Page 54 - Revista EAA - Edição 66
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TECNOLOGIA
O alumínio se prepara para
o próximo grande passo
A ARRASADORA SÉRIE F DA FORD FOI APENAS O COMEÇO.
NOVOS PROCESSOS MICROMILL - ATUALMENTE NA FASE
PILOTO – OBJETIVAM LANÇAR LIGAS LEVES BEM MAIS FORTES,
FORMÁVEIS E RECICLÁVEIS COM MAIOR CAPACIDADE DE
PRODUÇÃO, DIZ MIKE MURPHY, DA ALCOA LINDSAY BROOKE
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO AUTORIZADA DE “ALUMINUM PREPARES FOR ITS NEXT BIG LEAP”,
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA AUTOMOTIVE ENGINEERING INTERNATIONAL ONLINE,
VOL. 2, N° 3, 7 DE ABRIL DE 2015, TEXTO DE LINDSAY BROOKE E TRADUÇÃO DE BOB SHARP
Mike Murphy nunca se esquecerá do dia, em 2011, na sede mundial da Ford,
quando a indústria do alumínio ganhou seu maior prêmio automobilístico: o su-
peracordo para fornecer alumínio para as picapes Série F planejadas para fazer
uso intenso de alumínio. Murphy ficou por perto enquanto seu chefe, o executi-
vo-chefe da Alcoa Klaus Kleinfield, coassinava o contrato com Allan Mulally, de
mesma posição na Ford.
“Todos lá tinham noção da importância do histórico evento daquele dia”,
lembrou Murphy, que é vice-presidente Comercial Automobilístico Global da
Alcoa. “E quando terminou a parte das assinaturas, rimos ao ver o que Mulally
escreveu perto do seu nome: “Divirtam-se!”.
A mensagem nada tinha de jocosa para a Alcoa, que criou mais de 90% do
alumínio usado nos jatos comerciais e ajudou a Audi a ser pioneira em estruturas FOTO DIVULGAÇÃO
de alumínio 20 anos atrás, mas nunca havia fornecido à Ford e seu impressio-
nante volume anual de produção à razão de 60 veículos por hora. Mesmo traba-
lhando com a Ford no projeto da Série F desde 2009, a equipe de Murphy já se Mike Murphy, da Alcoa,
preparando para cenários de volumes ainda maiores. vice-presidente Comercial
“Avaliamos cuidadosamente se era o caso de nos anteciparmos em capacidade Automobilístico Global, aponta
além dos níveis de pedidos da Ford, para o caso de a demanda aumentar. E as que uma nova liga baseada na
respostas foram sim, sem dúvidas”, disse Murphy à Automotive Engineering. “Para série 6000 produzida na Micromill
a Alcoa, deixamos claro que se surgissem mais negócios, o próximo investimento poderá substituir o material
significativo seria baseado em microlaminação.” série-5000, no futuro
Micromill no jargão da Alcoa é escrito com ‘M’ maiúsculo. Trata-se de um
enorme passo à frente diferente em várias maneiras da fabricação tradicional de
chapas de alumínio, que requer grande área e elevado capital. Para comparação,
o Micromill é um processo contínuo de bobinagem que requer apenas 25% do
espaço de uma laminadora convencional.
“Vamos do metal derretido na fornalha, rapidamente resfriado, e logo em se-
guida o metal sai da fornalha em forma de chapa,”, explicou Murphy. “Depois,
ela vai para a laminação a quente, onde passa no rolo para chegar à bitola e,
em seguida, à bobinada. Pronto. Após o processo de resfriamento (tratamento
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