Page 30 - Revista EAA - Edição 72
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HUB TECNOLÓGICO
          Conhecimento

          compartilhado



          Espaço exclusivo permitiu
          maior interação entre
          empresas e público


             HUB Tecnológico SAE BRASIL foi a  internet das coisas, navegação, gerencia-  pela Applus Idiada.
         O grande novidade da Mostra Tecnológi-  mento de frota, tudo isso foi abordado por   Como ninguém gera conhecimento e
          ca desta edição do Congresso SAE BRASIL.  empresas como Vivo, BMW Group, Bosch,  inovação sem investir, a Embrapii  (Asso-
          No espaço, empresas puderam compar-  Here, Konker, Delphi, Omnicomm.  ciação Brasileira de Pesquisa e Inovação
          tilhar conhecimento e promover ações   Assuntos relativos à  manufatura ou  à  Industrial), aproveitou a oportunidade para
          com seus públicos de interesse. A iniciativa  automação de processos e incorporação  apresentar aos empresários um novo mo-
          contou com a participação de 19 marcas;  de novos sistemas e materiais mais leves  delo de apoio à inovação, enquanto a Apex
          entre elas, tradicionais desenvolvedoras de  no setor foram discutidos por profissionais  Brasil, que atua na promoção de produtos e
          tecnologia e as que estão iniciando - que  de empresas como Sabic, Magneti Marelli,  serviços brasileiros no exterior e atrai inves-
          apresentaram seus projetos durante os três  Thyssenkrupp, Trumpf e Tec-Ease.  timentos estrangeiros para o país, realizou
          dias do evento.                      Por falar em novos processos e produ-  no local a segunda edição do “Corporate
            Entre os temas discutidos, ações que  tos, a aplicação da impressão 3D na área  Venture in Brasil”. Também no local foi apre-
          englobavam as novidades e soluções para  automobilística já é realidade. Bosch e Stra-  sentado o Programa Formare, que promo-
          os desafios da indústria. Os carros autôno-  tasys levaram o tema ao espaço, que tam-  ve, junto a empresas, a formação de jovens

          mos, sistemas integrados e conectados,  bém teve a segurança veicular ressaltada  profissionais.  [CM e PL] n


          QUALIDADE
         Para fazer

         mais e melhor




         A internet das coisas é
         uma realidade, desafios
         em qualidade também


            ara Mauro de Souza Paraíso, gerente de  da indústria atual. O engenheiro contou  estão evoluindo cada vez mais. É preciso
         Pqualidade na área de materiais da Mer-  um pouco da experiência da Takata e sua  colher esses dados corretamente para gerar
         cedes-Benz do Brasil e mediador do Painel  prática com as ferramentas japonesas de  conhecimento e uma maior eficiência em
         de  Qualidade,  a  evolução  da  tecnologia  qualidade:  “Trabalhamos com o concei-  toda cadeia de produção”, observou.
         dos veículos e dos sistemas de manufatura  to JKK (JI Kotei Kanketsu) e reduzimos os   Segundo o diretor da Daimler AG, Dr.
         permeia a qualidade. Segundo ele, mesmo  riscos dos processos, mas para isso foi pre-  Andreas Bachhofer, no próximo ano, a
         os mais céticos em relação às previsões não  ciso um grande treinamento de todos os  Mercedes-Benz Caminhões lançará um
         podem deixar de concordar que a revolu-  funcionários”.              sistema que permitirá ao veículo, por meio
         ção digital impacta fortemente todos os   Já para Cedric Craz, diretor da Pollux,  de sensores, detectar o problema e avisar
         aspectos da indústria: “O grande desafio é  com os processos internos organizados, é  à fabricante e motorista. “Isso ajudará a fa-
         vislumbrar esse futuro e fazer as mudanças  preciso estar atento à revolução da inter-  zer uma avaliação do ‘estado de saúde’ de
         necessárias”.                      net. “A internet, hoje, conecta máquinas e  nossa frota. Essas informações trarão um
            De acordo com Roberto Matsukura, da  pessoas em diversas ações e consegue uma  enorme desafio para mim, como chefe de
         Takata do Brasil, para se chegar ao futuro  análise avançada. No mundo da automa-  qualidade, mas garantirão um processo
         é preciso antes organizar toda a estrutura  ção, isso é essencial. Para tanto, os sensores  com falha zero”, finalizou.  [CM e PL] n

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