Page 20 - Revista EAA - Edição 71
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TECNOLOGIA CAPA
Refrigerador: arrefecimento das baterias de alta tensão Bomba de
Baterias de direção dianteira
Unidade de distribuição Circuito de arrefecimento alta tensão
de baixa tensão de baixa temperatura
Bomba de
direção traseira
Unidade de controle
de carga de alta tensão
Compressor de
ar de alta tensão Caixa de distribuição de alta tensão
Unidade de distribuição
de energia de alta tensão
Circuito de arrefecimento de alta temperatura
Inversor de
alta tensão Resistores de freio de alta tensão
Projeto de
motores elétricos pesadas tecnologias de recarga a bordo, aumen- va, que converte a energia dissipada nas rodas
instalados nas tando sua capacidade útil de carga. A conexão em forma de calor em eletricidade sempre que
rodas foi herdado com a estação é feita por meio do padronizado o pedal do freio é acionado, quando os motores
do ônibus híbrido
Citaro, também Combined Charging System (CCS) Type 2 – elétricos passam a atuar como geradores. Isso
da Mercedes ou sistema de recarga combinado de segunda também reduz o trabalho dos freios de serviço, 160229-Anuncio_Associados_AF.pdf 1 07/03/2016 10:30:21
geração – que inclui o conector padronizado em poupando-os.
toda a Europa e que é compatível com a atual No caso do eTruck, outra vantagem trazida
infraestrutura geral. pelos motores dentro dos cubos de roda é que
Completamente descarregadas, as baterias como não é preciso transmitir potência para o
podem ser totalmente recarregadas entre duas e eixo de tração traseiro, eliminando a árvore de
três horas, mesmo numa estação de recarga de transmissão, as baterias podem ser instaladas no VENHA CONSTRUIR COM A SAE BRASIL A HISTÓRIA
100 kW. Adicionalmente, as recargas também centro do chassi. Isso resulta não apenas num
são feitas pelo sistema de frenagem regenerati- eficiente uso do espaço, segundo a Mercedes, DA ENGENHARIA DA MOBILIDADE!
mas também em maior segurança, pois as ba-
terias contam com a melhor proteção possível
contra colisões. Ao mesmo tempo, o desenho
modular do pacote de baterias permite custo- Alguns benefícios exclusivos do ASSOCIADO SAE BRASIL:
mizar seus formatos. Com isso, o operador pode C
adaptá-lo aos próprios requisitos de autonomia, M Network com os líderes da indústria
capacidade de carga e custos de aquisição. Y Entrada exclusiva nas Sessões Técnicas do Congresso e Mostra SAE BRASIL SEJA UM
Em relação ao peso do veículo vazio (tara),
CM
o Urban eTruck também não teme compara- Desconto na aquisição de publicações da SAE International ASSOCIADO!
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ções com seu equivalente a combustão interna.
CY
Seus componentes mais pesados são as baterias Acesso a palestras exclusivas
CMY
e guarnições, com 2.500 kg, mais os cerca de
1.000 kg do eixo motriz, e outros 900 kg dos de- K Valores especiais nos eventos promovidos pela entidade, entre outras vantagens
mais componentes elétricos, totalizando 4.400
kg. Nos caminhões convencionais, a soma dos
pesos do motor, câmbio, árvore de transmissão,
diferencial e tanque de combustível totaliza cer-
ca de 2.700 kg. Ou seja, o Urban eTruck tem
um peso extra de 1.700 kg. Entretanto, como a
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