Page 20 - Revista EAA - Edição 76
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MODAIS          INTEGRAÇÃO



          Desafio da integração

          do transporte público





          A demanda por novas tecnologias          de passageiros sobre trilhos, distribuídos em 11 Estados e no Distrito
          de integração do transporte nas          Federal. O País tem hoje 27 Regiões Metropolitanas com mais de 1
          metrópoles precisa de uma maior          milhão de habitantes, que já demandariam algum sistema estruturante
          parceria entre esfera pública,           de alta capacidade, entretanto, apenas 13 delas contam com sistemas.
          entidades privadas e sociedade             Estudo da  Confederação  Nacional  dos  Transportes (CNT)
                                                   mostra que para desenvolver uma rede de transporte adequada nas
          João Gouveia*
                                                   grandes e médias cidades, o Brasil precisa ampliar a malha de siste-
                                                   mas de trilhos urbanos em pelo menos 850 km, cujos investimentos
          As cidades brasileiras estão crescendo e se de-  totalizam R$ 167,13 bilhões, incluindo a expansão e operação dos
          senvolvendo e com esse progresso se intensifi-  sistemas atuais e também a aquisição de trens e a recuperação de
          cam as demandas por serviços e infraestruturas  infraestrutura já instalada.
          urbanas, que envolvem saneamento, educação,
          saúde, mobilidade, entre outras áreas. Esse au-  Infraestrutura de integração
          mento de demanda pelos serviços enseja uma  A integração é essencial para o melhor aproveitamento da infraestrutura
          necessidade maior de planejamento, de acordo  de transporte urbano nas metrópoles. Ou seja, define que a integração é
          com as características de cada localidade.  uma força para a acessibilidade e otimização dos sistemas de transporte.
            Com a maior oferta de serviços à popula-  Além disso, as transferências entre sistemas promovidas por esta integra-
          ção crescem também as demandas por deslo-  ção são um “mal necessário” na eficiência das redes de transporte e que
          camentos, aumentando a necessidade de uma  pode ser mitigado com algumas ações como:
          mobilidade adequada. Hoje, não se pode mais   v  redefinir os parâmetros urbanísticos dos polos de integração, mini-
          pensar em transporte de forma isolada, pas-  mizando as impedâncias causadas pela transferência;
          sando por uma única alternativa. É necessário   v  sincronia operacional dos serviços, minimizando a espera e tornan-
          estruturar o atendimento entre todos os mo-  do o transbordo o mais fluido possível;
          dos de transporte para a criação de uma rede   v  utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade da informação ao
          eficiente de mobilidade. Não existem soluções   passageiro, minimizando a percepção do tempo de espera. Temos,
          para as questões de mobilidade em grandes e   como exemplo, os painéis dinâmicos nas plataformas e aplicativos
          médios centros que não passem pela adoção    móveis.
          de sistemas de alta capacidade, que é o caso do
          transporte sobre trilhos.                Gestão centralizada
            Regulares, eficientes, seguros e sem emis-  Por natureza, a integração modal quase sempre envolve diferentes siste-
          sões de poluentes, os trilhos urbanos são es-  mas de transporte, exigindo uma coordenação sistêmica para organizar de
          truturadores da mobilidade, proporcionan-  forma adequada as rotas de deslocamento da população.
          do maior rapidez nos percursos e ordenação   Dentro desse contexto, uma boa alternativa é a adoção de uma Auto-
          nos  fluxos  de  transporte.  A  implantação  de  ridade Metropolitana, entidade que tem como objetivo planejar e coor-
          sistemas sobre  trilhos  tem alta  atratividade  denar a implantação dos diferentes projetos de transporte e mobilidade
          de transporte e contribui para a redução das  urbana dos diversos municípios envolvidos, buscando a eficiência da rede
          emissões de poluentes, consumo de combus-  de transporte.
          tível, tempos de viagem e número de aciden-  Tradicionalmente, os modelos existentes de Autoridade Metropolitana
          tes. Somente com essas atividades citadas, o  instituídos no mundo são responsáveis pela coordenação, fundamental-
          transporte sobre trilhos proporciona à cidade  mente, dos seguintes aspectos:
          uma economia de R$ 22 bilhões por ano em   v  definir políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento do
          benefícios.                                  sistema de transportes da Região Metropolitana;
            Apesar de todos esses benefícios, o Brasil   v  incentivar o desenvolvimento tecnológico e o uso de energias reno-
          conta apenas com 21 sistemas de transporte   váveis e menos poluentes;
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