Page 32 - Revista EAA - Edição 72
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CAMINHÕES E ÔNIBUS
          Informação é o petróleo de hoje



          Sistemas cada vez mais complexos e conectados
          permitem não apenas o gerenciamento de frotas,
          mas também o uso de veículos autônomos.
          Bem-vindo ao transporte 4.0


            ode parecer distante da sua realidade,  nologia, vai aumentar: “Estudos da Morgan  é preciso muito conhecimento do mercado
         Pmas os caminhões autônomos já estão  Stantey apontam ganhos, em produtivida-  local. Segundo ele, os produtos, até por ne-
          entre nós. Recentemente, modelo equi-  de, de US$ 5,6 bi”.          cessidade produtiva, precisam ser cada vez
          pado pela Otto, empresa adquirida pela   No transporte, graças às novas soluções  mais globais e, cabe ao engenheiro do país,
          Uber, fez uma entrega de cervejas nos EUA.  de monitoramento do ciclo de vida do pro-  entender o Brasil e todas as suas particulari-
          Assim, se você ainda se pergunta se esse é  duto e da conectividade, também é possí-  dades: “Precisamos garantir que o país faça
          o futuro, não tenha mais dúvidas. A tecno-  vel tornar a operação mais rentável, garan-  parte da equipe global, que não apenas re-
          logia chegou para transformar tudo o que  tiu Ricardo Seixas, gerente de inteligência  ceba informações, mas que transmita”.
          você conhecia por transporte. “A Otto está  de mercado para América do Sul da Voith   A mesma tecnologia que permite
          querendo sensorizar caminhões usados,  Digital Solutions.           aumentar a vida útil dos veículos e a pro-
          lançaram um kit de carca de 30 dólares”, co-  No encontro, Dante Ricci Mattos, diretor  dução, também deve impedir motoristas
          mentou Ricardo Bacelar, diretor de relacio-  de tecnologia da WebRadar, destacou a di-  de dormir ao volante. O AntiSleep Seat,
          namento automotivo da KPMG, empresa  ferença entre os sistemas de monitoramen-  novo  Conceito em  segurança embarca-
          holandesa que presta serviços de auditoria,  to convencionais ou padrões, conhecidos  da  criado pela Marcopolo,  usa uma série
          entre outros, no mundo todo, no Painel de  como FMS e os sistemas remotos: “Enquan-  de  recursos  para  manter  motorista  sem-
          Caminhões e Ônibus.               to no FMS padrão você tem respostas para  pre atento. O protótipo foi apresentado
            Nesse cenário, investimentos são im-  questões básicas, os sistemas mais avança-  e testado na Mostra. “Desde a criação do
          prescindíveis. A boa notícia, explicou Sergio  dos são capazes de gerar valor e permitem,  MIC (centro de inovação da empresa) em
          Savane, chefe da Smart Factory Solutions,  inclusive, a gestão de frotas virtuais”.  2012, tentamos ser competentes em cap-                                                                                   Foto: Alexandre Nunes Padial
          da  T-Systems,  e  um  dos  moderadores  do   Para garantir que o Brasil não perca o  tação da informação, mobilização e imple-
          encontro, é que a produtividade mundial  bonde dessa história, disse Camilo Adas, en-  mentação. Uma coisa não funciona sem
          em geral, por causa, principalmente da tec-  genheiro sênior da Mercedes-Benz do Brasil,  a outra”, disse Petras Amaral, gerente de   PARCERIAS PARA A EVOLUÇÃO
                                                                                     design e  inovação da fabricante.
                                                                                        Se, lá nos EUA, a Uber entrou
                                                                                     no mercado de transporte, por                  EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
                                                                                     aqui, o conceito de gerenciamen-
                                                                                     to de frotas conectadas deu vida
                                                                                     ao TruckPad, que une, através de
                                                                                     um aplicativo, carga e motoris-                O  Centro  Tecnológico de Jundiaí  atua como parceiro da   a MAHLE  se uniu às empresas Continental  e Umicore na
                                                                                     tas autônomos. Segundo Ricardo                 indústria no desenvolvimento  de produtos e serviços.   preparação de um carro demonstração contendo tecnologia de
                                                                                     Altmann, da Lunica Consultoria,
                                                                                     esse setor soma mais de 1 milhão               Atento  às  principais tendências do mercado automotivo e   ponta disponível no mercado. Os testes segundo a norma SAE
                                                                                     de  profissionais  e  é  responsável           consequente  impacto no meio ambiente, tem desenvolvido   J1082 apresentaram resultados de ganho de desempenho e
                                                                                     por 55% do mercado de fretes do                sistemas veiculares com foco em maior eficiência energética   consumo de combustível. Em termos de consumo,  o veículo
                                                                                     país. “A cadeia de transportes é su-           e diminuição dos gases do efeito estufa. Nesse sentido, seus   apresentou redução de 1,4%  em  circuito cidade e  3%  em
                                                                                     perfragmentada,  com  processos                produtos e serviços são pensados de forma inovativa, prezam   circuito estrada. Ainda apresentou 3% de redução no tempo de
                                                                                     ineficientes e perdas expressivas.             pela robustez e garantem um rigoroso padrão de qualidade.   retomada. Com essa demonstração,  fica claro que a evolução
                                                                                     Desenvolvemos uma tecnologia
                                                                                     capaz de eliminar parte desses                 Para  suportar  a  evolução  da  eficiência  energética  no  Brasil,    da eficiência energética é possível e já está em construção.
                                                                                     problemas”, apontou.
                                                                                        Ao  final  das  apresentações,
                                                                                     Antônio Jorge Martins, diretor do
                                                                                     Centro de Estudos Automotivos
                                                                                     (CEA), moderou um debate entre os
                                                                                     palestrantes e a plateia.  [CM e PL] n

                                                                                                                                    www.mahle.com.br
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