Page 8 - Revista EAA - Edição 64
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ARTIGO
Figura 3. Fontes de emissão de NOx no Reino Unido
Aquecimento
25% Geração de
eletricidade
30%
Veículos
pesados
13%
resultados do estudo deverão ser con-
Transporte não siderados nas avaliações futuras das
Carros rodoviário agências reguladoras sobre os efeitos
14% 17%
da tecnologia Diesel na saúde.
No Brasil, a desinformação sobre
Outros a evolução dos motores Diesel é mui-
1%
[DEFRA AQPI] to maior. São 40 anos de proibição
do diesel para os automóveis. Anos
locais contra veículos movidos a diesel, com sobretaxas e uma zona de emissões em que a tecnologia Diesel deu sal-
ultrabaixas a ser implantada no centro de Londres. tos enormes na Europa e nos EUA.
Para a indústria, essas ações não refletem os avanços da tecnologia: “motores Todos na direção da maior eficiência
Diesel de hoje são mais limpos que nunca, reflexo dos bilhões de libras de inves- energética – leia-se consumo e emis-
timento realizado pelos fabricantes para melhorar a qualidade do ar. Proibições são de CO 2– na redução das emissões
e impostos de estacionamento, portanto, não fazem sentido do ponto de vista de material particulado e dos óxidos
ambiental”. A organização e os principais fabricantes de automóveis – BMW, de nitrogênio (NOx), no conforto dos
Ford, Jaguar Land Rover e Volkswagen – também uniram forças para “ajustar baixos níveis de ruído e vibração, no
a posição correta dos carros a diesel” à luz da “confusão generalizada” sobre os excepcional desempenho e confiabi-
poluentes emitidos. lidade. Essa tecnologia chegou aqui
Pesquisa recente revela desinformação generalizada sobre a tecnologia com os veículos comerciais pesados
Diesel que, se não esclarecida, pode levar à restrição dos mais modernos veícu- com a evolução da legislação de emis-
los de baixa emissão e minar os esforços para atender as estritas exigências da sões do Proconve, hoje na fase P7,
qualidade do ar e de mudanças climáticas do Reino Unido. Segundo a pesquisa, equivalente à Euro 5. Os SUV’s im-
87% dos adultos disseram não ter conhecimento da mais recente tecnologia portados também trazem esse avanço
Euro 6 de emissões dos veículos, enquanto 54% incorretamente culparam os e um Jeep nacional, o Renegade, acaba
automóveis e veículos comerciais como os maiores causadores da poluição do ar de ser lançado com ela.
no Reino Unido. Figura 3. Falta, mas vem sendo debatida, a
Mas o universo Diesel não sofre somente ameaças. Após dois anos de pes- liberação dos carros Diesel no Brasil.
quisa, o Health Effects Institute – HEI (Boston, EUA) – concluiu que a expo- Importante é que ela venha trazendo
sição às emissões dos motores Diesel veiculares mais modernos não apresentou a tecnologia de controle de emissões
qualquer evidência de aumento no risco de câncer de pulmão ou outros efeitos mais avançada e praticada interna-
adversos significativos para a saúde nos animais em estudo, além de confirmar cionalmente. Temos de evitar que
que as concentrações de partículas e poluentes atmosféricos tóxicos emitidos são desinformações e discussões políticas,
cerca de 90% menores que as dos motores Diesel mais antigos. como as da França e do Reino Unido,
O HEI é um instituto de pesquisas independente, sem fins lucrativos, fun- contaminem o trabalho a favor da li-
dado em conjunto, pela EPA – Agência de Proteção Ambiental americana – e beração do carro Diesel.
pela Indústria para a realização estudos de apoio a decisões confiáveis sobre
*Luso Ventura é Diretor da SAEBRASIL, da Mobi-
efeitos da poluição do ar na saúde. Pela importância e credibilidade da HEI, os lidade Engenharia e da Aprove Diesel
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