Page 32 - Revista EAA - Edição 72
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CAMINHÕES E ÔNIBUS
Informação é o petróleo de hoje
Sistemas cada vez mais complexos e conectados
permitem não apenas o gerenciamento de frotas,
mas também o uso de veículos autônomos.
Bem-vindo ao transporte 4.0
ode parecer distante da sua realidade, nologia, vai aumentar: “Estudos da Morgan é preciso muito conhecimento do mercado
Pmas os caminhões autônomos já estão Stantey apontam ganhos, em produtivida- local. Segundo ele, os produtos, até por ne-
entre nós. Recentemente, modelo equi- de, de US$ 5,6 bi”. cessidade produtiva, precisam ser cada vez
pado pela Otto, empresa adquirida pela No transporte, graças às novas soluções mais globais e, cabe ao engenheiro do país,
Uber, fez uma entrega de cervejas nos EUA. de monitoramento do ciclo de vida do pro- entender o Brasil e todas as suas particulari-
Assim, se você ainda se pergunta se esse é duto e da conectividade, também é possí- dades: “Precisamos garantir que o país faça
o futuro, não tenha mais dúvidas. A tecno- vel tornar a operação mais rentável, garan- parte da equipe global, que não apenas re-
logia chegou para transformar tudo o que tiu Ricardo Seixas, gerente de inteligência ceba informações, mas que transmita”.
você conhecia por transporte. “A Otto está de mercado para América do Sul da Voith A mesma tecnologia que permite
querendo sensorizar caminhões usados, Digital Solutions. aumentar a vida útil dos veículos e a pro-
lançaram um kit de carca de 30 dólares”, co- No encontro, Dante Ricci Mattos, diretor dução, também deve impedir motoristas
mentou Ricardo Bacelar, diretor de relacio- de tecnologia da WebRadar, destacou a di- de dormir ao volante. O AntiSleep Seat,
namento automotivo da KPMG, empresa ferença entre os sistemas de monitoramen- novo Conceito em segurança embarca-
holandesa que presta serviços de auditoria, to convencionais ou padrões, conhecidos da criado pela Marcopolo, usa uma série
entre outros, no mundo todo, no Painel de como FMS e os sistemas remotos: “Enquan- de recursos para manter motorista sem-
Caminhões e Ônibus. to no FMS padrão você tem respostas para pre atento. O protótipo foi apresentado
Nesse cenário, investimentos são im- questões básicas, os sistemas mais avança- e testado na Mostra. “Desde a criação do
prescindíveis. A boa notícia, explicou Sergio dos são capazes de gerar valor e permitem, MIC (centro de inovação da empresa) em
Savane, chefe da Smart Factory Solutions, inclusive, a gestão de frotas virtuais”. 2012, tentamos ser competentes em cap- Foto: Alexandre Nunes Padial
da T-Systems, e um dos moderadores do Para garantir que o Brasil não perca o tação da informação, mobilização e imple-
encontro, é que a produtividade mundial bonde dessa história, disse Camilo Adas, en- mentação. Uma coisa não funciona sem
em geral, por causa, principalmente da tec- genheiro sênior da Mercedes-Benz do Brasil, a outra”, disse Petras Amaral, gerente de PARCERIAS PARA A EVOLUÇÃO
design e inovação da fabricante.
Se, lá nos EUA, a Uber entrou
no mercado de transporte, por EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SUSTENTÁVEL
aqui, o conceito de gerenciamen-
to de frotas conectadas deu vida
ao TruckPad, que une, através de
um aplicativo, carga e motoris- O Centro Tecnológico de Jundiaí atua como parceiro da a MAHLE se uniu às empresas Continental e Umicore na
tas autônomos. Segundo Ricardo indústria no desenvolvimento de produtos e serviços. preparação de um carro demonstração contendo tecnologia de
Altmann, da Lunica Consultoria,
esse setor soma mais de 1 milhão Atento às principais tendências do mercado automotivo e ponta disponível no mercado. Os testes segundo a norma SAE
de profissionais e é responsável consequente impacto no meio ambiente, tem desenvolvido J1082 apresentaram resultados de ganho de desempenho e
por 55% do mercado de fretes do sistemas veiculares com foco em maior eficiência energética consumo de combustível. Em termos de consumo, o veículo
país. “A cadeia de transportes é su- e diminuição dos gases do efeito estufa. Nesse sentido, seus apresentou redução de 1,4% em circuito cidade e 3% em
perfragmentada, com processos produtos e serviços são pensados de forma inovativa, prezam circuito estrada. Ainda apresentou 3% de redução no tempo de
ineficientes e perdas expressivas. pela robustez e garantem um rigoroso padrão de qualidade. retomada. Com essa demonstração, fica claro que a evolução
Desenvolvemos uma tecnologia
capaz de eliminar parte desses Para suportar a evolução da eficiência energética no Brasil, da eficiência energética é possível e já está em construção.
problemas”, apontou.
Ao final das apresentações,
Antônio Jorge Martins, diretor do
Centro de Estudos Automotivos
(CEA), moderou um debate entre os
palestrantes e a plateia. [CM e PL] n
www.mahle.com.br
32 julho/agosto/setembro