Page 20 - Revista EAA - Edição 71
P. 20

TECNOLOGIA           CAPA


                            Refrigerador: arrefecimento das baterias de alta tensão         Bomba de
                                                                              Baterias de   direção dianteira
                            Unidade de distribuição      Circuito de arrefecimento   alta tensão
                            de baixa tensão              de baixa temperatura


                         Bomba de
                         direção traseira






                                                                                        Unidade de controle
                                                                                        de carga de alta tensão
                                                                       Compressor de
                                                                       ar de alta tensão  Caixa de distribuição de alta tensão
                                                                                   Unidade de distribuição
                                                                                   de energia de alta tensão
                                                                         Circuito de arrefecimento de alta temperatura
                                                   Inversor de
                                                   alta tensão  Resistores de freio de alta tensão
          Projeto de
          motores elétricos   pesadas tecnologias de recarga a bordo, aumen-  va, que converte a energia dissipada nas rodas
          instalados nas      tando sua capacidade útil de carga. A conexão  em forma de calor em eletricidade sempre que
          rodas foi herdado   com a estação é feita por meio do padronizado  o pedal do freio é acionado, quando os motores
          do ônibus híbrido
          Citaro, também      Combined Charging System (CCS) Type 2 –  elétricos  passam  a  atuar  como  geradores.  Isso
          da Mercedes         ou sistema de recarga combinado de segunda  também reduz o trabalho dos freios de serviço,       160229-Anuncio_Associados_AF.pdf   1   07/03/2016   10:30:21
                              geração – que inclui o conector padronizado em  poupando-os.
                              toda a Europa e que é compatível com a atual   No caso do eTruck, outra vantagem trazida
                              infraestrutura geral.                    pelos motores dentro dos cubos de roda é que
                                Completamente descarregadas, as baterias  como não é preciso transmitir potência para o
                              podem ser totalmente recarregadas entre duas e  eixo de tração traseiro, eliminando a árvore de
                              três horas, mesmo numa estação de recarga de  transmissão, as baterias podem ser instaladas no    VENHA CONSTRUIR COM A SAE BRASIL A HISTÓRIA
                              100 kW. Adicionalmente, as recargas também  centro do chassi. Isso resulta não apenas num
                              são feitas pelo sistema de frenagem regenerati-  eficiente uso do espaço, segundo a Mercedes,     DA ENGENHARIA DA MOBILIDADE!
                                                                       mas também em maior segurança, pois as ba-
                                                                       terias contam com a melhor proteção possível
                                                                       contra colisões. Ao mesmo tempo, o desenho
                                                                       modular do pacote de baterias permite custo-             Alguns benefícios exclusivos do ASSOCIADO SAE BRASIL:
                                                                       mizar seus formatos. Com isso, o operador pode   C
                                                                       adaptá-lo aos próprios requisitos de autonomia,   M         Network com os líderes da indústria
                                                                       capacidade de carga e custos de aquisição.   Y              Entrada exclusiva nas Sessões Técnicas do Congresso e Mostra SAE BRASIL        SEJA UM
                                                                          Em relação ao peso do veículo vazio (tara),
                                                                                                                   CM
                                                                       o Urban eTruck também não teme compara-                     Desconto  na aquisição de publicações da SAE International                  ASSOCIADO!
                                                                                                                   MY
                                                                       ções com seu equivalente a combustão interna.
                                                                                                                   CY
                                                                       Seus componentes mais pesados são as baterias               Acesso a palestras exclusivas
                                                                                                                   CMY
                                                                       e guarnições, com 2.500 kg, mais os cerca de
                                                                       1.000 kg do eixo motriz, e outros 900 kg dos de-  K         Valores especiais nos eventos promovidos pela entidade, entre outras vantagens
                                                                       mais componentes elétricos, totalizando 4.400
                                                                       kg. Nos caminhões convencionais, a soma dos
                                                                       pesos do motor, câmbio, árvore de transmissão,
                                                                       diferencial e tanque de combustível totaliza cer-
                                                                       ca de 2.700 kg. Ou seja, o Urban eTruck tem
                                                                       um peso extra de 1.700 kg. Entretanto, como a
                                                                                                                                FAÇA PARTE:
          20                                                                                julho/agosto/setembro               portal.saebrasil.org.br/associe-se | associacao@saebrasil.org.br | 55 11 3287-2033 r.122
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25