Page 17 - Revista EAA - Edição 76
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ESPECIAL



           de Carga (TUC), tais como proibições de es-  tes tipos de cargas e origens e destinos da movi-
           tacionamentos, a restrição de acessibilidade e  mentação (CNT, 2015). O Brasil possui grande
           de limitações às operações de carga e descarga  movimentação de cargas para a exportação, tais
           no centro das cidades brasileiras. A partir de  como soja, milho, cuja participação no volume
           1997, as empresas transportadoras de carga  total de grãos produzidos no Brasil é de 85,8%
           tiveram que adequar suas frotas, introduzindo  (CNT, 2014). Para exportação e/ou percursos de
           veículos que atendessem às legislações federal  longas distâncias, como no caso do escoamento
           e municipal.                             de grande parte da produção agrícola brasileira,
             Os Municípios estabelecem diferentes restri-  o transporte rodoviário deveria atuar no deslo-
           ções e critérios para suas áreas urbanas, dificul-  camento da produção das origens até os trans-
           tando uma análise global do transporte de car-  bordos para modos com maior capacidade para
           ga nos principais centros urbanos. Entretanto,  estes tipos de carga ou em ligações mais curtas
           as restrições poderiam explicar o aumento do  dentro do sistema logístico. Entretanto, com a
           VCL na frota, devido ao fato delas serem para  reduzida oferta de infraestrutura  adequada à
           caminhões, principalmente, aqueles com maior  operação de outros modos, as rodovias são res-
           PBT – médios, pesados e semipesados. Segundo  ponsáveis pela maior parte da movimentação de
           Ueda (2012), o segmento de VCL foi a porta de  cargas no país. (CNT, 2015).
           entrada para marcas chinesas a partir do ano de   O crescimento da frota de veículos pesa-
           2006, aumentando a competição entre as prin-  dos pode ser explicado devido ao aumento da
           cipais fabricantes presentes no Brasil.  demanda do modo rodoviário mesmo para o
             Pela divisão modal para os anos levantados  transporte de carga em grandes quantidades e
           como pontos pode-se analisar a influência da  por longas distâncias e com o equilíbrio da divi-
           transferência modal na variação da frota de ve-  são modal no Transporte de carga. A diminui-
           ículos para o transporte rodoviário de carga no  ção da frota de veículos médios, entretanto, não
           ano inicial 1970 e para o ano final, 2016, críticos  pôde ser explicada de forma evidente por meio  Tabela 2. Resultado

           (Figura 5). A mudança dos modos de transporte  da análise realizada neste estudo.  de cada rodada da
           para aqueles com maios capacidade                                                 Regressão Linear
           reduziria o uso do transporte rodo-   VARIÁVEL   VARIÁVEL            F DE
                                           Nº                           R²                COEFICIENTES  VALOR-P
           viário de carga, principalmente no     1 ( )      2 ( )          SIGNIFICAÇÃO
                                                                                       Linear   215.560  1,38E-16
           que se refere à etapa de transferên-  1        PIB brasileiro  0,8086  9,11E-18  Angular  0,10  9,11E-18
           cia (longas distâncias). Isto devido           População                    Linear   -344.505  1,75E-18
           ao fato do transporte rodoviário de   2        brasileira  0,9567  2,51E-32  Angular  0,00  2,51E-32
           carga ser mais adequado para cur-              Frota de                     Linear   142.907  9,36E-18
           tas distâncias, 500 quilômetros em   3         veículos    0,9483  1,38E-30
           média, com cargas de pequeno vo-               rodoviários                  Angular  0,17   1,38E-30
                                                          de carga
           lume e alto valor agregado (Furta-             Venda de                      Linear  156.500  4,08E-12
           do e Frayret, 2015). Entretanto, de   4        veículos    0,8635  4,37E-21
           2007 a 2013 houve um aumento de      Momento   rodoviários                   Angular  3,59  4,37E-21
                                                          de carga
                                                de
           16,9% no licenciamento de veícu-               Momento do                    Linear  125.777  8,52E-09
                                                transporte
           los rodoviários de carga, que repre-  rodoviário   transporte
                                            5                         0,9308  2,67E-21
           senta um aumento da demanda de       de carga  ferroviário                   Angular  1,84  2,67E-21
                                                          de carga
           serviços de transporte rodoviário e            Momento de                    Linear  156.972  1,52E-08
           uma maior pressão sobre as rodo-               transporte
                                            6                         0,8726  8,83E-17
           vias (CNT, 2014).                              marítimo                      Angular  3,54  8,83E-17
                                                          de carga
             O modo rodoviário possui atri-
                                                          Momento de                    Linear  141.308  1,60E-06
           butos de flexibilidade para atuar do   7       transporte   0,8500  1,44E-15
                                                          fluvial de carga              Angular  8,92  1,44E-15
           início ao fim da cadeia produtiva,
                                                          Momento de                    Linear  162.641  2,50E-02
           permitindo o acesso a locais não
                                            8             transporte   0,3578  1,17E-04
           alcançados por ferrovias e por hi-             aéreo de carga                Angular  266,45  1,17E-04
           drovias, compatíveis com diferen-  Fonte: Elaboração própria
           outubro/novembro/dezembro                                                                        17
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