Page 64 - Revista EAA - Edição 67
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TECNOLOGIA
Apenas um computador ligado a todos estes dispositivos é responsável por minhão efetuar manobras complexas
captar as informações dos sensores, interpretá-las e realizar o comando corre- (como estacionar em vagas de espaço
to para a manobra – acelerar, contornar curvas ou frear. O software utilizado limitado ou a ré), porém os programas
pela máquina é o Linux Ubuntu, juntamente com o framework ROS (Robotic que permitem ultrapassagens já estão
Operating Systems) para a troca de mensagens entre os programas executados. sendo testados no simulador e em bre-
Antes de serem instalados no caminhão, estes algoritmos são testados em um ve serão avaliados no veículo real.
simulador virtual, no laboratório. Os acionamentos autônomos do volante e dos Apesar de ainda se tratar de um
freios são feitos por meio de pequenos motores acoplados a estes comandos, além protótipo, que circula apenas na área
de um circuito eletrônico no gerenciamento do acelerador para que seja possível interna do campus, os resultados ob-
controlar a velocidade do caminhão. tidos projetam um futuro promissor
Para habilitar e desabilitar o modo autônomo, basta acionar um botão no pai- para caminhões autoconduzidos, afir-
nel. Além de ser capaz de operar de forma totalmente automática, o protótipo de ma Wolf. Para ele, não é possível pre-
testes pode trabalhar em conjunto com o motorista, notificando-o da presença de ver a utilização dessa tecnologia para o
obstáculos na pista por meio da interface de som e de vídeo na cabine. Através dos transporte rodoviário a curto ou médio
parâmetros definidos nos programas de computador, é possível determinar deta- prazo, uma vez que a legislação precisa
lhes do comportamento do veículo durante a navegação, conforme explica Wolf. ser modificada. Entretanto, a operação
As características topográficas do trajeto como aclives e declives são processadas em ambientes confinados como gran-
no calculo da aceleração e frenagem e, desse modo, é possível manter a velocidade des pátios, fazendas e minas já seria
programada com eficiência. No entanto, ainda de acordo com o coordenador do possível dentro de alguns anos, benefi-
projeto, esta fase do desenvolvimento não permite ao sistema autônomo do ca- ciando a produtividade e a segurança. n
Coordenada pelo Prof. Wolf
(à esquerda), equipe de
Robótica da USP São Carlos
exibe a sua nova “criatura”
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