Page 19 - Revista EAA - Edição 63
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cados conforme o equipamento: para acordo com ele, a decisão da tecnolo- América do Sul – inclusive o Brasil e
as máquinas rodoviárias com esteiras gia pela fabricante e a negociação de o MAR-1 – são feitos em seu centro
(tratores, pás-carregadeiras e retroes- fornecimento são feitas de forma glo- tecnológico instalado em Jundiaí (SP),
cavadeiras, por exemplo), o limite é de bal, baseada em tecnologias aplicadas assim como de cilindros e anéis para
106 dB(A); para os modelos com ro- e funcionais nos mercados americano todos os mercados do mundo.
das (tratores, pás-carregadeiras e retro- e europeu, exigindo nesta primeira Dentro da MWM Internatio-
escavadeiras), motoniveladoras e rolos fase um menor nível de inovação tec- nal – fabricante de motores instalada
compactadores não vibratórios, 104 nológica. “Mas de uma forma global, no Brasil e que atende a mais de 200
dB(A); para os rolos-compactadores os motores estão tendo uma evolução clientes locais e no exterior –, a ade-
vibratórios, 109 dB(A); e para as esca- tecnológica considerável.” quação dos motores para o MAR-1
vadeiras, 96 dB(A). O representante da fornecedo- envolveu a otimização de combustão
ra de autopeças também especificou por meio de gerenciamento eletrôni-
Evolução considerável que essas primeiras atualizações se co e aumento de pressão de injeção
Nessa primeira etapa, havia tecnolo- concentraram, por exemplo, na geo- com sistema common rail; aumento
gia disponível para adequar os moto- metria da câmara de combustão, com de resistência do bloco; aumento de
res ao nível de emissões determinado otimizações no sistema PCU – Power pressão de combustão; maior vazão de
pelo MAR-1, afirmou o engenheiro Cell Unit (Unidade de Célula de For- óleo lubrificante; adoção de cabeçotes
da Mahle. Segundo ele, as tecnolo- ça), formado pelos cilindros, pistões com quatro válvulas por cilindro e flu-
e anéis –, para aumentar a eficiência xo otimizado, além de novos materiais
gias hoje aplicadas nos veículos on-hi-
ghway (caminhões e ônibus) podem da combustão e reduzir o consumo e desenho da junta de cabeçote, entre
ser internalizadas pelos off-highway de óleo lubrificante, itens que afetam outras soluções.
(fora-de-estrada), e enquadrar esse diretamente as emissões gasosas. Ou- De acordo com Cristian Prates
segmento nos limites determinados. tro ponto crucial foi a recalibração do Malevic, gerente da divisão de En-
“O desenvolvimento tecnológico já foi sistema de injeção, aumentando as genharia de Motores da empresa, em
feito lá atrás. Só estamos transferindo pressões de injeção, trabalhando em algumas situações especificas, poderá
esse know-how para máquinas agríco- avanço e em ajustes no motor. Todos ser aplicado um sistema interno de
las”, sintetizou. Muitas vezes, ainda de os desenvolvimentos da Mahle para a recirculação de gases, mas nenhum ca-
Limite sonoro:
máximo de
104 dB (A) para
os tratores
agrícolas
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