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TECNOLOGIA




           Cavalo-robótico






           PRIMEIRO PROTÓTIPO NACIONAL DE CAMINHÃO
           AUTÔNOMO JÁ CIRCULA PELO CAMPUS DA USP SÃO
           CARLOS, UNINDO A CAPACIDADE DOS PESQUISADORES
           BRASILEIROS À ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO EM P&D
           ACADÊMICO DA SCANIA               FABIO OMETTO


           O convênio de cooperação tecnológica firmado entre a Scania e a Univer-  quisa  e  desenvolvimento  dentro  da
           sidade de São Paulo (USP), em 2013, dá origem a mais uma importante   comunidade acadêmica.
           iniciativa. Em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos e o Insti-  A equipe de pesquisadores do
           tuto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), a fabricante sueca   Laboratório de Robótica Móvel res-
           apresentou o protótipo de caminhão autônomo totalmente desenvolvido por   ponsável pelo caminhão autônomo,
           brasileiros, e que serve como incentivo para uma série de programas de pes-  formada por  dois professores e seis
                                                                               alunos,  é  a  mesma  que  vem  desen-
                                                                               volvendo o projeto CaRINA – Carro
                                                                               Robótico Inteligente para Navegação
                                                                               Autônoma –, o primeiro veículo sem
                                                                               motorista autorizado a trafegar por
                                                                               vias públicas em território nacional
                                                                               (capa da Engenharia Automotiva e Ae-
                                                                               roespacial nº 57).  “O sistema autôno-
                                                                               mo não vai substituir o motorista, mas
                                                                               foi criado para ajudá-lo a cumprir suas
                                                                               tarefas com mais segurança e tranqui-
                                                                               lidade”, afirma o Prof. Denis Wolf, que
                                                                               coordena os dois projetos.
                                                                                  Além do financiamento integral,
                                                                               com o aporte de R$ 1,2 milhão, a
                                                                               fabricante disponibilizou dois cami-
                                                                               nhões e o acesso a informações téc-
                                                                               nicas para o projeto de automação. O
                                                                               anúncio do novo empreendimento
                                                                               conjunto com aquela universidade
                                                                               estadual ocorreu poucos meses após
                                                                               a empresa  inaugurar o  primeiro la-
                                                                               boratório de pesquisa da indústria de
                                                                               veículos comerciais, construído em
                                                                               associação com a Escola Politécnica,
                                                                               a Poli-USP, dentro do Parque Tecno-
                                                                               lógico de Sorocaba. “Temos experiên-
                                                                               cia em acordos com universidades na
           Antenado: navegação por GPS de                                      Suécia e algumas já consolidadas no
           alta precisão “ao volante” do G360.                                 Brasil. Esse tipo de trabalho traz co- FOTOS DIVULGAÇÃO
           Desvio máximo de 10 cm                                              nhecimento para dentro da empresa e,

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