Page 64 - Revista EAA - Edição 67
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TECNOLOGIA





             Apenas um computador ligado a todos estes dispositivos é responsável por   minhão efetuar manobras complexas
           captar as informações dos sensores, interpretá-las e realizar o comando corre-  (como estacionar em vagas de espaço
           to para a manobra – acelerar, contornar curvas ou frear. O software utilizado   limitado ou a ré), porém os programas
           pela máquina é o Linux Ubuntu, juntamente com o framework ROS (Robotic   que permitem ultrapassagens já estão
           Operating Systems) para a troca de mensagens entre os programas executados.   sendo testados no simulador e em bre-
           Antes de serem instalados no caminhão, estes algoritmos são testados em um   ve serão avaliados no veículo real.
           simulador virtual, no laboratório. Os acionamentos autônomos do volante e dos   Apesar de ainda se tratar de um
           freios são feitos por meio de pequenos motores acoplados a estes comandos, além   protótipo, que circula apenas na área
           de um circuito eletrônico no gerenciamento do acelerador para que seja possível   interna do campus, os resultados ob-
           controlar a velocidade do caminhão.                                 tidos projetam um futuro promissor
             Para habilitar e desabilitar o modo autônomo, basta acionar um botão no pai-  para caminhões autoconduzidos, afir-
           nel. Além de ser capaz de operar de forma totalmente automática, o protótipo de   ma Wolf. Para ele, não é possível pre-
           testes pode trabalhar em conjunto com o motorista, notificando-o da presença de   ver a utilização dessa tecnologia para o
           obstáculos na pista por meio da interface de som e de vídeo na cabine. Através dos   transporte rodoviário a curto ou médio
           parâmetros definidos nos programas de computador, é possível determinar deta-  prazo, uma vez que a legislação precisa
           lhes do comportamento do veículo durante a navegação, conforme explica Wolf.   ser modificada. Entretanto, a operação
           As características topográficas do trajeto como aclives e declives são processadas   em ambientes confinados como gran-
           no calculo da aceleração e frenagem e, desse modo, é possível manter a velocidade   des  pátios,  fazendas  e  minas  já  seria
           programada com eficiência. No entanto, ainda de acordo com o coordenador do   possível dentro de alguns anos, benefi-
           projeto, esta fase do desenvolvimento não permite ao sistema autônomo do ca-  ciando a produtividade e a segurança. n


           Coordenada pelo Prof. Wolf
           (à esquerda), equipe de
           Robótica da USP São Carlos
           exibe a sua nova “criatura”






































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