Page 55 - Revista EAA - Edição 66
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Vista de uma seção da
nova laminadora-piloto
do Micromill perto de
San Antonio, no Texas.
O compacto processo
requer bem menos
área útil do que uma
instalação de fundição
contínua de alumínio
térmico). Mas o que um laminadora vezes mais formável e 30% mais leve do que aqueles feito em aço de alta resistência.
faz em cerca de 20 dias, o Micromill A tecnologia de processamento Micromill é flexível, possibilitando fábricas
leva em torno de 20 minutos.” alternar entre os produtos em rolo para os mercados automobilísticos, industriais
A inovação está no processo. A e de vasilhames. Murphy disse que a Alcoa acabou de encerrar testes de produ-
microestrutura da chapa de alumínio tos com os consumidores na sua nova operação-piloto Micromill perto de San
é inteiramente diferente daquela de Antonio e está no processo de classificar o material para as plataformas automo-
um produto de fundição direta (DC, bilísticas de próxima geração.
direct cast), disse Murphy, com atri-
butos de desempenho significativa- Liga 6000 para substituir a série 5000?
mente maiores. O Micromill é virtualmente capaz de fazer qualquer produto em chapa, incluin-
“O produto é 40% mais formá- do as ligas série 5000 e 6000. “Atualmente, estamos introduzindo amostras para
vel do que as ligas tradicionais e 30% nossos clientes, em aplicação em peças difíceis de formar com o interno de por-
mais forte, o que achamos que será al- tas de passageiros e portas de carga,” falou Murphy. “Estamos pedindo a eles
tamente competitivo com os produtos que para usá-lo em algo que não imaginassem ser possível. Dentro de três a seis
de chapa de alumínio atuais, inclusi- meses teremos muitos retornos. Mas as respostas preliminares têm sido bastante
ve os nossos próprios. Ela atende aos encorajadoras.”
padrões de qualidade de superfície da O atributo maior resistência do material significa que ele pode ser mais fino
indústria. O mais importante, porém, em até 30% em relação ao aço usado atualmente, o que resulta em menos peso de
é acharmos que ela tem potencial para
um componente ou conjunto.
FOTOS LINDSAY BROOKE tomar o lugar do aço em certas partes talha, os engenheiros de estrutura da Ford especificaram algumas mudanças na
Enquanto as séries 5000 e 6000 são as ligas automobilísticas cavalo-de-ba-
cada vez mais rapidamente.” A Alcoa
característica de desempenho para aplicação na Série F. O que causou a mudança
clama que peças automobilísticas feita
com seu material Micromill será duas
foi o tratamento superficial A951 da Alcoa (também licenciado para outras com-
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