Page 17 - Revista EAA - Edição 76
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ESPECIAL
de Carga (TUC), tais como proibições de es- tes tipos de cargas e origens e destinos da movi-
tacionamentos, a restrição de acessibilidade e mentação (CNT, 2015). O Brasil possui grande
de limitações às operações de carga e descarga movimentação de cargas para a exportação, tais
no centro das cidades brasileiras. A partir de como soja, milho, cuja participação no volume
1997, as empresas transportadoras de carga total de grãos produzidos no Brasil é de 85,8%
tiveram que adequar suas frotas, introduzindo (CNT, 2014). Para exportação e/ou percursos de
veículos que atendessem às legislações federal longas distâncias, como no caso do escoamento
e municipal. de grande parte da produção agrícola brasileira,
Os Municípios estabelecem diferentes restri- o transporte rodoviário deveria atuar no deslo-
ções e critérios para suas áreas urbanas, dificul- camento da produção das origens até os trans-
tando uma análise global do transporte de car- bordos para modos com maior capacidade para
ga nos principais centros urbanos. Entretanto, estes tipos de carga ou em ligações mais curtas
as restrições poderiam explicar o aumento do dentro do sistema logístico. Entretanto, com a
VCL na frota, devido ao fato delas serem para reduzida oferta de infraestrutura adequada à
caminhões, principalmente, aqueles com maior operação de outros modos, as rodovias são res-
PBT – médios, pesados e semipesados. Segundo ponsáveis pela maior parte da movimentação de
Ueda (2012), o segmento de VCL foi a porta de cargas no país. (CNT, 2015).
entrada para marcas chinesas a partir do ano de O crescimento da frota de veículos pesa-
2006, aumentando a competição entre as prin- dos pode ser explicado devido ao aumento da
cipais fabricantes presentes no Brasil. demanda do modo rodoviário mesmo para o
Pela divisão modal para os anos levantados transporte de carga em grandes quantidades e
como pontos pode-se analisar a influência da por longas distâncias e com o equilíbrio da divi-
transferência modal na variação da frota de ve- são modal no Transporte de carga. A diminui-
ículos para o transporte rodoviário de carga no ção da frota de veículos médios, entretanto, não
ano inicial 1970 e para o ano final, 2016, críticos pôde ser explicada de forma evidente por meio Tabela 2. Resultado
(Figura 5). A mudança dos modos de transporte da análise realizada neste estudo. de cada rodada da
para aqueles com maios capacidade Regressão Linear
reduziria o uso do transporte rodo- VARIÁVEL VARIÁVEL F DE
Nº R² COEFICIENTES VALOR-P
viário de carga, principalmente no 1 ( ) 2 ( ) SIGNIFICAÇÃO
Linear 215.560 1,38E-16
que se refere à etapa de transferên- 1 PIB brasileiro 0,8086 9,11E-18 Angular 0,10 9,11E-18
cia (longas distâncias). Isto devido População Linear -344.505 1,75E-18
ao fato do transporte rodoviário de 2 brasileira 0,9567 2,51E-32 Angular 0,00 2,51E-32
carga ser mais adequado para cur- Frota de Linear 142.907 9,36E-18
tas distâncias, 500 quilômetros em 3 veículos 0,9483 1,38E-30
média, com cargas de pequeno vo- rodoviários Angular 0,17 1,38E-30
de carga
lume e alto valor agregado (Furta- Venda de Linear 156.500 4,08E-12
do e Frayret, 2015). Entretanto, de 4 veículos 0,8635 4,37E-21
2007 a 2013 houve um aumento de Momento rodoviários Angular 3,59 4,37E-21
de carga
de
16,9% no licenciamento de veícu- Momento do Linear 125.777 8,52E-09
transporte
los rodoviários de carga, que repre- rodoviário transporte
5 0,9308 2,67E-21
senta um aumento da demanda de de carga ferroviário Angular 1,84 2,67E-21
de carga
serviços de transporte rodoviário e Momento de Linear 156.972 1,52E-08
uma maior pressão sobre as rodo- transporte
6 0,8726 8,83E-17
vias (CNT, 2014). marítimo Angular 3,54 8,83E-17
de carga
O modo rodoviário possui atri-
Momento de Linear 141.308 1,60E-06
butos de flexibilidade para atuar do 7 transporte 0,8500 1,44E-15
fluvial de carga Angular 8,92 1,44E-15
início ao fim da cadeia produtiva,
Momento de Linear 162.641 2,50E-02
permitindo o acesso a locais não
8 transporte 0,3578 1,17E-04
alcançados por ferrovias e por hi- aéreo de carga Angular 266,45 1,17E-04
drovias, compatíveis com diferen- Fonte: Elaboração própria
outubro/novembro/dezembro 17