Page 63 - Revista EAA - Edição 67
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Acima: o computador ligado a todos os sensores
                                                              capta e interpreta os dados vindos do ambiente e do
                                                              veículo, definindo, em seguida, o comando correto
                                                              para que o caminhão acelere, contorne uma curva
                                                              ou acione o sistema de freios


                                                              Ao lado: na grade frontal são fixados a câmera
                                                              (em cima), para detectar pessoas, e o radar, que
                                                              “vê” mesmo sob neblina. Abaixo: o simulador no
                                                              qual são testados todos os softwares do projeto

           ao mesmo tempo, permite aos alunos   sistema de condução autônoma possa controlar os seus movimentos. Entre eles,
           e professores envolvidos vivenciarem   a navegação por GPS de alta precisão, com antenas posicionadas sobre o teto da
           desafios concretos da indústria”, diz   cabine, que fornece sua exata localização, com desvio máximo de 10 cm. Um su-
           Rogério Rezende, diretor de Assun-  porte fixado na grade frontal do caminhão inclui, na parte superior, uma câmera
           tos Institucionais e Governamentais   estéreo, para a detecção de pessoas, e, logo abaixo, o radar automobilístico, capaz
           da Scania Latin America.          de identificar obstáculos, mesmo em situações como chuva, neblina e durante a
                                             noite. Um sensor na árvore de direção registra qualquer movimento no volante.
           Mecatrônica na boleia
           O protótipo utilizado nos testes expe-
           rimentais tem como base o cavalo-me-
           cânico G360 6x4, dotado de motor de
           6 cilindros em linha, de 12,7 litros –
           que desenvolve 365 cv (a 1.900 rpm)
           de potência e 188,6 kgfm (entre 1.100
           e 1.300 rpm) de torque máximo – e
           caixa de câmbio robotizada Optcruise,
           de 14 marchas. O veículo de 9 tonela-
           das recebeu diversos itens para que o


                 Todos os softwares passam
                  pelos  testes no simulador

                                                                                                           63
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