Page 28 - Revista EAA - Edição 72
P. 28

INTERNACIONAL
          Os desafios da indústria global



          Especialistas nacionais e internacionais discutem
          as soluções tecnológicas e estratégias que devem
          reger a mobilidade do amanhã



























             indústria da mobilidade enfrenta  ções da Dana, Raul Germany, concordou:  mente vai mudar mais a indústria é o tópico
         A desafios pertinentes a este século.  “Pesquisas apontam que a África dobrará  da eletrificação. E será mais rápido do que
          Segundo Horst Bergmann, consultor da  de tamanho e a Europa vai diminuir. Nos  esperado. As baterias estão diminuindo
          alemã FEV GmbH e mediador  do  Painel  próximos sete anos as populações dos  seus preços rapidamente, o que levará esse
          Internacional, os obstáculos tecnológicos  Bricks (incluindo Turquia e México) serão  modelo de veículo para as massas”.
          e de negócios de hoje são maiores que no  as populações com maior capacidade de   O tempo das mudanças também pre-
          passado. “E o desafio não é só técnico. É  compra. É preciso discutir como isso tudo  cisa ser considerado, explicou o diretor de
          preciso enfrentar aspectos políticos e so-  impactará na mobilidade”, concluiu.  Pesquisa e Desenvolvimento da Schaef-
          ciais de cada região”, disse.        De  acordo com  Pérsio  Lisboa,  pre-  fler: “O desafio do futuro está moldando
            E nesse processo de tantos desafios a  sidente de operações da Navistar, esse  o mercado de autopeças. E o tempo está
          SAE, tanto internacional como nacional, de-  crescimento em novas regiões trará boas  cada vez mais curto. Antigamente um novo
          sempenhará um papel fundamental. “Por  oportunidades para a indústria. Mas é  projeto levava dois anos para estar pronto,
          volta de 2050, às mudanças na mobilidade  preciso estar atento às reais necessidades  hoje no máximo seis meses”.
          serão  maiores  e cada vez  mais  expressi-  e poder de compra de cada uma. “A ade-  Esse mundo novo, mais rápido e tecno-
          vas do que as vivenciadas nos últimos 100  quação do produto para cada localidade é  lógico, também será mais complexo, disse
          anos.  Precisamos  de  normas  mais  com-  essencial”, falou.       Michael Friedrich, gerente da Schuh Group.
          patíveis. A indústria precisa conversar de   As novas oportunidades de negó-  “O consumidor deseja cada vez mais ver-
          maneira mais global”, disse Cuneyt L. Oge,  cios mais globais também exigirão uma  sões e variações. Essa tendência leva a uma
          presidente da SAE International.  tecnologia cada  vez  mais avançada. Para  complexidade maior, mas que não pode se
            Para Dennis Huibregtse, executivo-  Gal  Barak,  diretor-geral  da  Stratasys  Latin  ater apenas aos custos”.
          chefe de Power Systems Research USA, as  America, os sistemistas precisam encontrar   Mas tudo isso não significa fim dos mo-
          oportunidades de crescimento em novos  tecnologias que ajudem a acelerar e bara-  tores  a  combustão,  acredita  o  Dr.  Stefan
          mercados é uma realidade. “Os veículosco-  tear os processos de desenvolvimento dos  Pischinger, executivo-chefe da FEV GmbH.
          merciais nos Estados Unidos e na Europa  veículos. “Nessa perspectiva, a impressora  Segundo ele, esses motores continuarão a
          já compõem uma parcela produtiva in-  3D se faz mais presente. Reduz custos e traz  ser a melhor opção em alguns países. “Eles
          dustrial substancial. Os novos negócios se-  ganhos reais de tempo”.  não irão acabar porque são mais baratos. No
          rão gerados em países e regiões que tem   O diretor da Roland Berger LCC, Ste-  entanto, o trem motriz se adequará às novas
          muito a crescer ainda, como Brasil, Índia  phan Kesse, também chama a atenção para  exigências, o que levará às novas pesquisas e
          e China”, explicou. O gerente de opera-  a eletrificação dos veículos: “O que real-  dese  nvolvimentos”, afirmou.  [CM e PL] n
          28                                                                           outubro/novembro/dezembro
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33