Page 6 - Revista EAA - Edição 64
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ARTIGO
Clean Diesel, ilustre
desconhecido. Ainda!
China e Índia vivem explosão econô- 40 ANOS DE PROIBIÇÃO to com efeito político. Atendendo às
mica e industrial já há mais de uma DEIXARAM O PAÍS FORA DOS demandas de partidos ambientalis-
década e, hoje, com crescimento ron- AVANÇOS TECNOLÓGICOS tas e da sociedade, o governo francês
dando os dois dígitos. As imagens das OCORRIDOS GLOBALMENTE anunciou, recentemente, medidas que
suas grandes cidades estampadas nos LUSO M. VENTURA* tendem, a médio e longo prazos, mi-
jornais do Ocidente dão a dimensão nimizar o impacto ambiental dos au-
dos problemas ambientais que en- tomóveis por lá.
frentam. O horizonte desapareceu, os No fim do ano passado, a prefeita
dias são invariavelmente cinzas e, cer- de Paris, Anne Hidalgo, veio a pú-
tamente, os efeitos da poeira em suspensão e das emissões de óxidos de nitrogê- blico dizer ter sido um erro a opção
nio (NOx) vem sendo sentidas de forma inexorável pela população. Agora, final de privilegiar a motorização Diesel
de março de 2015, notícias de Paris – acompanhadas de imagens inesperadas naquele país. Ao mesmo tempo, afir-
– estão nos jornais. No centro, a torre Eiffel aparece tímida, descolorida, quase mou que em breve seria anunciado
apagada. Nas ruas impera, como aqui, o rodízio dos veículos. Problemas seme- um plano visando criar zonas de bai-
lhantes nos três países: material particulado e NOx e em nenhum os veículos xa poluição na cidade onde os carros
representam a principal fonte. a diesel não teriam permissão para
O uso do diesel tem sido incentivado na França como parte da política de circular. A frota de veículos francesa
redução das emissões de gases de efeito estufa e de estímulo à economia de com- tem idade média de 8,5 anos, elevada
bustível. Como consequência, quase 80% da frota francesa de carros é movida a para os níveis europeus. Isso significa
diesel atualmente. Nada mais natural que neles concentrar ações de saneamen- que alguns milhões de carros são an-
tigos, sem as soluções mais modernas
que garantem baixos níveis de emis-
Figura 1. Redução do material particulado são de poluentes. Figura 1.
A reação foi imediata. A França é
As emissões de material particulado (PM10) caíram 96% dos limites Euro 1
para Euro 6, e hoje são equivalentes a um grão de areia por km rodado um país com tradição diesel e centro
de excelência na aplicação de tecno-
logias avançadas. O Comitê de Fa-
bricantes Franceses de Automóveis
(CCFA) condenou a posição da sra.
Hidalgo cobrando ações baseadas em
critérios mais objetivos. Indicou ain-
da que a renovação da frota da cida-
de traria benefícios consistentes para
a qualidade do ar. Ou seja, ao não se
distinguir o veículo novo do velho,
atacando-se simplesmente o diesel e
desprezando-se todas as conquistas
recentes na redução de emissões que
levaram ao chamado clean Diesel, es-
tava ignorando o plano de redução de
emissões do país, que vem baixando
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