Page 10 - Revista EAA - Edição 64
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NOTÍCIAS
Veículo do futuro
Depois da repercussão do Genesis, do
ano passado, a EDAG deu continuidade
à pretensão de construir uma carroceria
inspirada na biônica. Partindo desse princípio,
foi concebido o Light Cocoon, que apresenta
estrutura de sustentação ramificada, que
atende aos requisitos estruturais relevantes.
Obviamente, os conceitos aplicados para o
desenvolvimento de veículos leves devem
atender aos requisitos de rigidez, de torção, e de flexão, bem como aos de segurança. A manufatura generativa é
Como resultado desse conceito, foi gerada uma estrutura que se assemelha a uma teia de considerada revolucionária para a
aranha, composta de perfis de alumínio de diferentes dimensões. indústria automobilística: estruturas
Para obter uma superfície extremamente leve, à semelhança da folha de uma planta, complexas poderiam ser produzidas
o Light Cocoon recebeu uma superfície de material têxtil. Um tecido de poliéster sem ferramentas e em apenas um
extremamente leve e resistente ao tempo (Texapore Softshell O2+) foi escolhido processo, além de abrir horizontes
para compor sua carroceria. Graças ao conceito de iluminação de fundo de LED, a desconhecidos dos engenheiros.
combinação entre luz, estrutura e tecido gerou um design atrativo e inusitado. A Mesmo que ainda não haja previsão
implementação de estruturas complexas, como a do Light Cocoon, não era realizável da produção em série para as peças
até o momento, mas os atuais avanços da manufatura generativa estão fazendo que estruturais, parte do Interior de um
isso se torne cada vez mais possível. veículo já está perto de ser realizado.
Frota renovada
Parece que agora é definitivo. Em reunião
com a presença de representantes da
indústria de implementos rodoviários, o
ministro do Desenvolvimento, Indústria
e Comércio Exterior (MDIC), Armando
Monteiro, mostrou a disposição do
seu ministério em aprovar o programa
de renovação da frota. Monteiro
demonstrou estar empenhado em
levar adiante essa empreitada frente
a personalidades importantes nessa
transição: Alcides Braga, presidente da
Associação Nacional dos Fabricantes
de Implementos Rodoviários (Anfir), que representa as fabricantes informa que a medida – que ainda não tem prazo para
Margarete Gandini, diretora do ser aprovada – poderá representar o emplacamento de algo como aproximadamente
departamento de indústrias de mil reboques e semirreboques em seu primeiro ano de vigência. O programa, que
equipamentos de transporte da consiste na gradativa substituição dos implementos rodoviários antigos por modelos
secretaria do desenvolvimento da atuais, ainda não tem condições definidas. Também foi salientado que será avaliada
produção do MDIC, José Vidoti e José pelo ministério a possibilidade da ampliação do índice de financiamento do valor do
Carlos Spricigo, vice-presidentes da Anfir, bem pelo Finame PSI, linha do BNDES, dos atuais 70% e 50%, para pequenas empresas FOTOS DIVULGAÇÃO
Mário Rinaldi seu diretor executivo. e grandes empresas, respectivamente, para 80%. Até o final de 2014, os implementos
Comunicado divulgado pela entidade tinham 100% de financiamento para ambos os clientes.
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