Page 72 - Revista EAA - Edição 67
P. 72

REGIONAIS





           SEÇÃO CAXIAS DO SUL

           Simpósio discutiu tecnologias em manufatura


           para a retomada com produtividade




           REPENSANDO A MANUFATURA – DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM TEMPOS DE CRISE.
           ESSE FOI O TEMA DO 7º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE MANUFATURA, ORGANIZADO PELA
           SAE BRASIL – SEÇÃO CAXIAS DO SUL E QUE REUNIU LIDERANÇAS DA INDÚSTRIA, DA
           ACADEMIA E DE ENTIDADES SETORIAIS NOS DIAS 9 E 10 DE SETEMBRO       COMISSÃO TÉCNICA


           O  encontro,  que  reuniu  mais  de  450   cas, focar em pontos específicos isolados   gre econômico e que todas as reformas
           participantes,  apresentou  contribui-  que não vão trazer patamar de melho-  estruturais que o Brasil precisa fazer se-
           ções importantes para a recuperação da   rias necessárias”, afirma.  jam feitas nos próximos meses, a recu-
           competitividade da indústria através da   Sobre  a  retomada  do  crescimen-  peração da indústria será lenta”.
           gestão da manufatura. Para Letícia Cos-  to, Letícia complementa:  “A última   Sobre este tema, Jaime Schneider,
           ta, da Prada Assessoria, a manufatura é   grande crise do setor automobilístico   chairperson do encontro, defende que a
           central na recuperação da competitivi-  brasileiro  foi  entre  1997  e  1999.  Em   indústria deve retomar de maneira di-
           dade da indústria automobilística brasi-  1997 celebramos 2 milhões de unida-  ferente. “O que tivemos no passado fo-
           leira. “Mas ela só será central na medida   des no mercado doméstico. Em 1999,   ram retomadas com aumento de capa-
           em que apurarmos em conjunto gestão,   este mercado doméstico tinha 1,3 mi-  cidade. Em vez disso precisamos voltar
           manufatura e inovação. A manufatura   lhões de unidades. Ou seja, perdemos   a crescer com ganhos de produtividade
           está muito próxima de um período de   quase a metade do mercado doméstico   da manufatura”, conclui.
           transformação profunda. E se não tiver-  no período de dois anos. O fato é que   De acordo com Jaime, a manufatu-
           mos a gestão em torno da tecnologia e   demoramos praticamente 10 anos para   ra pode oferecer diversas contribuições
           da inovação, nós vamos fazer o que nós   retomar o patamar de vendas de 1977.   para a reação da indústria à crise eco-
           fizemos até agora, que é focar em técni-  Então, a não ser que ocorra um mila-  nômica. “Em momentos de dificuldade,
                                                                               surgem oportunidades de realizar signi-
                                                            Jaime Schneider,   ficativas transformações nas empresas.
                                                    chairperson do encontro    Existem práticas, ferramentas e tecno-
                                                                               logias que mudam a manufatura diante
                                                                               do desafio da competitividade”, afirma.
                                                                                  O Simpósio contou com a palestra
                                                                               Silvio Illi, gerente de fábrica da Ford
                                                                               Motor  Company  –  Camaçari,  que
                                                                               falou sobre  “Os Novos Desafios da
                                                                               Competitividade na Manufatura”. Na
                                                                               sequência, Ronderlei Roberto Repeker,
                                                                               supervisor de Produção da Scania Latin
                                                                               America, ministrou a palestra “Gestão
                                                                               de Produção Enxuta – O Que Mudar
                                                                               em Momentos de Crise?”. O debate foi
                                                                               mediado por Roberto Bastian, sócio- FOTOS CLEITON THIELE
                                                                               -diretor da Customer.
                                                                                  Entre os palestrantes também es-

           72
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77