Page 10 - Revista EAA - Edição 64
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NOTÍCIAS





           Veículo do futuro

           Depois da repercussão do Genesis, do
           ano passado, a EDAG deu continuidade
           à pretensão de construir uma carroceria
           inspirada na biônica. Partindo desse princípio,
           foi concebido o Light Cocoon, que apresenta
           estrutura de sustentação ramificada, que
           atende aos requisitos estruturais relevantes.
           Obviamente, os conceitos aplicados para o
           desenvolvimento de veículos leves devem
           atender aos requisitos de rigidez, de torção, e de flexão, bem como aos de segurança.   A manufatura generativa é
           Como resultado desse conceito, foi gerada uma estrutura que se assemelha a uma teia de   considerada revolucionária para a
           aranha, composta de perfis de alumínio de diferentes dimensões.      indústria automobilística: estruturas
            Para obter uma superfície extremamente leve, à semelhança da folha de uma planta,   complexas poderiam ser produzidas
           o Light Cocoon recebeu uma superfície de material têxtil. Um tecido de poliéster   sem ferramentas e em apenas um
           extremamente leve e resistente ao tempo (Texapore Softshell O2+) foi escolhido   processo, além de abrir horizontes
           para compor sua carroceria. Graças ao conceito de iluminação de fundo de LED, a   desconhecidos dos engenheiros.
           combinação entre luz, estrutura e tecido gerou um design atrativo e inusitado. A   Mesmo que ainda não haja previsão
           implementação de estruturas complexas, como a do Light Cocoon, não era realizável   da produção em série para as peças
           até o momento, mas os atuais avanços da manufatura generativa estão fazendo que   estruturais, parte do Interior de um
           isso se torne cada vez mais possível.                               veículo já está perto de ser realizado.



           Frota renovada

           Parece que agora é definitivo. Em reunião
           com a presença de representantes da
           indústria de implementos rodoviários, o
           ministro do Desenvolvimento, Indústria
           e Comércio Exterior (MDIC), Armando
           Monteiro, mostrou a disposição do
           seu ministério em aprovar o programa
           de renovação da frota. Monteiro
           demonstrou estar empenhado em
           levar adiante essa empreitada frente
           a personalidades importantes nessa
           transição: Alcides Braga, presidente da
           Associação Nacional dos Fabricantes
           de Implementos Rodoviários (Anfir),   que representa as fabricantes informa que a medida – que ainda não tem prazo para
           Margarete Gandini, diretora do    ser aprovada – poderá representar o emplacamento de algo como aproximadamente
           departamento de indústrias de     mil reboques e semirreboques em seu primeiro ano de vigência. O programa, que
           equipamentos de transporte da     consiste na gradativa substituição dos implementos rodoviários antigos por modelos
           secretaria do desenvolvimento da   atuais, ainda não tem condições definidas. Também foi salientado que será avaliada
           produção do MDIC, José Vidoti e José   pelo ministério a possibilidade da ampliação do índice de financiamento do valor do
           Carlos Spricigo, vice-presidentes da Anfir,   bem pelo Finame PSI, linha do BNDES, dos atuais 70% e 50%, para pequenas empresas  FOTOS DIVULGAÇÃO
           Mário Rinaldi seu diretor executivo.  e grandes empresas, respectivamente, para 80%. Até o final de 2014, os implementos
            Comunicado divulgado pela entidade   tinham 100% de financiamento para ambos os clientes.


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