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Os três módulos
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                                                                                             no centro do
                                                                                             chassi, otimizando
                                                                                             a segurança e a
                                                                                             distribuição do peso

           o compressor do sistema de ar-condicionado  tensão associada de 400 V, a potência máxima
           acionado eletricamente, e o aquecimento da ca-  gerada é de 2 x 125 kW (2 x 167,6 cv), e pico de
           bine, que reaproveita o calor do circuito de arre-  torque de 2 x 500 N•m (2 x 51 kgf•m).
           fecimento do conjunto motriz.              O torque final de 1.000 N•m (102 kgf•m)
             O  Urban eTruck  dispõe  de  uma  potência  é atingido em combinação com a transmissão
           total de 250 kW – equivalente a 335 cv – mais  direta dos motores para as rodas, dispensando
           do que suficiente para as aplicações previstas ao  o uso de caixa de câmbio ou conversores de tor-
           veículo, mas mediana se comparada ao espec-  que. Para se ter ideia, isso equivale a quatro vezes
           tro da propulsão a diesel. Em contrapartida, o  os 28,55 kgf•m (a 1.080 rpm) do Actros SLT
           grande salto dado por este novo conceito de ca-  4160 8x8, com motor de 8 cilindros em V, de
           minhão elétrico está no seu excepcional pico de  16 litros e 598 cv – o mais potente caminhão
           torque, que atinge os 102 kgf•m e é disponível  da Mercedes, com capacidade para arrastar até
           quase instantaneamente. Em termos de dinâ-  500 toneladas. Some-se ainda às vantagens de
           mica de direção, avalia a Mercedes, estes nú-  propulsão do Urban eTruck a entrega total do
           meros colocam o Urban eTruck em igualdade  torque desde as rotações mais baixas, caracterís-
           de condições com modelos similares movidos a  tica inerente dos motores elétricos.
           combustão interna. E dentro das previsões da   Outra solução adotada no eixo motriz do
           marca, toda esta tecnologia pode estar no mer-  Urban eTruck, que tem máximo permitido de
           cado a partir de 2020.                   11,5 t (usual para o segmento), é a adoção dos
             O veículo experimental Urban eTruck é ba-  pneus do tipo  super single  (495/45R22.5), em
           seado em um chassi de série de três eixos para  função do posicionamento dos motores elétri-
           serviços de distribuição em curtas distâncias,  cos e por serem mais leves do que os rodados
           com distância entre eixos de 4.900 mm. Seguin-  duplos, projetados para cargas superiores.
           do a mesma receita criada para a versão híbrida   Os motores de tração do Urban eTruck são
           do Citaro, o trem de força convencional deu lu-  alimentados pelo conjunto de três módulos de
           gar ao eixo traseiro derivado do ZF AVE 130  baterias de íons de lítio. Para recarregá-las é uti-
           (utilizado em ônibus de piso baixo), no qual foi  lizada uma estação de recarga estacionária ins-
           instalado um motor trifásico assíncrono de alta  talada no pátio da empresa, com potência de até
           rotação, refrigerado a líquido, de cada lado. Com  150 kW. Com isso, o Urban eTrcuk dispensa as

           julho/agosto/setembro                                                                            19
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