Page 8 - Revista EAA - Edição 64
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ARTIGO





            Figura 3. Fontes de emissão de NOx no Reino Unido





                           Aquecimento
                           25%               Geração de
                                             eletricidade
                                             30%

                      Veículos
                      pesados
                      13%
                                                                               resultados do estudo deverão ser con-
                                           Transporte não                      siderados nas avaliações futuras das
                               Carros      rodoviário                          agências reguladoras sobre os efeitos
                               14%         17%
                                                                               da tecnologia Diesel na saúde.
                                                                                  No Brasil, a desinformação sobre
                                               Outros                          a evolução dos motores Diesel é mui-
                                               1%
              [DEFRA AQPI]                                                     to maior. São 40 anos de proibição
                                                                               do diesel para os automóveis. Anos
           locais contra veículos movidos a diesel, com sobretaxas e uma zona de emissões   em que a tecnologia Diesel deu sal-
           ultrabaixas a ser implantada no centro de Londres.                  tos enormes na Europa e nos EUA.
             Para a indústria, essas ações não refletem os avanços da tecnologia: “motores   Todos na direção da maior eficiência
           Diesel de hoje são mais limpos que nunca, reflexo dos bilhões de libras de inves-  energética – leia-se consumo e emis-
           timento realizado pelos fabricantes para melhorar a qualidade do ar. Proibições   são de CO 2– na redução das emissões
           e impostos de estacionamento, portanto, não fazem sentido do ponto de vista   de material particulado e dos óxidos
           ambiental”. A organização e os principais fabricantes de automóveis – BMW,   de nitrogênio (NOx), no conforto dos
           Ford, Jaguar Land Rover e Volkswagen – também uniram forças para “ajustar   baixos níveis de ruído e vibração, no
           a posição correta dos carros a diesel” à luz da “confusão generalizada” sobre os   excepcional desempenho e confiabi-
           poluentes emitidos.                                                 lidade. Essa tecnologia chegou aqui
             Pesquisa recente revela desinformação generalizada sobre a tecnologia   com os veículos comerciais pesados
           Diesel que, se não esclarecida, pode levar à restrição dos mais modernos veícu-  com a evolução da legislação de emis-
           los de baixa emissão e minar os esforços para atender as estritas exigências da   sões do Proconve, hoje na fase P7,
           qualidade do ar e de mudanças climáticas do Reino Unido. Segundo a pesquisa,   equivalente à Euro 5. Os SUV’s im-
           87% dos adultos disseram não ter conhecimento da mais recente tecnologia   portados também trazem esse avanço
           Euro 6 de emissões dos veículos, enquanto 54% incorretamente culparam os   e um Jeep nacional, o Renegade, acaba
           automóveis e veículos comerciais como os maiores causadores da poluição do ar   de ser lançado com ela.
           no Reino Unido. Figura 3.                                              Falta, mas vem sendo debatida, a
             Mas o universo Diesel não sofre somente ameaças. Após dois anos de pes-  liberação dos carros Diesel no Brasil.
           quisa, o Health Effects Institute – HEI (Boston, EUA) – concluiu que a expo-  Importante é que ela venha trazendo
           sição às emissões dos motores Diesel veiculares mais modernos não apresentou   a tecnologia de controle de emissões
           qualquer evidência de aumento no risco de câncer de pulmão ou outros efeitos   mais avançada e praticada interna-
           adversos significativos para a saúde nos animais em estudo, além de confirmar   cionalmente.  Temos de evitar que
           que as concentrações de partículas e poluentes atmosféricos tóxicos emitidos são   desinformações e discussões políticas,
           cerca de 90% menores que as dos motores Diesel mais antigos.        como as da França e do Reino Unido,
             O HEI é um instituto de pesquisas independente, sem fins lucrativos, fun-  contaminem o trabalho a favor da li-
           dado em conjunto, pela EPA – Agência de Proteção Ambiental americana – e   beração do carro Diesel.
           pela Indústria para a realização estudos de apoio a decisões confiáveis sobre
                                                                               *Luso Ventura é Diretor da SAEBRASIL, da Mobi-
           efeitos da poluição do ar na saúde. Pela importância e credibilidade da HEI, os   lidade Engenharia e da Aprove Diesel


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