Page 19 - Revista EAA - Edição 71
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Os três módulos
de baterias ficam
no centro do
chassi, otimizando
a segurança e a
distribuição do peso
o compressor do sistema de ar-condicionado tensão associada de 400 V, a potência máxima
acionado eletricamente, e o aquecimento da ca- gerada é de 2 x 125 kW (2 x 167,6 cv), e pico de
bine, que reaproveita o calor do circuito de arre- torque de 2 x 500 N•m (2 x 51 kgf•m).
fecimento do conjunto motriz. O torque final de 1.000 N•m (102 kgf•m)
O Urban eTruck dispõe de uma potência é atingido em combinação com a transmissão
total de 250 kW – equivalente a 335 cv – mais direta dos motores para as rodas, dispensando
do que suficiente para as aplicações previstas ao o uso de caixa de câmbio ou conversores de tor-
veículo, mas mediana se comparada ao espec- que. Para se ter ideia, isso equivale a quatro vezes
tro da propulsão a diesel. Em contrapartida, o os 28,55 kgf•m (a 1.080 rpm) do Actros SLT
grande salto dado por este novo conceito de ca- 4160 8x8, com motor de 8 cilindros em V, de
minhão elétrico está no seu excepcional pico de 16 litros e 598 cv – o mais potente caminhão
torque, que atinge os 102 kgf•m e é disponível da Mercedes, com capacidade para arrastar até
quase instantaneamente. Em termos de dinâ- 500 toneladas. Some-se ainda às vantagens de
mica de direção, avalia a Mercedes, estes nú- propulsão do Urban eTruck a entrega total do
meros colocam o Urban eTruck em igualdade torque desde as rotações mais baixas, caracterís-
de condições com modelos similares movidos a tica inerente dos motores elétricos.
combustão interna. E dentro das previsões da Outra solução adotada no eixo motriz do
marca, toda esta tecnologia pode estar no mer- Urban eTruck, que tem máximo permitido de
cado a partir de 2020. 11,5 t (usual para o segmento), é a adoção dos
O veículo experimental Urban eTruck é ba- pneus do tipo super single (495/45R22.5), em
seado em um chassi de série de três eixos para função do posicionamento dos motores elétri-
serviços de distribuição em curtas distâncias, cos e por serem mais leves do que os rodados
com distância entre eixos de 4.900 mm. Seguin- duplos, projetados para cargas superiores.
do a mesma receita criada para a versão híbrida Os motores de tração do Urban eTruck são
do Citaro, o trem de força convencional deu lu- alimentados pelo conjunto de três módulos de
gar ao eixo traseiro derivado do ZF AVE 130 baterias de íons de lítio. Para recarregá-las é uti-
(utilizado em ônibus de piso baixo), no qual foi lizada uma estação de recarga estacionária ins-
instalado um motor trifásico assíncrono de alta talada no pátio da empresa, com potência de até
rotação, refrigerado a líquido, de cada lado. Com 150 kW. Com isso, o Urban eTrcuk dispensa as
julho/agosto/setembro 19