Page 59 - Revista EAA - Edição 67
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preponderante para a sua contamina-     Gráfico de
           ção – isso sem contar a armazenagem   Eficiência de
           nos postos de combustíveis. No Bra-  Separação de
           sil, isso é comum porque não existem   água utilizando
           frotas dedicadas para o transporte do  contaminante de
           diesel, como acontece em alguns pa-     laboratório
           íses da Europa. Aqui, um caminhão
           que  transporta  diesel  também  pode
           transportar etanol, gasolina ou gliceri-
           na. Como temos diesel de dois tipos,
           o transporte do combustível de pior
           qualidade também pode contaminar
           o de melhor. A outra possibilidade de
           contaminação ocorre no próprio tan-
           que do posto de abastecimento.                                      Filtro de combustível
             A presença de água em maior                                       industrial do posto
           quantidade proporciona um ataque                                    de abastecimento
           microbiológico mais intenso ao com-                                 entupido de
           bustível, aumentado o volume de se-                                 contaminação
           dimentos de origem biológica. Esses                                 microbiológica
           sedimentos, somados à maior instabi-                                Fonte: Fecombustíveis
           lidade da mistura água e diesel devido                              – [Online] http://www.
                                                                               fecombustiveis.org.br/
           ao acréscimo do biodiesel, representam
                                                                               relatorios/relatorio-anual-
           desafio adicional para o desenvolvi-
                                                                               da-revenda-de-2011/diesel/
           mento de sistemas de filtragem.
             Considerando esse cenário de
           condições extremas, a MAHLE Me-
           tal Leve realizou vários testes para
           avaliar a eficiência da tecnologia de
           estágio único de filtragem atualmen-  a receber material microbiológico e particulado além de água, a partir de um
           te existente no mercado. Na condição   determinado momento ocorre o entupimento da superfície filtrante e ela perde
           de contaminação de campo, princi-  a sua principal função, isto é, separar a água do diesel. A função do filtro é reter e
           palmente devido aos sedimentos de   agrupar inúmeras gotículas de água (processo de coalescência), que vão se juntan-
           origem orgânica e combustível com   do e crescendo de tamanho até formar uma gota maior que escorrerá por gravida-
           maiores níveis de biodiesel, foram ve-
           rificadas grandes limitações para esse    Teste de
           sistema. Avaliações mostraram que     Eficiência de
           em um primeiro momento sistemas         Separação
           de filtração convencionais, de estágio   de água em
           único, realizam separação de água em   bancada de
           bons níveis. Entretanto, a partir de    circulação
           uma determinada exposição a conta-       utilizando
           minantes orgânicos e da circulação do   combustível
           combustível, o desempenho dos sepa-      comercial
           radores de água fica reduzido a níveis   simulando
           abaixo dos recomendados.            condições reais
             Isso acontece porque à medida que        de uso
           a superfície do material filtrante passa

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