Page 20 - Revista EAA - Edição 63
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MEIO AMBIENTE





           talisador ou sistema de Arla 32 será aplicado neste momento. Ainda segundo o   quinas, será preciso recorrer às tecno-
           executivo, os valores de emissões foram atendidos em sua íntegra e os motores   logias de redução de emissões mais
           MWM 3.2-L, 4.3-l, 4.8-L e 7.2-L já estão adequados para as versões de má-  avançadas, mas também já conheci-
           quinas de construção e podem ser utilizados, inclusive, para eventuais aplicações   das, como, o downsizing dos motores,
           agrícolas que não demandem motores estruturais até 330 cv.          para a qual estão caminhando os au-
             “Paralelamente, os motores emissionados para máquinas agrícolas estão em   tomóveis, e os sistemas de pós-trata-
           fase avançada de desenvolvimento e aplicação com os clientes, visando atendi-  mento dos gases de escapamento, se-
           mento às exigências de 2017 e 2019”, afirmou. O desenvolvimento de motor bá-  melhantes aos utilizados atualmente
           sico para o MAR-1 foi feito no centro técnico da MWM, em São Paulo. “Os tes-  pelos caminhões e ônibus.
           tes de validação de aplicação dos motores em equipamentos ocorrem, em grande
           parte, nas dependências dos clientes, com nosso time de engenharia dando apoio   Investimentos em Engenharia
           aos trabalhos in loco, junto às máquinas”, concluiu Cristian Malevic.  Mesmo sem exigir, ainda, alterações
             Ainda não foi definido (ou, pelo menos, divulgado) quando entrará em vigor   ou tecnologias de grande comple-
           a fase seguinte ao Proconve/Mar-I. Entretanto, se o critério de progressão do   xidade, a adequação dos motores e
           controle de emissões for o mesmo adotado para os segmentos de automóveis e   equipamentos ao MAR-1 vem de-
           de caminhões daqui, a próxima legislação do Conama para as máquinas fora-  mandando, por parte de fornecedores
           -de-estrada deverá copiar os padrões do Tier IV. Em vigência nos Estados Uni-  e fabricantes, a destinação de pessoal
           dos desde 2011, a norma abrangeu, de início, os motores Diesel com potência   e de recursos para o todo o período
           de 130 a 560 kW (176 a 761 cv), e, a partir de 2012, também os de 55 a 130   de ensaios, validações e homologação.
           kW (74 a 176 cv).                                                      Entretanto, uma das grandes difi-
             Em comparação com a norma anterior (Tier III) – que está valendo hoje para   culdades encontradas pelas fabricantes
           as máquinas, no Brasil – considera-se que a redução de material particulado seja   para o desenvolvimento do MAR-1,
           da ordem de 90%, enquanto a de NOx alcance 45%. Os limites de emissões são   tem sido a falta de laboratórios para
           de 2,0 g/kW•h para o NOx, e de 0,02 g/kW•h para os particulados. A norma   os testes – como os que são mantidos
           Tier IV Final, prevista para vigorar a partir deste ano, cortará a emissão de NOx   pelas próprias Mahle e MWM. E esse
           em mais 45%, ou, a praticamente zero.                               gargalo pode ficar ainda mais apertado
             Se confirmado esse segundo passo para o Proconve no segmento de má-  quando a segunda fase do Programa

                                                                                            No laboratório
                                                                                            de ruídos são
                                                                                            aferidos os níveis
                                                                                            de emissões, dentro
                                                                                            e fora da cabine



























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