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MODAIS          FERROVIÁRIO                                                      ESPECIAL



           Ferrovia: o Brasil                                            para o inexorável crescimento do setor, através
                                                                           Outros benefícios evidentes serão a alavanca
           precisa e merece                                              da revitalização da malha centenária existente,

                                                                         da execução de contornos ferroviários urgentes
                                                                         (em nome da segurança das cidades), das dupli-
           A melhoria do resultado econômico e a                         cações de trechos –para o aumento da capacida-
           modernização do País, além do crescimento do                  de de transporte e da velocidade comercial – e
           transporte ferroviário de carga e passageiros,                da renovação da frota de material rodante (com
           trarão novas oportunidades à indústria brasileira             vagões e locomotivas modernos mais capazes e
           e à engenharia do Brasil                                      com maior eficiência energética).
                                                                           Além da premência em se destravar as amar-
           Vicente Abate*
                                                                         ras das renovações, espera-se que os novos
                                                                         projetos do PPI – Programa de Parcerias de
           Já escrevi, em textos passados, que o crescimento do transporte ferroviário  Investimentos do Governo Federal (Ferrogrão
           de carga e de passageiros no Brasil era inexorável. Muita pretensão? Não  e Ferrovia Norte-Sul, principalmente) também
           creio! Experimentamos, sim, algum crescimento, mas aquém do desejado  contribuam para que o transporte ferroviário de
           diante da extensão continental de nosso país e dos dramas da mobilidade  carga ajude no crescimento do país.
           das pessoas.                                                    Em contrapartida, um projeto maduro no
             Ainda assim, nossas ferrovias de carga, desestatizadas há 20 anos, mais  âmbito de passageiros é o Trem InterCidades
           do que dobraram sua produção no período. As concessionárias privadas  (TIC) do Governo do Estado de São Paulo,
           discutem agora com a União a renovação antecipada de suas concessões,  entre São Paulo e Americana, inicialmente, que
           prevista nos contratos, com a contrapartida de vultosos investimentos (R$  resgatará o transporte ferroviário de passageiros
           25 bilhões em 5 anos) que não eram previstos nos contratos originais.   de média distância, o qual chegou a movimentar
             Entretanto, há de se demonstrar à sociedade organizada, representada  100 milhões de passageiros por ano nas décadas
           pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público, as enormes vanta-  de 60 e 70.
           gens de se antecipar tais renovações, flagrantes a nosso ver.   Dentre suas inerentes vantagens, destacamos
             Primeiramente, porque os investimentos ora propostos não serão obri-  uma que, em nossa opinião, não deveria ser pos-
           gatórios sem as renovações, o que acarreta esperarmos 10 anos sem que os  tergada sua implementação, qual seja, a seguran-
           benefícios dos investimentos imediatos venham a surtir efeito antecipada-  ça deste meio de transporte. Dados alarmantes,
           mente. Em segundo lugar, os valores das outorgas pelos 30 anos adicionais  divulgados em 20/09/2017 pelo O Estado de S.
           serão reinvestidos no próprio sistema ferroviário, o que não ocorre hoje.   Paulo, a partir de cálculos realizados pela Fun-
                                                                         dação SEADE e pelo Movimento Paulista de
                                                                         Segurança no  Trânsito, mostram que  “foram
                                                                         registrados em 2016 quase 70 mil acidentes de
                                                                         trânsito nas rodovias paulistas, que resultaram
                                                                         num custo de R$ 4,9 bilhões à economia do Es-
                                                                         tado de São Paulo”.
                                                                           Este custo representa quase que o mesmo va-
                                                                         lor do investimento previsto para o trecho São
                                                                         Paulo-Americana (R$ 5,4 bilhões).
                                                                           Sendo assim, acreditamos que além da me-
                                                                         lhoria do resultado econômico  e moderni-
                                                                         zação do Brasil, o crescimento do transporte
                                                                         ferroviário de carga e passageiros trará novas
                                                                         oportunidades à indústria brasileira e à enge-
                                                                         nharia do Brasil.
                                                                           Perguntamos, então, o que estamos esperando ?
                                                                                                              n
                                                                         * Vicente Abate é Presidente da ABIFER –
                                                     Ferrovia Norte-Sul   Associação Brasileira da Indústria Ferroviária


           outubro/novembro/dezembro                                                                        19
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