Page 55 - Revista EAA - Edição 66
P. 55

Vista de uma seção da
                     nova laminadora-piloto
                      do Micromill perto de
                      San Antonio, no Texas.
                      O compacto processo
                         requer bem menos
                       área útil do que uma
                      instalação de fundição
                       contínua de alumínio


           térmico). Mas o que um laminadora   vezes mais formável e 30% mais leve do que aqueles feito em aço de alta resistência.
           faz em cerca de 20 dias, o Micromill   A tecnologia de processamento Micromill é flexível, possibilitando fábricas
           leva em torno de 20 minutos.”     alternar entre os produtos em rolo para os mercados automobilísticos, industriais
             A inovação está no processo. A   e de vasilhames. Murphy disse que a Alcoa acabou de encerrar testes de produ-
           microestrutura da chapa de alumínio   tos com os consumidores na sua nova operação-piloto Micromill perto de San
           é  inteiramente  diferente  daquela  de   Antonio e está no processo de classificar o material para as plataformas automo-
           um produto de fundição direta (DC,   bilísticas de próxima geração.
           direct cast), disse Murphy, com atri-
           butos de desempenho significativa-  Liga 6000 para substituir a série 5000?
           mente maiores.                    O Micromill é virtualmente capaz de fazer qualquer produto em chapa, incluin-
             “O produto é 40% mais formá-    do as ligas série 5000 e 6000. “Atualmente, estamos introduzindo amostras para
           vel do que as ligas tradicionais e 30%   nossos clientes, em aplicação em peças difíceis de formar com o interno de por-
           mais forte, o que achamos que será al-  tas de passageiros e portas de carga,” falou Murphy. “Estamos pedindo a eles
           tamente competitivo com os produtos   que para usá-lo em algo que não imaginassem ser possível. Dentro de três a seis
           de chapa de alumínio atuais, inclusi-  meses teremos muitos retornos. Mas as respostas preliminares têm sido bastante
           ve  os  nossos  próprios.  Ela  atende  aos   encorajadoras.”
           padrões de qualidade de superfície da   O atributo maior resistência do material significa que ele pode ser mais fino
           indústria. O mais importante, porém,   em até 30% em relação ao aço usado atualmente, o que resulta em menos peso de
           é acharmos que ela tem potencial para
                                             um componente ou conjunto.
          FOTOS LINDSAY BROOKE  tomar o lugar do aço em certas partes   talha, os engenheiros de estrutura da Ford especificaram algumas mudanças na
                                                Enquanto as séries 5000 e 6000 são as ligas automobilísticas cavalo-de-ba-
           cada vez mais rapidamente.” A Alcoa
                                             característica de desempenho para aplicação na Série F. O que causou a mudança
           clama que peças automobilísticas feita
           com seu material Micromill será duas
                                             foi o tratamento superficial A951 da Alcoa (também licenciado para outras com-
                                                                                                           55
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60