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TECNOLOGIA




           O alumínio se prepara para



           o próximo grande passo





           A ARRASADORA SÉRIE F DA FORD FOI APENAS O COMEÇO.
           NOVOS PROCESSOS MICROMILL - ATUALMENTE NA FASE
           PILOTO – OBJETIVAM LANÇAR LIGAS LEVES BEM MAIS FORTES,
           FORMÁVEIS E RECICLÁVEIS COM MAIOR CAPACIDADE DE
           PRODUÇÃO, DIZ MIKE MURPHY, DA ALCOA       LINDSAY BROOKE


           TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “ALUMINUM PREPARES FOR ITS NEXT BIG LEAP”,
           MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE,
           VOL. 2, N° 3, 7 DE ABRIL DE 2015, TEXTO DE LINDSAY BROOKE E TRADUÇÃO DE BOB SHARP


           Mike Murphy nunca se esquecerá do dia, em 2011, na sede mundial da Ford,
           quando a indústria do alumínio ganhou seu maior prêmio automobilístico: o su-
           peracordo para fornecer alumínio para as picapes Série F planejadas para fazer
           uso intenso de alumínio. Murphy ficou por perto enquanto seu chefe, o executi-
           vo-chefe da Alcoa Klaus Kleinfield, coassinava o contrato com Allan Mulally, de
           mesma posição na Ford.
             “Todos lá tinham noção da importância do histórico evento daquele dia”,
           lembrou Murphy, que é vice-presidente Comercial Automobilístico Global da
           Alcoa. “E quando terminou a parte das assinaturas, rimos ao ver o que Mulally
           escreveu perto do seu nome: “Divirtam-se!”.
             A mensagem nada tinha de jocosa para a Alcoa, que criou mais de 90% do
           alumínio usado nos jatos comerciais e ajudou a Audi a ser pioneira em estruturas                     FOTO DIVULGAÇÃO
           de alumínio 20 anos atrás, mas nunca havia fornecido à Ford e seu impressio-
           nante volume anual de produção à razão de 60 veículos por hora. Mesmo traba-
           lhando com a Ford no projeto da Série F desde 2009, a equipe de Murphy já se  Mike Murphy, da Alcoa,
           preparando para cenários de volumes ainda maiores.                  vice-presidente Comercial
             “Avaliamos cuidadosamente se era o caso de nos anteciparmos em capacidade  Automobilístico Global, aponta
           além dos níveis de pedidos da Ford, para o caso de a demanda aumentar. E as  que uma nova liga baseada na
           respostas foram sim, sem dúvidas”, disse Murphy à Automotive Engineering. “Para  série 6000 produzida na Micromill
           a Alcoa, deixamos claro que se surgissem mais negócios, o próximo investimento  poderá substituir o material
           significativo seria baseado em microlaminação.”                     série-5000, no futuro
             Micromill no jargão da Alcoa é escrito com ‘M’ maiúsculo. Trata-se de um
           enorme passo à frente diferente em várias maneiras da fabricação tradicional de
           chapas de alumínio, que requer grande área e elevado capital. Para comparação,
           o Micromill é um processo contínuo de bobinagem que requer apenas 25% do
           espaço de uma laminadora convencional.
             “Vamos do metal derretido na fornalha, rapidamente resfriado, e logo em se-
           guida o metal sai da fornalha em forma de chapa,”, explicou Murphy. “Depois,
           ela vai para a laminação a quente, onde passa no rolo para chegar à bitola e,
           em seguida, à bobinada. Pronto. Após o processo de resfriamento (tratamento

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