Page 18 - Revista EAA - Edição 76
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Pela divisão modal para os anos levantados como pontos pode-se analisar a influência da
         transferência modal na variação da frota de veículos para o transporte rodoviário de carga
         no ano inicial 1970 e para o ano final, 2016, críticos (Figura 8). Durante os anos estudados,
         percebe-se um maior equilíbrio na utilização dos modos. A mudança dos modos de
         transporte para aqueles com maior capacidade reduziria o uso do transporte rodoviário de
         carga, principalmente no que se refere à etapa de transferência (longas distâncias). Isto
         devido ao fato do transporte rodoviário de carga ser mais adequado para curtas distâncias,
         500 quilômetros em média, com cargas de pequeno volume e alto valor agregado (Furtado e
         Frayret, 2015). Entretanto, de 2007 a 2013 houve um aumento de 16,9% no licenciamento
         de veículos rodoviários de carga, que representa um aumento da demanda de serviços de   ESPECIAL
                           ANÁLISE
           MODAIS
         transporte rodoviário e uma maior pressão sobre as rodovias (CNT, 2014).

                                                                       transporte rodoviário de carga e PIB é o inves-
                                                                       timento em transporte mais limpo, alteração na
                                                                       divisão modal, as mudanças tecnológicas que
                                                                       exigem menos mercadorias e a transição de eco-
                                                                       nomias orientadas para o serviço. A população
                                                                       também apresentou certo grau de correlação, já
                                                                       que o aumento do número de habitantes im-
                                                                       plica no aumento da demanda por alimentos e
                                                                       produtos.
                                                                          Quanto à variação da frota, o crescimento
                                                                       dos veículos pesados pode ser justificado pelo

         Figura 8: Divisão modal nos anos estudados                    aumento da demanda do transporte rodoviário
          Figura 5. Divisão
         Fonte: Elaboração própria a partir de Greenpeace.             de carga, mesmo para transferências, isto é, lon-
          modal nos anos
                              CONCLUSÃO
                                                                       gas distâncias e grandes quantidades de carga.
           estudados          O estudo realizou uma análise histórica para  O Brasil tem alcançado um maior equilíbrio da
          Fonte: Elaboração
         O modo rodoviário possui atributos de flexibilidade para atuar do início ao fim da cadeia
                              identificar as possíveis causas das mudanças no  matriz de transportes em 2016, se comparado ao
          própria a partir de
         produtiva, permitindo o acesso a locais não alcançados por ferrovias e por hidrovias,
          Greenpeace
                                                                       ano 1970. Ainda assim, mesmo com o aumento
                              transporte rodoviário de carga brasileiro. As va-
         compatíveis com diferentes tipos de cargas e origens e destinos da movimentação (CNT,
                                                                       da utilização dos modos ferroviários e aquaviá-
                              riáveis com maior correlação foram frota de veí-
                                                                       ro, o transporte rodoviário tem participação de
                              culos rodoviários de carga e momento do trans-
         2015). O Brasil possui grande movimentação de cargas para a exportação, tais como soja,
                              porte ferroviário de carga. A correlação com a  aproximadamente 61,1% no transporte regional
         milho, cuja participação no volume total de grãos produzidos no Brasil é de 85,8% (CNT,
                              frota de veículos rodoviários de carga é coerente  de cargas (CNT, 2014).
         2014). Para exportação e/ou percursos de longas distâncias, como no caso do escoamento
                              porque quanto maior o momento de transporte   As legislações que estabelecem limites no
         de grande parte da produção agrícola brasileira, o transporte rodoviário deveria atuar no
                              rodoviário de carga, maior a capacidade neces-  acesso às áreas urbanas seriam responsáveis pelo
         deslocamento da produção das origens até os transbordos para modos com maior
                                                                       aumento da utilização dos VCL e dos veículos
                              sária para carregar a carga e assim maior neces-
         capacidade para estes tipos de carga ou em ligações mais curtas dentro do sistema logístico.
                                                                       leves, bem como a entrada no mercado de VCL
                              sidade de aumentar a frota. Entretanto, verifi-
         Entretanto, com a reduzida oferta de infraestrutura adequada à operação de outros modos,
                              cou-se que as vendas de veículos rodoviários de  chineses. O fato das restrições em áreas urbanas
         as rodovias são responsáveis pela maior parte da movimentação de cargas no país. (CNT,
                              carga não têm uma correlação tão forte com o  justificarem o aumento dos VCL, leves e que a
         2015).               momento de transporte rodoviário de carga, já  transferência de produtos em grandes quantida-
                              que é uma variável relacionada à frota.  des, o de veículos semipesados e pesados, pode-
                                Quanto ao momento de transporte de cada  ria justificar uma redução dos veículos médios,
         O crescimento da frota de veículos pesados pode ser explicado devido ao aumento da
                              modo, o momento do transporte ferroviário de  que não atendem áreas urbanas e não possuem
                              carga apresentou uma forte correlação, demons-  capacidade para a transferência se comparado
                              trando uma forte intermodalidade entre este  aos veículos pesados, que não seriam os veícu-
                              modo e o modo rodoviário. Apesar de compe-  los mais adequados se comparados aos de maior
                              tirem entre si, o modo rodoviário complementa  eficiência dos modos ferroviário e aquático.
                              o modo ferroviário, pois é mais flexível. Além   Uma limitação do estudo foi não ter levanta-
                              disso, o momento de transporte marítimo de  do dados quanto ao tipo de carga transportada.
                              cabotagem apresenta um R² próximo a 0,90,  Esses dados auxiliariam para uma melhor aná-
                              assim indica que o modo marítimo possui uma  lise quanto ao modo rodoviário, a heterogenei-
                              forte intermodalidade com o modo rodoviário.  dade da frota, e sua relação com outros modos.
                              O momento de transporte aéreo de carga não  Além disso, o alcance do objetivo deste estudo
                              apresentou nenhuma correlação, já que o tipo de  foi  limitado  pela  questão  da  autonomia  dos
                              carga transportada por esse modo é muito es-  Municípios para criarem suas restrições ao aces-
                              pecífico, de alto valor agregado e de pequenas a  so do transporte de carga em suas áreas urbanas.
                              médias demandas.                                                               n
                                Por ser o principal fator utilizado para a mo-  * Isabela Rocha Pombo Lessi de Almeida, Mariane
                              delagem de transportes, era esperado que o PIB   Gonzalez da Costa, Daniel Schmitz e Márcio
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                              apresentasse um R  maior que 0,90. Entretanto,   de Almeida D’Agosto pertencem ao Programa de
                              o resultado foi um valor de 0,8086. As possí-  Engenharia de Transportes (PET/COPPE) e à
                              veis razões dessa dissociação entre momento de   Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
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