Page 7 - Revista EAA - Edição 64
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gradativamente os limites para os veí- Berlim, Londres e Roma) introduziram este tipo de medida há mais de 10 anos
culos. Figura 2. com notáveis melhorias da qualidade do ar.
A prefeita Anne Hidalgo tinha Os fabricantes estão ansiosos para, na próxima reunião com a prefeitura de
originalmente a intenção de proibir Paris, esclarecer e confirmar a eficiência total dos filtros de partículas (DPF’s),
completamente o diesel, mas acabou inclusive para as partículas finas, sob todas as condições de condução. Esses
mudando para restringir apenas au- filtros desde 2011 equipam todos os novos carros a diesel. Além disso, desde
tomóveis mais antigos no coração janeiro de 2014, todos os veículos pesados, caminhões e ônibus devem cumprir
de Paris. Em fevereiro, Paris decidiu as normas de emissões Euro 6, que também exigem DPF’s.
adotar uma lei de transição energéti- Agora, em 27 de março, durante a inauguração de uma nova fábrica de mo-
ca, que proíbe os veículos mais antigos tores Otto da PSA Peugeot Citroën, o presidente francês François Hollande
no centro e em algumas cidades da surpreendeu ao falar da importância do Diesel, que vem sendo criticado pela
região metropolitana a partir de ju- mídia nas últimas semanas:” Vocês têm motores extremamente eficientes quan-
lho de 2015. O movimento, que vem to à emissão de particulados. Chamo a atenção que os mais recentes motores
se desenvolvendo desde que foi eleita Diesel são também eficientes na guerra contra as emissões dos gases do efeito
no ano passado, faz parte de um plano estufa. É importante dizer isso porque se de um lado a diversificação é necessá-
mais amplo para reduzir as emissões ria, de outro nós precisamos defender a elevada eficiência do motor Diesel, tam-
dos veículos Diesel mais antigos. bém produzido aqui”, e continuou: “vocês devem mostrar a extrema eficiência
Os fabricantes franceses de au- dos novos motores quanto aos particulados”.
tomóveis entendem que as medidas No Reino Unido o tema também vem merecendo discussões e esclarecimen-
anunciadas pela prefeita de Paris tos. A indústria automobilística britânica lançou recentemente um contra-ata-
trazem uma resposta adequada aos que ao que chama de “demonização” de motores Diesel, dizendo que equívocos
problemas de qualidade do ar, uma e desconhecimento sobre eles estão prejudicando as tentativas de melhorar a
vez que limita a circulação apenas dos qualidade do ar no Reino Unido.
carros mais poluentes, começando A Sociedade de Fabricantes e de Comercialização de Motores (SMMT),
com veículos leves anteriores a 1997 apoiada por fabricantes de automóveis, lançou uma campanha de esclarecimen-
e veículos pesados de antes de 2001. to para se contrapor às ações que vêm sendo tomadas por várias autoridades
Em paralelo, foram definidos incenti-
vos para compra de automóveis novos
e incentivos adicionais para a compra Figura 2. Redução do NOx entre 2001 e 2015
de veículos elétricos e infraestrutura
As emissões de NOx dos carros Diesel foram reduzidas em 84%
de ser abastecimento.
Na cidade de Paris, os carros a die-
sel modernos com tecnologia Euro 6,
equipados com filtros de partículas
(DPF’s), agora poderão circular sem
restrições inclusive após 2020. Os fa-
bricantes sempre consideraram que
medidas restritivas a veículos antigos
representariam uma alavanca impor-
tante para redução das emissões. Mais
de 200 cidades da Europa (incluindo
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