Page 71 - Revista EAA - Edição 67
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FOTO J. PERLOP





           de força de frenagem dianteira-traseira   Tadau (o 6º, em pé, a
           regulável pelo piloto. O Fórmula Inter   partir da esq.), “Kami”
           vai usar pneus Pirelli PZero 225/40   e Santos participaram
           VR13 (diant.) e 265/540 VR13 (tras.),   da Equipe FEI campeã
           feitos no Brasil. O peso do carro é de   da F-SAE em 2012 (acima).
           520 kg (sem combustível).          Participação deles foi essencial
             Sem ter a fabricante revelada, o         no projeto do F-Inter (dir.)
           motor 2-litros é quatro cilindros em
           linha, 16 válvulas e injeção direta de   boratórios da FEI, aproveitando os conteúdos de ensaios pesquisados para o
           combustível; movido a etanol, desen-  projeto do Fórmula SAE.
           volve potência de 193 cv e torque 21   Em relação à segurança, o MG-15 é equipado com crash box (estrutura de-
           kgfm de torque máximos, ambos a   formável) dianteiro e traseiro, além de extensões laterais estruturais – para evitar
           6.000 rpm. O câmbio de cinco mar-  que o piloto seja atingido por impacto lateral – produzidos pela Dallara Automo-
           chas com seleção em “H” (em vez do   bili, além do habitáculo em compósito de fibra de carbono, com extrator de banco
           de  quatro    planejado  inicialmente)   e arco de segurança para a cabeça do piloto.
           também é de fabricação própria. A ve-
           locidade máxima projetada em Inter-  Na pista
           lagos é de 245 km/h.              A F-Inter adota o modelo “senta-e-pilota”, no qual o piloto paga pelo aluguel do
             A aerodinâmica do MG-15 foi     carro e serviços da equipe. O valor da locação por prova é de R$ 13.990 – incluin-
           desenhada com o mesmo software    do pneus e combustível para os treinos, classificação e corrida. Adicionalmente,
           CFD (Computational Fluid Dyna-    a categoria vai oferecer a Academia F-Inter, com aulas de mecânica, pilotagem
           mics) utilizado na F1, enquanto as   e marketing, entre outras disciplinas, sob a supervisão ex-piloto de F-1 e F-Indy
           asas em compósito de fibra de carbo-  Roberto Pupo Moreno. A temporada terá início em janeiro de 2016, incorporada
           no foram produzidas pioneiramente   ao Campeonato Paulista de Automobilismo.
           no Brasil por controle numérico com-  Também incumbido dos testes preliminares com o F-Inter, Moreno afirma
           putadorizado (CNC). Todo o projeto   que o carro “nasceu bom” e reage adequadamente aos ajustes. “A estabilidade é boa
           de engenharia do MG-15 foi testado,   e os pneus, de compostos mais duros, são excelentes, pois não prendem demais o
           validado e certificado por meio de   carro. Os freios são fantásticos, não exigem muita força e passam muita seguran-
           softwares de simulação como o NX   ça”, relata o ex-piloto de testes da equipe Ferrari. “Já motor 2-litros é fantástico,
           Siemens, Ansys e CD-Adapco. Se-   tem boa potência, pegada e grande elasticidade”, entusiasma-se o “Baixo”, seu
           gundo Cezar Tadau, parte dos testes   apelido desde a época do kart. E comemora: “Estamos no caminho certo para
           e validações foram realizados nos la-  uma categoria-escola de nível universitário.”              n

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