: para   acordo com ele, a decisão da tecnolo-  América do Sul – inclusive o Brasil e
           as máquinas rodoviárias com esteiras   gia pela fabricante e a negociação de   o MAR-1 – são feitos em seu centro
           (tratores, pás-carregadeiras e retroes-  fornecimento são feitas de forma glo-  tecnológico instalado em Jundiaí (SP),
           cavadeiras, por exemplo), o limite é de   bal, baseada em tecnologias aplicadas   assim como de cilindros e anéis para
           106 dB(A); para os modelos com ro-  e funcionais nos mercados americano   todos os mercados do mundo.
           das (tratores, pás-carregadeiras e retro-  e europeu, exigindo nesta primeira   Dentro da MWM Internatio-
           escavadeiras), motoniveladoras e rolos   fase um menor nível de inovação tec-  nal – fabricante de motores instalada
           compactadores não vibratórios, 104   nológica. “Mas de uma forma global,   no Brasil e que atende a mais de 200
           dB(A); para os rolos-compactadores   os motores estão tendo uma evolução   clientes locais e no exterior –, a ade-
           vibratórios, 109 dB(A); e para as esca-  tecnológica considerável.”   quação dos motores para o MAR-1
           vadeiras, 96 dB(A).                  O representante da fornecedo-  envolveu a otimização de combustão
                                             ra de autopeças também especificou   por meio de gerenciamento eletrôni-
           Evolução considerável             que essas primeiras atualizações se   co e aumento de pressão de injeção
           Nessa primeira etapa, havia tecnolo-  concentraram, por exemplo, na geo-  com sistema  common rail; aumento
           gia disponível para adequar os moto-  metria da câmara de combustão, com   de resistência do bloco; aumento de
           res ao nível de emissões determinado   otimizações no sistema PCU – Power   pressão de combustão; maior vazão de
           pelo MAR-1, afirmou o engenheiro   Cell Unit (Unidade de Célula de For-  óleo lubrificante; adoção de cabeçotes
           da Mahle. Segundo ele, as tecnolo-  ça), formado pelos cilindros, pistões   com quatro válvulas por cilindro e flu-
                                             e anéis –, para aumentar a eficiência   xo otimizado, além de novos materiais
           gias hoje aplicadas nos veículos on-hi-
           ghway (caminhões e ônibus) podem   da combustão e reduzir o consumo   e desenho da junta de cabeçote, entre
           ser internalizadas pelos  off-highway   de óleo lubrificante, itens que afetam   outras soluções.
           (fora-de-estrada), e enquadrar esse   diretamente as emissões gasosas. Ou-  De acordo com Cristian Prates
           segmento nos limites determinados.   tro ponto crucial foi a recalibração do   Malevic, gerente da divisão de En-
           “O desenvolvimento tecnológico já foi   sistema de injeção, aumentando as   genharia de Motores da empresa, em
           feito lá atrás. Só estamos transferindo   pressões de injeção, trabalhando em   algumas situações especificas, poderá
           esse know-how para máquinas agríco-  avanço e em ajustes no motor. Todos   ser aplicado um sistema interno de
           las”, sintetizou. Muitas vezes, ainda de   os desenvolvimentos da Mahle para a   recirculação de gases, mas nenhum ca-


             Limite sonoro:
                máximo de
             104 dB (A) para
                 os tratores
                  agrícolas



























                                                                                                           19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24