Page 19 - Revista EAA - Edição 76
P. 19
MODAIS FERROVIÁRIO ESPECIAL
Ferrovia: o Brasil para o inexorável crescimento do setor, através
Outros benefícios evidentes serão a alavanca
precisa e merece da revitalização da malha centenária existente,
da execução de contornos ferroviários urgentes
(em nome da segurança das cidades), das dupli-
A melhoria do resultado econômico e a cações de trechos –para o aumento da capacida-
modernização do País, além do crescimento do de de transporte e da velocidade comercial – e
transporte ferroviário de carga e passageiros, da renovação da frota de material rodante (com
trarão novas oportunidades à indústria brasileira vagões e locomotivas modernos mais capazes e
e à engenharia do Brasil com maior eficiência energética).
Além da premência em se destravar as amar-
Vicente Abate*
ras das renovações, espera-se que os novos
projetos do PPI – Programa de Parcerias de
Já escrevi, em textos passados, que o crescimento do transporte ferroviário Investimentos do Governo Federal (Ferrogrão
de carga e de passageiros no Brasil era inexorável. Muita pretensão? Não e Ferrovia Norte-Sul, principalmente) também
creio! Experimentamos, sim, algum crescimento, mas aquém do desejado contribuam para que o transporte ferroviário de
diante da extensão continental de nosso país e dos dramas da mobilidade carga ajude no crescimento do país.
das pessoas. Em contrapartida, um projeto maduro no
Ainda assim, nossas ferrovias de carga, desestatizadas há 20 anos, mais âmbito de passageiros é o Trem InterCidades
do que dobraram sua produção no período. As concessionárias privadas (TIC) do Governo do Estado de São Paulo,
discutem agora com a União a renovação antecipada de suas concessões, entre São Paulo e Americana, inicialmente, que
prevista nos contratos, com a contrapartida de vultosos investimentos (R$ resgatará o transporte ferroviário de passageiros
25 bilhões em 5 anos) que não eram previstos nos contratos originais. de média distância, o qual chegou a movimentar
Entretanto, há de se demonstrar à sociedade organizada, representada 100 milhões de passageiros por ano nas décadas
pelos Tribunais de Contas e pelo Ministério Público, as enormes vanta- de 60 e 70.
gens de se antecipar tais renovações, flagrantes a nosso ver. Dentre suas inerentes vantagens, destacamos
Primeiramente, porque os investimentos ora propostos não serão obri- uma que, em nossa opinião, não deveria ser pos-
gatórios sem as renovações, o que acarreta esperarmos 10 anos sem que os tergada sua implementação, qual seja, a seguran-
benefícios dos investimentos imediatos venham a surtir efeito antecipada- ça deste meio de transporte. Dados alarmantes,
mente. Em segundo lugar, os valores das outorgas pelos 30 anos adicionais divulgados em 20/09/2017 pelo O Estado de S.
serão reinvestidos no próprio sistema ferroviário, o que não ocorre hoje. Paulo, a partir de cálculos realizados pela Fun-
dação SEADE e pelo Movimento Paulista de
Segurança no Trânsito, mostram que “foram
registrados em 2016 quase 70 mil acidentes de
trânsito nas rodovias paulistas, que resultaram
num custo de R$ 4,9 bilhões à economia do Es-
tado de São Paulo”.
Este custo representa quase que o mesmo va-
lor do investimento previsto para o trecho São
Paulo-Americana (R$ 5,4 bilhões).
Sendo assim, acreditamos que além da me-
lhoria do resultado econômico e moderni-
zação do Brasil, o crescimento do transporte
ferroviário de carga e passageiros trará novas
oportunidades à indústria brasileira e à enge-
nharia do Brasil.
Perguntamos, então, o que estamos esperando ?
n
* Vicente Abate é Presidente da ABIFER –
Ferrovia Norte-Sul Associação Brasileira da Indústria Ferroviária
outubro/novembro/dezembro 19