Page 63 - Revista EAA - Edição 67
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Acima: o computador ligado a todos os sensores
capta e interpreta os dados vindos do ambiente e do
veículo, definindo, em seguida, o comando correto
para que o caminhão acelere, contorne uma curva
ou acione o sistema de freios
Ao lado: na grade frontal são fixados a câmera
(em cima), para detectar pessoas, e o radar, que
“vê” mesmo sob neblina. Abaixo: o simulador no
qual são testados todos os softwares do projeto
ao mesmo tempo, permite aos alunos sistema de condução autônoma possa controlar os seus movimentos. Entre eles,
e professores envolvidos vivenciarem a navegação por GPS de alta precisão, com antenas posicionadas sobre o teto da
desafios concretos da indústria”, diz cabine, que fornece sua exata localização, com desvio máximo de 10 cm. Um su-
Rogério Rezende, diretor de Assun- porte fixado na grade frontal do caminhão inclui, na parte superior, uma câmera
tos Institucionais e Governamentais estéreo, para a detecção de pessoas, e, logo abaixo, o radar automobilístico, capaz
da Scania Latin America. de identificar obstáculos, mesmo em situações como chuva, neblina e durante a
noite. Um sensor na árvore de direção registra qualquer movimento no volante.
Mecatrônica na boleia
O protótipo utilizado nos testes expe-
rimentais tem como base o cavalo-me-
cânico G360 6x4, dotado de motor de
6 cilindros em linha, de 12,7 litros –
que desenvolve 365 cv (a 1.900 rpm)
de potência e 188,6 kgfm (entre 1.100
e 1.300 rpm) de torque máximo – e
caixa de câmbio robotizada Optcruise,
de 14 marchas. O veículo de 9 tonela-
das recebeu diversos itens para que o
Todos os softwares passam
pelos testes no simulador
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