Page 22 - Revista EAA - Edição 76
P. 22

MODAIS          FERROVIÁRIO                                                      ESPECIAL



          Trilhos do passado                                           turismo e de negócios, os mais criativos de que

                                                                       se tem notícia na área de transportes ao turismo.
          para a mobilidade                                            se decide integrar os trilhos que não interessam
                                                                          No Brasil, estamos na encruzilhada, na qual
          do futuro                                                    para as concessionárias heavy haul e tornar esses
                                                                       trilhos lucrativos com cargas e passageiros. Nada
                                                                       será fácil, mas nos próximos dias (semanas, mês)
          O País está tentando desatar o nó que decidirá               essa questão certamente será rediscutida e, quem
          sobre a integração dos trilhos que não interessam            sabe, equacionada.
          para as concessionárias heavy haul e tornar esses               O mundo já decidiu que esse é o caminho,
          trilhos lucrativos para cargas e passageiros                 mas aqui no Brasil teremos de encorajar e in-
                                                                       centivar o segmento empresarial a participar
          Paulo Westmann*
                                                                       disso. O roubo de cargas, o encarecimento do
                                                                       transporte por perdas de produtividade provo-
          A convivência nada pacífica entre carga e passageiros é parte do problema  cadas pelos engarrafamentos  na chegada das
          do transporte ferroviário.  Desde o início das concessões, iniciadas em  grandes cidades e por desafios do e-commerce
          1996, os passageiros foram como que descartados, o que fez com que os  que exigem prazos e custos competitivos per-
          problemas deixassem de ser momentâneos para fazerem parte das pers-  mitem colocar em pauta a eventual retomada
          pectivas nada promissoras do futuro. O transporte ferroviário que se es-  dos trilhos com propostas para aproveitá-los
          tabeleceu desde então foi o heavy haul (grandes volumes, homogeneidade  para integrar as cidades, as cargas e a economia
          de carga e alta tecnologia entre origem e destino).          das regiões.
            A carga geral, que tradicionalmente era transportada nos vagões dos   As vantagens disso estão no fato de que as
          Correios e integrada aos trens de passageiros, deixou esse modal. Os ga-  ferrovias chegam ao centro das grandes cidades.
          nhos e perdas do transporte de correspondências e encomendas passaram  As desvantagens são os elevados investimentos
          a ser feitos sobre pneus (ônibus e caminhões).               para o transporte ferroviário, que dependem
            A rapidez consolidou o transporte rodoviário de cargas e passageiros.  (quase sempre) de uma interação, entre os ca-
          Entretanto, a questão que se impõe é o que fazer com os milhares de  pitais públicos e privados. O transporte rodovi-
          quilômetros de trilhos e de estações ferroviárias existentes. De um lado,  ário de cargas e de passageiros deveria ser atra-
          diversas cidades se formaram pela própria ferrovia; de outro, a realidade  ído para o equacionamento dessa questão.  A
          evidenciada é a de que o transporte porta a porta é rodoviário. Essa ten-  ANTT (Agência Nacional de Transportes Ter-
          dência não é privilégio do Brasil e está consolidada mundo afora.   restres) e a CNT (Confederação Nacional do
            Nos Estados Unidos e na Europa, os trilhos das ferrovias secundárias  Transporte) são organismos reconhecidamente
          (aquelas que não integram as linhas heavy haul) integram mais de 2 mil  competentes para apoiar essa discussão. As asso-
          novas organizações que se formaram para aproveitar os trilhos e a in-  ciações e entidades podem ajudar trazendo esse
          fraestrutura implantadas. Essa apropriação dos trilhos e da infraestrutura  tema para a pauta dos congressos, seminários e
          hoje se enquadra na categoria de short lines, denominação que caracteri-  para ampliar as discussões entre os segmentos
          za empresas privadas que empreendem pequenos negócios, capazes de  econômicos capazes de ocupar essas posições no
          se sustentar longe do governo e da gestão pública, e que geram lucros ao  cenário da economia do país.
          alimentar as heavy haul ou explorar o potencial regional de produção, de   A convergência entre os desafios de capitais e
                                                                       tecnologias pode trazer contribuições para uma
                                                   Ferrovia Norte-Sul  nova realidade do transporte sobre trilhos. Acre-
                                                                       dito que os trilhos sejam parte da solução para
                                                                       o transporte e o abastecimento das cidades no
                                                                       futuro. Se não é possível trazer trilhos na por-
                                                                       ta dos estabelecimentos, quem sabe se consiga
                                                                       pelo menos apoiar a integração ferroviária com

                                                                       os outros modais.                     n
                                                                       * Paulo Westmann é consultor em tecnologia e
                                                                         transporte e membro do Comitê Ferroviário
                                                                         da SAE BRASIL
          22 22                                                                        outubro/novembro/dezembro
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27